5 práticas de People Analytics que podem beneficiar o desempenho do RH

5 práticas de People Analytics que podem beneficiar o desempenho do RH

People Analytics

People Analytics é a tendência que chega para ajudar o RH a quantificar e analisar as métricas relacionadas com a performance dos colaboradores de qualquer organização.

Nos últimos anos, temos notado que as empresas estão cada vez mais acostumadas a lidar com uma grande quantidade de dados. Entretanto, a gestão de talentos costumava ficar à margem dessa prática. A falta de ferramentas capazes de mensurar as habilidades dos colaboradores não permitia que o RH contasse com esse recurso para facilitar seu trabalho. 

Hoje surgem novos softwares que, com ajuda do Big Data, permitem colaborar com a gestão do capital humano. Dessa forma é possível contratar melhores profissionais, conhecer melhor os colaboradores, otimizar os processos e melhorar a produtividade de qualquer negócio.

Neste artigo você entenderá melhor essa tendência e conhecerá algumas das práticas que podem otimizar o trabalho do RH. Pronto para descobrir esse novo mundo? Então, vamos lá!

Hoje surgem novos softwares que, com ajuda do Big Data, permitem colaborar com a gestão do capital humano

O que é People Analytics?

O People Analytics é uma metodologia que tem como objetivo a coleta, organização e análise de informações sobre o comportamento dos colaboradores para posteriormente aplicá-los à gestão de pessoas. Ou seja, é a análise preditiva no gerenciamento dos talentos da empresa. 

Parâmetros como eficiência, motivação, produtividade, entre muitos outros podem ser medidos com o People Analytics.

A possibilidade de mensurar dados, como o que é aquilo que faz um profissional trabalhar motivado ou o que o torna uma pessoa eficiente, pode ajudar a propagar esses efeitos entre os colaboradores da empresa. Além disso, por meio dessa metodologia é possível encontrar a solução dos problemas do RH dentro da própria companhia.

Após a identificação do problema para o qual se busca resposta, os dados são coletados de diversas fontes, por exemplo, redes sociais, reviews de usuários, metadata, entre outros, e processados por um software de gestão. 

Os benefícios desse recurso são muitos e você vai descobri-los agora.

Parâmetros como eficiência, motivação, produtividade, entre muitos outros podem ser medidos com o People Analytics.

Como o People Analytics pode beneficiar o desempenho do RH?

O People Analytics pode colaborar com o RH em todas as etapas do trabalho. Veja a seguir, algumas das vantagens.

Facilita o recrutamento

O People Analytics colabora com todas as tarefas do RH, inclusive com o recrutamento. Com todos os dados dos candidatos em mãos é possível ter um controle maior. Isso facilita a entrevista e consequentemente leva a uma tomada de decisão mais acertada por parte dos gestores.

Colabora com o bem-estar dos colaboradores

A coleta de dados pode se utilizar de diversas formas e inclusive ajuda a indicar quando um funcionário não está bem, tanto física quanto mentalmente. O estresse e o cansaço excessivo podem ser identificados com o People Analytics, e dessa forma, é possível evitar essas situações.

Aumenta o engajamento

Com a coleta de informações é possível identificar a maneira mais eficiente de motivar os colaboradores. Isso ajuda a aumentar o engajamento entre os funcionários de uma empresa.

Permite acompanhar a produtividade

Colaboradores engajados produzem muito mais!  A falta de motivação é uma das maiores causas de improdutividade nas empresas, portanto, uma consequência do tópico anterior é uma maior produtividade.

Ajuda a reter talentos

O People Analytics ajuda a detectar quem são os trabalhadores mais eficientes de uma companhia. Com essas informações, é possível criar incentivos para que esses talentos permaneçam na empresa. Além disso, é viável identificar os períodos de baixa motivação permitindo a criação de um plano de ação para evitar a perda de um colaborador.

Permite que não se perca nenhum dado importante

O People Analytics coleta e organiza as informações, dessa forma todos os dados se mantêm guardados para quando seja preciso utilizá-los.

Os dados que em um determinado momento parecem irrelevantes, no futuro podem colaborar com a solução de um problema, motivo pelo qual se aconselha armazenar a maior quantidade de informações possíveis.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
O People Analytics coleta e organiza as informações, dessa forma todos os dados se mantêm guardados para quando seja preciso utilizá-los.

5 ótimas práticas de People Analytics

1. Identifique um problema fácil de medir

O People Analytics ajuda e encontrar as soluções para um problema específico, assim sendo, o primeiro passo é identificá-lo. Comece por um problema fácil de medir, desse modo, você vai se familiarizando com a metodologia pouco a pouco.

2. Utilize dados que você já tem

Mesmo que você não tenha ainda um software específico para isso, não é difícil encontrar dados no seu sistema de gestão de pessoas, inclusive, pode obter informações valiosas das suas planilhas de Excel. Utilize esses dados como ponto inicial para fazer a sua análise.

3. Use a tecnologia

Se as informações que você já tem, não são suficientes, não desanime, você pode recorrer a uma tecnologia mais avançada.

Hoje é possível encontrar soluções que utilizam Big Data e Inteligência Artificial para contribuir com a análise de dados na gestão de pessoas. Procure uma solução que se adapte às suas necessidades e descubra todos os benefícios que pode lhe trazer.

4. Qualifique as equipes de RH

Grande parte das equipes que trabalham com RH estão mais habituados a lidar com pessoas do que com estatísticas. Entretanto, hoje é importante associar as duas habilidades.

Saber interpretar as informações é fundamental para o sucesso do People Analytics, portanto, capacite a sua equipe para que estejam preparados para trabalhar com essa metodologia.

5. Realize um plano de ação personalizado

Uma vez obtidos os dados e feita a análise e o momento de realizar o plano de ação. A análise de dados dará diversos insights, porém é preciso pô-los em prática. 

Envolva as equipes e sobretudo as lideranças, acompanhe o processo e intervenha quando for necessário. Desse modo, você logo começará a ver os resultados.

O People Analytics é uma ferramenta que permite o tratamento de dados obtidos dentro da própria empresa. Isso proporciona as informações necessárias para obter soluções personalizadas e eficazes.

A tecnologia pode colaborar cada vez mais com todos os setores de uma companhia. Não deixar o RH de fora desse recurso é uma tarefa do próprio setor.

O que achou do nosso artigo? Gostou da proposta de começar utilizar a tecnologia a seu favor? Então compartilhe esse post com os membros da sua equipe e descubra o que eles acham da sua iniciativa!

E aí? Gostou das dicas? Espero que elas te ajudem a evoluir em seus negócios!

Um abraço e até breve!

Davi Valukas – Business Developer

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *