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Sistema de Recrutamento e Seleção: como calcular o retorno sobre investimento

Davi Samuel Valukas Lopes 0

O sistema de recrutamento e seleção recrutei ajuda na economia de tempo e recursos, neste artigo explicamos como você pode calcular o retorno

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Nós sabemos da importância de se ter uma segurança na hora de assinar uma plataforma, principalmente quando se trata de um investimento para o seu negócio, não é mesmo?

Como empreendedor, consciente da dificuldade do seu negócio atingir uma sustentabilidade financeira em nosso país, você não toma decisões puramente emocionais ou baseadas em achismos e primeiras impressões. Por isso, nós preparamos um artigo especial para você entender o custo-benefício e a economia financeira e de tempo que sua empresa terá ao assinar a plataforma Recrutei. 

Portanto, leia até o final e entenda porque a Recrutei é sua melhor opção de sistema de recrutamento de digitalização dos processos de recrutamento e seleção. 

Mas afinal, o que é ROI?

ROI é uma sigla em inglês, que em português significa “Retorno sobre o investimento”. Trocando em miúdos, é uma métrica muito importante que dá a noção exata de quanto sua empresa pode ou não ganhar com os investimentos que ela faz. 

Segundo artigo da Resultados Digitais (que pode ser lido aqui), essa métrica permite saber quanto sua empresa perde ou ganha com cada investimento realizado.

Uma das grandes vantagens do cálculo do ROI é sua universalidade, já que é possível mensurar o retorno de qualquer investimento realizado pela empresa, independente do setor. 

Outro ponto positivo dessa métrica está no fato de que ela facilita o planejamento de metas, ampliando a visão panorâmica dos gestores em relação ao mapa de possibilidades futuras. O segredo está em traçar metas realistas e praticar o monitoramento constante das diversas etapas do processo.

Continue a leitura para entender como calcular o ROI do sistema de recrutamento Recrutei. 

O que significa roi
O segredo está em traçar metas realistas e praticar o monitoramento constante das diversas etapas do processo.

Como o cálculo do ROI contribui com o convencimento dos decisores?   

Se você coordena uma área técnica de uma empresa de médio ou grande porte, como o time de R&S por exemplo, e sabe da necessidade de adquirir ferramentas tecnológicas que otimizem o desempenho de sua equipe, a exemplo da plataforma de recrutamento digital da Recrutei, provavelmente não é o decisor. 

Nós sabemos o quão complicado pode ser esse processo de convencimento de um diretor ou gerente financeiro, ou mesmo um dos sócios da empresa, já que enquanto você é responsável pelo nível tático do time operacional, ele é responsável pelo nível estratégico, mais generalista e mais preocupado com os custos do negócio. 

Por isso, é preciso saber transformar sua expectativa de ver o time performando melhor em números que reflitam precisamente a necessidade de aquisição de um novo serviço com custo fixo. 

O cálculo do ROI é exatamente o que você precisa para obter o discurso necessário para convencer o decisor, já que ele vai enxergar perfeitamente o quanto aquele custo é na verdade um investimento, que além de se pagar em pouco tempo, ainda possibilitará a aquisição de novas parcerias e novos clientes, o que é logicamente comprovado pelo fato de que o aumento da assertividade de seus colaboradores naturalmente abrirá espaço para isso.

Não vá embora ainda! Leia até o final para entender a importância do ROI na hora de realizar um novo investimento. 

Calculadora roi
O cálculo do ROI é exatamente o que você precisa para obter o discurso necessário para convencer o decisor

Como calcular o ROI?  

Calcular o ROI é bem mais simples do que parece. A fórmula abaixo é o modo mais conhecido de realizá-lo:

ROI = RECEITA – CUSTO/CUSTO

Receita menos custo dividido por custo. Digamos que você assine a plataforma Recrutei a um custo mensal de 300,00 no plano anual. No final do ano seu investimento terá sido de 3900,00. Se a receita gerada pela plataforma for de 50.000,00 no final deste ano, considerando-se todos os benefícios trazidos pela plataforma, teremos a seguinte fórmula:

ROI = 50.000 – 3.900/3.900 = 11,82

Em outras palavras, nesse exemplo meramente ilustrativo você teve um retorno de 1182% em um ano.

Melhor ainda: caso você implante alguma metodologia para aumentar a taxa de conversão do time comercial, o cálculo do ROI certamente será otimizado. 

O que é roi
Calcular o ROI é bem mais simples do que parece

Calculadora ROI do sistema de recrutamento Recrutei

Para facilitar seu processo de decisão, nós criamos um material que explica como calcular o ROI do software Recrutei. Para baixar o material, clique aqui. É simples e rápido!

Se preferir, basta clicar no botão abaixo.

Assista a esse vídeo curtinho para complementar seus conhecimentos sobre o tema.

Espero que esse material tenha te ajudado a organizar melhor os investimentos de sua empresa, já que otimizar a receita e minimizar os custos são tarefas árduas porém fundamentais para a saúde de qualquer organização!

Para ler outros artigos com temas relevantes publicados no Blog Recrutei, clique aqui

Para conhecer a Recrutei Academy, iniciativa da Recrutei que traz diversas certificações gratuitas, clique aqui.

Um abraço e até a próxima!

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