O recrutamento e seleção de bons candidatos é um dos maiores desafios, se não o maior, para quem trabalha em RH. Um processo sólido e eficaz nesta etapa melhora suas chances de contratar a pessoa certa, para o cargo ideal, identificando de forma mais eficiente os indivíduos que melhor se encaixam em sua estrutura organizacional.
Entretanto, muitos profissionais da área não conseguem ter uma visão macro de como esta etapa influencia em toda a saúde da empresa, podendo trazer ganhos significativos no curto, médio e longo prazo, assim como perdas.
Se você é profissional de RH ou tem interesse pela área, este artigo é verdadeiro OURO para aprimorar seus conhecimentos e otimizar seus resultados. Não deixe de ler até o fim.
O colaborador é o seu recurso mais precioso
As pessoas são recursos vitais para as organizações, afinal, são elas que dão vida ao negócio, trazendo suas perspectivas, valores e habilidades. Esse pensamento não nasceu nos dias de hoje. Em meados dos anos de 1950, o americano, Theodore W. Schultz, criou a Teoria do Capital Humano, que tinha como premissa analisar os ganhos de produtividade gerados pelo “fator humano” na produção de um empreendimento.
Para o teórico, as pessoas são capitais fixos assim como as máquinas, pois possuem habilidades e elas possuem custos e geram lucros. Ou seja, as pessoas e suas skills, juntamente com sua capacidade de implantá-las no interesse da organização, devem ser vistas como parte importante do processo produtivo.
Neste sentido, as empresas devem avaliar constantemente o seu time, garantindo pessoas certas com as habilidades compatíveis com os cargos que exercem, evitando, assim, prejuízos futuros. Além disso, a teoria sustenta a ideia de que a maior força ou fraqueza de uma empresa vem do capital humano e da qualidade de suas relações de trabalho.
Isso não quer dizer que você deve olhar para o seu colaborador como um número. Muito pelo contrário. Sendo ele o recurso mais precioso do seu negócio, proporcionar um ambiente organizacional saudável trará benefícios tanto para a empresa quanto para o trabalhador.
Voltando à teoria, você pode estar se perguntando, mas qual o papel do recrutador nisso tudo? A resposta é simples, é ele que vai garantir que as pessoas ocupem os cargos de acordo com suas melhores capacidades e skills.
Um bom recrutamento e seleção são sinônimos de economia para a empresa. Quando as pessoas são direcionadas para as funções corretas, a ação evita a necessidade de troca de cargos no futuro, que necessitam de novos treinamentos, isso, porque profissionais capacitados se adequam muito mais rápido aos objetivos das organizações.
Além do mais, a contratação de colaboradores qualificados aumenta a produtividade e contribui positivamente para a imagem da empresa. Portanto, o recrutamento e seleção devem ser feitos criteriosamente, com muito planejamento e cuidado.
Todo esse trabalho exige do profissional um olhar crítico e alinhamento com o objetivo da instituição. E os benefícios de um bom recrutamento e seleção para a saúde da empresa não param por aí.
Garanta melhores talentos do que o seu concorrente durante o recrutamento e seleção
Quando você faz um recrutamento e seleção eficazes, é menos provável que os candidatos escolham trabalhar em outro lugar. Se a primeira impressão é a que fica, para atrair e reter colaboradores talentosos, o seu processo deve ser chamativo e envolvente.
Atualmente, por demanda crescente de mão de obra muito especializada, especialmente na área de tecnologia, os profissionais que possuem uma skill muito específica não ficarão em uma empresa que não passa confiança e credibilidade no recrutamento e seleção. Assim, você está abrindo mão para que ele vá trabalhar para o seu concorrente.
Ademais, se sua organização transmite confiança e credibilidade, ela também passará a atrair profissionais talentosos que já estão atuando em outras organizações. Por isso, garanta durante o seu recrutamento e seleção que você está contratando os melhores do mercado.
Reduza a taxa de rotatividade de seu time
Quando o processo de recrutamento e seleção são bem feitos, a empresa diminui as chances do funcionário deixar a organização para encontrar trabalho em outra instituição. Uma alta taxa de rotatividade de funcionários traz efeitos negativos para qualquer negócio.
Além disso, demissão e admissão de novos colaboradores geram custos para as empresas. Nas demissões, é preciso pagar taxas de rescisão, em alguns casos multas, exames demissionais e outros.
Já nas admissões, é preciso investir em treinamentos, novos equipamentos, em alguns casos EPIs, além de despender da equipe de RH e gestores. Em vista disso, suas estratégias de recrutamento e seleção estão totalmente ligadas à saúde de sua empresa.
Em suma, o seu papel como recrutador tem um peso muito importante na organização, que vai desde benefícios materiais palpáveis, como produtividade e lucro, até os mais abstratos como bom clima organizacional, ambiente motivador e saúde mental dos colaboradores.
Tendo plena consciência do seu papel, você se torna um profissional mais maduro, capacitado e independente para tomar decisões e buscar as melhores estratégias para recrutamento e seleção de seus colaboradores.
É claro que este artigo não teve a intenção de esgotar todo o conhecimento necessário para melhorar o seu processo de recrutamento e seleção. Tivemos apenas a intenção de trazer alguns insights para você aplicar no seu dia-a-dia.
Por isso, mantenha-se sempre atualizado e invista em conhecimento. A educação é o melhor caminho que você pode trilhar para construir uma carreira de sucesso e garantir seu futuro.
A Recrutei, pensando nas principais dificuldades que os profissionais de RH enfrentam no dia-a-dia, criou a Recrutei Academy, uma escola on-line 100% voltada para sanar as principais dificuldades dos profissionais de RH.
Todos os cursos são pensados por profissionais que conhecem bem o dia-a-dia do recrutador e os seus principais problemas.
Ah! Se você gostou deste artigo, compartilhe com quem possa interessar.