Encontrar e contratar novos colaboradores (também conhecido como estratégias de talent acquisition) é, sem dúvida, um processo demorado. Isso geralmente envolve anúncios caros, prospecção de candidatos e entrevistas.
Apenas depois é iniciado o processo de contratação e os treinamentos. Nem é preciso dizer que isso tudo demanda de importantes recursos (principalmente tempo dos colaboradores e dinheiro) por parte da empresa.
O que mesmo assim não garante que o melhor candidato se aplicou e foi contratado para a posição aberta.
Pensando nisso, reunimos aqui cinco estratégias para melhorar suas estratégias de talent acquisition.
Sumário
1. Pense no Recrutamento sob a Perspectiva do Marketing
É possível notar um grau de semelhança entre a aquisição de talentos e a aquisição de leads.
A publicidade gera tráfego. O marketing de conteúdo ajuda a alcançar um público mais amplo. Por fim, as indicações boca a boca geram mais interesse na sua marca.
Essas técnicas podem ser aplicadas às suas estratégias de talent acquisition. Isso torna as pessoas cientes de suas vagas em aberto e oferece mais informações sobre como é trabalhar para sua empresa.
2. Seja Rápido para Responder os Candidatos
Agrupar todos os candidatos para que você possa respondê-los de uma só vez pode parecer tentador.
Especialmente quando se trata de um processo seletivo com alto volume de candidatos.
Embora isso possa parecer eficiente do ponto de vista operacional, não ajudará em nada a sua empresa a competir pelos melhores talentos.
Visto que provavelmente eles estão sendo abordados por outras empresas no momento em que você está escrevendo sua resposta.
Evite isso ao reservar um pouco do seu tempo todos os dias para avaliar os candidatos mais promissores e contatá-los o mais rápida e atenciosa.
Por mais que pareça simples, responder rápido os candidatos deve ser um dos pilares das suas estratégias de talent acquisition
3. Crie o Melhor Job Description Possível
Quando há muita concorrência por talentos no mercado de trabalho, como acontece frequentemente em áreas como TI, tem que ter atenção redobrada nas estratégias de talent acquisition, é essencial deixar claro que tipo de profissional você está procurando para a vaga em questão pode ser interessante por dois motivos: atração de candidatos alinhados e posicionamento de marca da empresa.
Esse último é especialmente importante se sua empresa se preocupa em passar uma boa imagem sobre sua marca empregadora para os potenciais candidatos.
4. Utilize as Redes Sociais a Seu Favor
Alguma vez você já encontrou um emprego usando o LinkedIn, Facebook ou outra mídia social? Você procura candidatos nesses canais?
Se respondeu não a uma dessas perguntas, você é uma minoria – recrutamento e mídias sociais andam de mãos dadas e faz parte das estratégias de talent acquisition da maioria das empresas.
Facebook, LinkedIn e outras redes são canais vitais para atrair candidatos e promover a cultura da sua empresa. Estão entre os benefícios de usar as mídias sociais para recrutamento e seleção:
- Alcançar candidatos passivos: as mídias sociais são a melhor maneira de encontrar e se conectar com candidatos que já estão colocados no mercado de trabalho. O LinkedIn é um banco de dados de organizado por setor, empresa, cargo e várias outras categorias. Portanto é uma excelente ferramenta para prospecção de candidatos.
- Identificar competências e engajamento em primeira mão. Muitas pessoas usam as mídias sociais para expressar sua paixão por sua área de atuação. Através delas, é possível conhecer mais sobre as ideias dessas pessoas e saber em quais projetos eles se envolveram nos últimos tempos.
- Obter informações típicas de currículos sem um currículo: no LinkedIn. Até certo ponto, no Facebook, você pode visualizar o histórico completo de trabalho e educação de uma pessoa. Antes mesmo de entrar em contato com o candidato, você consegue saber se ele tem a experiência e os conhecimentos exigidos para uma posição em aberto.
5. Opiniões e Indicações de Funcionários
Não há como questionar que empregados satisfeitos e engajados são bons para os negócios. Os esforços da maioria dos RHs em reter os talentos de suas empresas costumam se concentrar em estratégias de Employer Branding:
Construção de planos de carreira, qualidade do ambiente de trabalho, entre outros.
Todo o engajamento dos colaboradores gerado a partir dessas estratégias pode ser convertido em ações de indicação.
Indicações diretas de amigos, depoimentos em mídias sociais e participação em eventos do setor da empresa e de networking são algumas maneiras pelas quais seus colaboradores podem contar cmo é trabalhar em sua empresa ao mesmo tempo em que alimentam as estratégias de Talent Acquisition dela.
Como de costume separamos um conteúdo complementar pra te ajudar de vez a criar estratégias de talent acquisition!
Uma Live da SBGC com o Caio Cruzeiro, profissional com 14 anos de experiência em Recursos Humanos nas áreas de Educação Corporativa, Talent Acquisition e Change Management.