7 estratégias eficientes para construir relacionamentos de longo prazo com seus clientes

7 estratégias eficientes para construir relacionamentos de longo prazo com seus clientes

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A recorrência no mundo das consultorias é essencial, mas na pressa de fazer tudo é fácil perder clientes sem nem perceber.

Se você já está no ramo das consultorias há algum tempo, provavelmente já percebeu como pode ser difícil conquistar um novo cliente. Frequentemente gastamos quantias consideráveis de dinheiro, recursos da empresa e tempo da empresa para conceber e implementar estratégicas de marketing com o objetivo de atrair potenciais clientes e fechar uma nova venda.

Mesmo quando um cliente contrata seus serviços pela primeira vez, não há garantia de que a pessoa voltará a adquirir seus serviços no término de seu contrato com ele.

Um dos maiores trunfos que uma empresa possui são seus clientes existentes. Ao adaptar seus gastos de marketing para que você não atinja apenas novos clientes, mas também estimule seu público atual, você aumenta seu potencial de retenção de clientes e, consequentemente, obtém uma lucratividade consideravelmente maior. 

Reunimos aqui sete estratégias que você pode usar para garantir que sua empresa retenha uma parcela considerável de clientes no longo prazo. Confira:

Envolva-os!

Os clientes de longo prazo geralmente fazem muito mais do que adquirir os produtos ou serviços de uma empresa. Eles formam conexões com o próprio negócio, o que os incentiva a continuar voltando. Através de canais como seu site, blog, e-mail e postagens de mídias sociais, certifique-se de envolver os clientes e aumentar sua conexão pessoal.

Não esqueça que seis clientes são seus melhores recursos para ajudar a dar vida a uma história, humanizar seu produto e criar uma comunidade engajada. Os clientes muitas vezes hesitam em participar de estudos de case porque temem que isso consuma muito tempo que poderiam estar usando nas suas vidas pessoal e profissional. 

Ao invés de fazer um pedido direto e amigável, muitas vezes compensa fazer uma ligação em que um “produtor de conteúdo interno” oferece captar a história do cliente, ressaltando os benefícios para seu marketing pessoal e networking. Em seguida, aproveite isso e impulsione seus materiais com esse conteúdo poderoso e com potencial viral que são os estudos de case.

Permita que eles experimentem sua marca

Nada pode substituir a experiência de interagir com uma empresa pessoalmente. Quando os clientes podem conhecer você e sua equipe, ao mesmo tempo que veem seus produtos ao vivo, eles sentem uma conexão mais forte do que se tivessem comprado apenas em seu website e lido suas mensagens de e-mail.

Encontre oportunidades de conhecer seus clientes pessoalmente, usando técnicas de marketing experiencial (hiperlink aqui) para anunciar, convidar e acompanhar depois. O AnyRoad permite processar toda a jornada do cliente – desde o agendamento e o registro até o fechamento do ciclo após a experiência para coletar feedback. Enquanto você deixa os potenciais clientes conhecerem a marca, a plataforma (chamada de plataforma de Experience Relationship Management) também reúne dados sobre cada visitante que podem ser usados ​​posteriormente para a construção de relacionamentos de longo prazo.

Entenda o relacionamento deles com sua marca

Para melhor atender seus clientes, você precisa saber o máximo possível sobre eles. As ferramentas de análise podem ajudar nisso, mas, para aqueles que são orientados visualmente, os mapas de calor podem ser uma solução ainda melhor. 

O HotJar oferece um software de heatmapping que permite às empresas ver quais áreas de um site estão recebendo mais atenção. Se determinados recursos obtiverem mais cliques do que outros, observe isso e verifique se você está se concentrando nesses aspectos do seu site.

Explore sua influência na mídia social

No que tange a divulgação e interação com sua marca, nem todos os clientes são iguais. Alguns terão um grande número de seguidores online, enquanto outros serão mais inativos nas mídias sociais. Cultivar relacionamentos com seus clientes mais engajados pode valer a pena se eles fizerem divulgações e menções online sobre você ou sua empresa!

Faça um tour de produto ou serviço

Os tours de produtos são uma das melhores maneiras para seus clientes aprenderem tudo o que existe sobre seu produto ou serviço. Essa não é apenas uma maneira eficiente de você alcançar seus clientes, mas os tours de produto também são uma ótima maneira de envolvê-los com seu negócio.

Você pode gravar vídeos com as ferramentas, tecnologias e canais de aquisição de talentos e colocá-los em seu site e conta do YouTube. Soluções como o Loom (que possui uma versão gratuita) ou Animoto são interessantes e facilitam a transformação de suas fotos e videoclipes para o formato de vídeos profissionais, que podem ser usados para demonstrar o funcionamento de sua plataforma online ou os processos e ferramentas que você usa na prestação de serviços.

Fornecer valor

Na sua essência, os consumidores estão sempre procurando por valor. Quando eles vêem valor, as chances de fazerem uma aquisição de serviço ou produto aumentam drasticamente. Pense na última vez que você fez uma compra para um item não essencial: o que passava pela sua cabeça? Para os jovens empreendedores e iniciantes, agregar valor ao seu consumidor é o que lhe conquistará esse consumidor, não apenas pela venda, mas por toda a vida.

Você tem que fazê-los sentir que há tanto valor em fazer negócios com você que eles nunca pensariam em ir para outro lugar. Por quê? Porque com o valor vem a felicidade e com a felicidade vem a fidelidade. É um ciclo que pode funcionar muito bem se aplicado corretamente.

Quando seu consumidor sente que você é a autoridade em seu campo, seu valor agregado aumenta exponencialmente. Portanto, você precisa implementar estratégias que tornem isso realidade. Um exemplo simples seria o da Resultados Digitais, cujo site tem milhares de postagens sobre todos os tópicos relacionados a Marketing. Além disso, eles estão todos lá de graça, para que as pessoas possam passar e dar uma olhada, e obter tudo o que precisam em um só lugar. Ser uma autoridade dá ao seu consumidor uma enorme sensação de segurança.

Responda a todas as preocupações

Até o cliente mais fiel pode ter problemas. Quando alguém pede ajuda, é importante oferecer o mesmo serviço atencioso e atencioso, independentemente de quantas vezes eles renovaram um contrato de serviços com você. No entanto, se um cliente antigo tiver um problema, é importante priorizá-lo e demonstrar atenção imediata para evitar o churn de alguém que já trouxe muito retorno para seu negócio.

Certifique-se de que você está monitorando as menções online de sua marca, bem como para coletar reclamações de clientes publicadas em mídias sociais, ReclameAqui, comentários e avaliações do Google my Business ou outros sites de resenhas. Esse tipo de crítica pode não apenas fazer com que você perca o cliente fazendo a reclamação, mas também pode assustar os novos clientes que estão pensando em contratar seus serviços.

Conclusão

As empresas trabalham duro para conquistar novos clientes e parcerias. Mas pode ser fácil perdê-los sem perceber o porquê de estarem optando por não retornar. Usando as ferramentas certas, as consultorias podem saber mais sobre os compradores que estão atraindo para criar melhores estratégias de marketing e customer success.

Confira também nosso artigo sobre prospecção de clientes para aumentar sua base de clientes, mas não esqueça de mantê-los satisfeitos!

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