Press "Enter" to skip to content

Talent Acquisition: aumente sua conversão de candidatos usando o Whatsapp

Davi Samuel Valukas Lopes 0

Talent Acquisition, que em português significa aquisição de talentos, é a busca por novos profissionais que possam atender às necessidades e demandas de uma empresa,que vai muito além de apenas um candidato preenchendo uma vaga de emprego.

Enquanto o recrutamento foca nas vagas em aberto que precisam ser preenchidas, O talent acquisition atende às necessidades de diferentes áreas de uma empresa e em todos os seus níveis, ajudando a empresa a ser reconhecida como boa empregadora.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o talent acquisition e como aumentar sua conversão utilizando um dos mensageiros mais famosos do Brasil, o Whatsapp.

O Whatsapp no Brasil

Segundo artigo do blog da Oberlo, app de dropshipping (sistema de parcerias entre negócios, geralmente envolvendo uma empresa que apenas faz o marketing digital e outra que realmente entrega o produto ou serviço; o Mercado Livre é o exemplo mais simples e claro em nosso país), o Whatsapp possui mais de 2 bilhões de usuários em mais de 180 países, sendo 120 milhões apenas no Brasil, ou seja, mais de 5%. 

Além disso, 59% dos usuários brasileiros deixam o app na tela inicial de seu smartphone, o que demonstra que ele está entre as aplicações mais importantes de comunicação para estas pessoas. Outro dado interessante é o de que 79% dos brasileiros utilizam a ferramenta como principal fonte de informação.  

Segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box, pesquisa sobre a utilização de celulares e aplicativos realizada desde 2015 no Brasil, 99% dos aparelhos brasileiros possuem o app do Whatsapp instalado. Incrível, não?

Segundo a mesma pesquisa, 72% das pequenas empresas brasileiras utilizam o Whatsapp Business para se comunicar com clientes e fornecedores. 

Benefícios de utilizar o whatsapp para seu Talent Acquisition

Agora que já contextualizamos o cenário, vamos aos 5 Benefícios de se usar o Whatsapp em seu Recrutamento.

  • Agilidade na comunicação 
  • Fortalecimento da marca empregadora
  • Melhoria na experiência do candidato 
  • Aumento na taxa de conversão de candidatos inscritos
  • Aumento do seu banco de talentos 

Agilidade na comunicação

Como você pôde entender até aqui, o Whatsapp é de longe o principal veículo de comunicação do brasileiro. Isso significa que o processo de comunicação tende a se agilizar, pois segundo o blog Hootsuite, a ampla maioria das mensagens são abertas 3 segundos após o envio, dado bastante animador.

Em tempos de cultura ágil, mecanismos que eliminem a burocracia do processo comunicacional são sempre bem-vindos, e isso fica ainda mais interessante quando essa ferramenta é totalmente gratuita. Afinal de contas, você já utiliza o app em seu cotidiano, correto?    

talent acquisition

Fortalecimento da marca empregadora

A marca empregadora, também chamada de employer branding, é a imagem que determinada empresa tem perante mercado e talentos em relação ao desejo que as pessoas têm de trabalhar nela. 

Com a utilização do Whatsapp nos processos de recrutamento e seleção e a consequente agilidade que ele proporciona ao processo de comunicação com o candidato, o fortalecimento da marca empregadora se torna um resultado quase automático, pois além de se tratar do contato direto com o público-alvo de um projeto de marca empregadora, ou seja, os talentos que irão concorrer a uma vaga na empresa, o próprio recrutador e sua consultoria acabam por se beneficiar nesse quesito. 

Sendo assim, seu trabalho enquanto headhunter ou consultor de R&S será beneficiado com o fortalecimento de sua marca empregadora, o que vai aumentar sua possibilidade de fechar parcerias com mais empresas, trazendo mais vagas para o seu funil e mais candidatos a serem trabalhados.

Ainda não leu nosso e-book “Entendendo o Employer Branding”? Clique aqui e baixe gratuitamente.

Recrutamento e seleção: melhoria na experiência do candidato 

Com a possibilidade de utilizar a ferramenta que já utiliza em seu dia a dia, o candidato terá uma experiência de inscrição muito mais positiva, pois toda a burocracia no preenchimento de fichas de inscrição em layouts obscuro e de difícil navegabilidade (o mobile first ainda não é o cenário predominante, mesmo com a avalanche de smartphones existentes hoje em dia). 

Além disso, a comunicação via Whatsapp proporciona uma experiência convidativa e acolhedora, gerando uma identificação do candidato com o seu método de trabalho e criando um rapport.

Tudo isso nos leva ao próximo benefício de se usar o Whatsapp em seu recrutamento. 

O que está achando do texto? Leia até o final para conhecer todos os 5 benefícios de se usar o Whatsapp em seu recrutamento. 

Aumento na taxa de conversão de candidatos inscritos

Com a melhoria na experiência de navegação e inscrição em sua vaga, há um aumento na taxa de conversão de candidatos inscritos em seu processo de recrutamento e seleção. 

Pode parecer estranho, mas mesmo aquelas pessoas que estão procurando emprego podem desistir de um processo seletivo por conta da burocracia no preenchimento das informações. Isso pode ocorrer por falta de prática com a tecnologia, falta de tempo ou mesmo por preguiça. 

Independente do motivo, fato é que você deve propiciar ao candidato a melhor experiência possível, pois é de seu interessante aumentar a curva de conversão de candidatos no processo seletivo. Sendo assim, o Whatsapp se transforma em um forte aliado nesse quesito. 

Aumento do seu banco de talentos

Com o aumento da curva de conversão de candidatos inscritos, automaticamente você vai aumentar o seu banco de talentos, não apenas em quantidade, mas em qualidade.

Sabemos que a criação e manutenção de um relacionamento com os talentos do mercado tem se tornado tão importante quanto alocar esse talento em uma vaga específica. Com isso, você ganha um fôlego para trabalhar vagas mais específicas ou urgentes, pois terá os talentos adequados e qualificados para cada situação que aparecer. 

Recrubot, o chatbot de recrutamento via Whatsapp da Recrutei

A Recrutei, afim de melhorar seu sistema de recrutamento, lançou recentemente uma tecnologia pioneira em toda a América Latina. Trata-se do Recrubot, um chatbot que automatiza o processo de inscrição do candidato pelo Whatsapp, aumentando a eficiência de seus processos de recrutamento e seleção. 

Algumas das vantagens da ferramenta:

  • Linguagem simples 
  • Tudo automático
  • Pronto pra uso 
  • Aceita áudio 
  • Disponível 24 horas 
  • Informações centralizadas 

Não espere mais para ter mais agilidade em seus processos e aumentar suas conversões de talent acquisition com o Recrubot. Preencha o formulário abaixo e agende sua demonstração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *