O recrutamento e seleção de novos candidatos em uma empresa é uma ação fundamental para o sucesso do negócio. Por isso, jamais deve ser ignorada por líderes e gestores. A jornada até a contratação deve trazer uma experiência positiva tanto para o candidato quanto para a organização. Mas, afinal, como melhorar o recrutamento e seleção de uma empresa?
Se você trabalha com RH ou é líder de algum departamento, provavelmente, você já se fez essa pergunta. Neste artigo, trazemos as principais técnicas e dicas para melhorar os seus processos seletivos e criar jornadas incríveis para atrair os melhores talentos.
Bora conferir?
Sumário
Por que melhorar o recrutamento e seleção de uma empresa?
Se você é da área, já sabe que contratar um funcionário errado custa tempo e dinheiro, além de ameaçar toda a produtividade de um setor. Além disso, ao tomar uma má decisão na hora da contratação, dependendo do seu segmento, você pode até mesmo perder clientes.
O sucesso da sua empresa depende de encontrar e contratar o talento certo para expandir seus negócios. E isso começa com um processo de recrutamento eficaz. Afinal, como você já sabe, contratar os funcionários errados custa à sua organização recursos valiosos.
De acordo com o Empregga, o tempo médio para preencher uma vaga aberta no Brasil, vai de oito a 12 semanas. Além do mais, o país é o segundo no ranking mundial de países que mais sofrem com contratações erradas.
Porém, feito corretamente, um processo de recrutamento e seleção reduz esse tempo, agiliza o processo de contratação, melhora a experiência do candidato e fortalece a marca do empregador.
Além de tudo, contratar bons talentos também dá à sua empresa uma vantagem estratégica em um mercado competitivo. A seguir, separamos oito dicas para melhorar o recrutamento e seleção de uma empresa.
1 – Utilize um CRM de recrutamento e seleção
O elemento mais importante de uma estratégia eficiente é um CRM de recrutamento e seleção. Um CRM permite que os recrutadores rastreiem os candidatos ao longo de toda a jornada, desde a inscrição até o e-mail de oferta, automatizando processos e a comunicação.
E não para por aí. Um CRM ajuda o recrutador a identificar de onde vem a maioria de seus candidatos qualificados, seja sua página de carreiras, mídia social ou de anúncios pagos.
Além de que, essas métricas ajudam os gestores a determinar quais caminhos são mais bem-sucedidos e dignos de recursos adicionais e quais eles devem percorrer.
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2- Tenha uma boa página de carreiras em seu site
Outra dica valiosa para melhorar o recrutamento e seleção de uma empresa é investir em uma boa página de carreira. A página de carreiras é o primeiro lugar que os candidatos visitam quando estão considerando uma vaga. Este é o primeiro vislumbre de como pode ser trabalhar para sua empresa e passa um pouco como deve ser a experiência dos funcionários.
Sua página de carreiras é uma oportunidade de mostrar sua cultura, ilustra o que diferencia sua empresa e diferencia sua marca das outras. Por esse motivo, investir esforço em uma página de carreiras robusta é essencial. Além disso, o LinkedIn já divulgou que 59% dos candidatos visitam o site da empresa quando veem uma vaga de interesse.
3. Simplifique sua triagem
A triagem é demorada, então, por que realizar uma verificação de todos os candidatos?
Muitas empresas estão agilizando esse processo fazendo uma pré-seleção primeiro e depois classificando apenas alguns candidatos.
Não tem porquê criar centenas de etapas para todos os candidatos, com testes, vídeos, etc. Na primeira triagem você já consegue selecionar os que têm perfil para vaga e convidar apenas eles para as próximas etapas.
4- Faça uma boa descrição da vaga
Uma das chaves para contratar o talento certo é uma descrição da vaga completa e bem equilibrada. Incluir os detalhes sobre o que uma posição implica é essencial, é claro.
Mas adicionar elementos baseados em resultados ajuda os candidatos a entender o propósito da função, o valor com o qual contribuirá e o caminho para o crescimento. Tudo isso é importante para atrair bons talentos para sua empresa.
Uma descrição de trabalho bem escrita também é uma ferramenta que você pode usar para melhorar a retenção de funcionários. Quando um trabalho não é adequado para funcionários recém-contratados, você pode passar pelo processo de contratação interno.
5- Contrate por atitude e treine habilidades
Ao priorizar a ética no trabalho, a flexibilidade e o trabalho em equipe em vez de conhecimentos e habilidades técnicas, essa abordagem, recentemente popularizada, ajuda a construir equipes mais dinâmicas e integradas.
Contratar por soft skills permite que você acesse um grupo de talentos mais amplo. Os candidatos podem se tornar melhores funcionários a longo prazo. Eles estão na mentalidade certa para aprender, desenvolver novas habilidades e contribuir para o futuro da sua empresa.
Além disso, hard skills mudam rapidamente nos dias de hoje. As ferramentas que seus funcionários usarão em três anos serão diferentes das que usam atualmente.
Por isso, não contrate apenas pelo o que ele sabe fazer, mas, sim, pela forma como ele demonstra agir.
6. Peça feedback dos candidatos
Um candidato que acaba de receber uma oferta de emprego em sua empresa, dificilmente, falaria algum ponto negativo que percebeu ao longo do processo seletivo. Entretanto, os candidatos que você recusou, por outro lado, teriam muito a dizer sobre seu trabalho.
Use essa oportunidade para coletar e analisar o feedback dos candidatos. Isso fornecerá informações valiosas sobre como os candidatos percebem seu processo de contratação e informarão o que precisa ser alterado e por quê.
As ferramentas de automação também podem acelerar esse processo.
7. Envolva colaboradores nas entrevistas
Incluir os funcionários atuais no processo de contratação, como entrevistas em painel, também é útil. Além de apoiar sua equipe de contratação, o envolvimento dos funcionários permite conversas mais profundas e fornece aos candidatos uma visão de como é trabalhar para sua organização.
8- Invista no Onboarding
A contratação não é a última etapa do processo de seleção. A sua marca de empregador depende da sua vontade de ajudar os novos contratados a se adaptarem a um novo ambiente de trabalho e a se acostumarem com as responsabilidades do dia-a-dia. Essa parte do processo é chamada de Onboarding.
A coisa mais importante que todo empregador deve entender sobre o Onboarding é que ele leva tempo, não acontece do dia para a noite e deve ser uma prática contínua.
E aí, já sabe como melhorar o recrutamento e seleção de uma empresa?
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