Especialistas dão dicas para quem quer desenvolver habilidades de inovação

Especialistas dão dicas para quem quer desenvolver habilidades de inovação

especialistas dicas habilidade em inovação

Matéria original em https://jornalempresasenegocios.com.br/

Em um mercado competitivo como o da tecnologia, inovar é preciso para sobreviver. Natália Ferreira, gerente de programas estratégicos na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), apoia diariamente o desenvolvimento de empreendedores e avalia que o essencial neste processo são as chamadas soft skills: “as competências técnicas tendem a ser mais fáceis de se desenvolver, pois podem ser ensinadas e aprendidas. Já habilidades como comunicação e criatividade, por exemplo, são mais subjetivas”.

No entanto, ela afirma ainda que não há nenhuma habilidade que não possa ser desenvolvida. “Por isso, o autoconhecimento e a dedicação são os principais caminhos para se tornar uma pessoa inovadora”, finaliza. Confira seis características consideradas inovadoras, segundo o Sebrae Nacional e empreendedores do setor de tecnologia:

Visão “fora da caixa” – para empreender, ver além do óbvio é fundamental, se observar o mundo como todos os outros, será apenas mais um na multidão. Jonatan Silas das Costa, CEO e cofundador da Área Central, scale up especialista em gestão de redes associativas e centrais de negócios, diz que saber qual é a necessidade do mercado antes de eles se darem conta disso faz parte da jornada empreendedora.
“O software da Área Central é único no segmento de gestão de redes associativas e centrais de negócios, pensar a frente é o que sempre nos moveu. Prever as demandas dos clientes, mesmo depois de ter um negócio estruturado, é fundamental para continuar inovando no mercado da tecnologia, que está em constante mudança”.

Curiosidade – A curiosidade é um dos motores para quem quer criar novas oportunidades e chegar a resultados diferentes da concorrência. Foi essa característica que fez Piero Contezini, CEO da conta digital Asaas, uma das startups mais inovadoras da América Latina, a começar a programar sozinho aos 12 anos. Aos 18 empreendeu oferecendo tecnologia para melhorar a segurança de sites. O negócio não prosperou, mas ele não desistiu.

Estudou o público-alvo e criou em 2013 o Asaas, uma conta digital voltada a empreendedores com gestão de cobranças. “Analisando acertos e erros, percebemos que a dor dos clientes era a inadimplência. Foram muitas adaptações até chegar ao produto final. Apostamos na curiosidade para nos antecipar ao que os clientes esperam”, conta o CEO.

Bons relacionamentos – Na Era da Informação, as relações interpessoais se tornaram grandes oportunidades estratégicas para os empreendedores, tanto para fechar negócios e contratar fornecedores, quanto para prospectar clientes ou promover a marca da empresa. “Ter uma rede sólida de contatos e um bom relacionamento é essencial para obter sucesso.

As oportunidades de negócio podem ser maximizadas por meio do networking”, comenta Alexandre Souza, gestor do Startup SC. A iniciativa do Sebrae/SC surgiu com o propósito de conectar o ecossistema de tecnologia para o crescimento de ideias inovadoras, oferecendo o programa de capacitação para empreendedores e eventos como o Startup Weekend e o Startup Summit.

Otimização e simplificação – Simplificar e facilitar processos que normalmente são complexos e morosos é uma motivação comum dos empreendedores. Foi esse propósito que deu origem à Recrutei, plataforma de recrutamento e seleção para consultorias de RH, headhunters e pequenas empresas. “Um processo seletivo envolve tantas etapas e análises que pode se tornar um fardo para os recrutadores.

Em um país como o Brasil, com tantos desempregados de um lado e tantas empresas precisando de mão-de-obra do outro, essa complexidade não faz sentido”, diz Paulo Rogério Lazári, cofundador e CEO da startup, criada em 2017 em Uberlândia. “Enxergamos espaço para inovar nessa área, dando eficiência ao trabalho desses profissionais”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *