Press "Enter" to skip to content

Filmes de RH: 7 filmes essenciais para assistir

Paulo Rogério Lázari 0

Não existe um negócio tão lucrativo quanto o show business, e claro que existem lições de negócio em filmes, inclusive “filmes de rh”, aqueles em que podemos aproveitar as narrativas, contexto e personagens para reflexões sobre pessoas e processos seletivos

Se você quer explorar possibilidades de bons filmes de rh, fique com a gente até o final deste artigo!

Ao redor do mundo, empresas e escolars usam o cinema para ensinar lições de administração, liderança e dinâmicas dentro de grupos. Isso porque os filmes também servem como uma forte ferramenta de ensino. Pensando nisso, separamos aqui 7 filmes de RH.

Eles têm o objetivo de te inspirar, auxiliar na resolução de problemas do gestor de RH e mostrar algumas oportunidades que a empresa pode aproveitar.

1. Filmes de RH: O Diabo Veste Prada

via GIPHY

O filme mostra a vida de Andrea Sachs (Anne Hathaway) após passar em um processo seletivo para trabalhar em uma grande revista de moda nos Estados Unidos.

Sua gestora, Miranda Priestly (Meryl Streep) representa um estilo de liderança que ainda é bastante presente em grandes organizações: aquele visivelmente arrogante e que sempre busca a perfeição, não reconhecendo o bom trabalho da equipe.

Após o processo de seleção, não é dado nenhum treinamento e nem integração da nova integrante da equipe, e aquilo parece ser normal na empresa.

De forma geral, o filme mostra como boas práticas como uma liderança construtiva e o onboarding podem construir um bom clima organizacional

2. Filmes de RH: Invictus

via GIPHY

Quando falamos de engajamento, esse filme rapidamente vem a minha mente. Baseado na biografia de Nelson Mandela, esse filme é grandioso em dois aspectos: liderança e motivação.

O que mais chama a atenção nesse filme é a habilidade de Mandela de comunicar e engajar toda a população da África do Sul.

Brancos e negros, em uma época onde a segregação racial era intensa.

No filme (e também na vida real), Mandela usa o Rugby – um esporte que brancos e negros jogavam na época – para aproximar esses dois grupos. A mensagem que esse filme passa é clara para o profissional de RH. Fica claro que os colaboradores podem se sentir desmotivados e pessimistas em relação ao seu trabalho.

3. Filmes de RH: Amor sem Escalas

via GIPHY

Amor sem escalas é um filme que nos mostra que as pessoas que fazem as organizações, e quando uma empresa passa por downsizing, não é a pessoa que perde, e sim a empresa.

Em Amor sem Escalas, George Clooney faz o papel de um “gestor de downsizing” que tem a função de demitir pessoas.

O jogo muda quando a empresa para qual trabalha contrata uma nova funcionária. Essa que torna o processo de demissão muito mais rápido e frio.

A situação muda quando um dos funcionários demitidos comete suicídio. O filme mostra como uma pessoa pode impactar na organização, e o oposto também.

Para o profissional de RH, a mensagem que fica é que as pessoas não deixam as empresas – elas abandonam as pessoas com quem trabalham.

4. Filmes de RH: Moneyball, o Homem que Virou o Jogo

via GIPHY

O filme estrelado por Brad Pitt conta a história de um time de baseball que no ano de 2002, estabeleceu um novo recorde na Liga Americanal. O time venceu 20 partidas seguidas – mesmo sendo o que possuía a menor base salarial

No começo  da temporada o time perdeu 11 partidas seguidas. Mas o que leva a história de sucesso que o filme conta não é a dedicação esportiva. Mas sim a guerra entre a estatística e a intuição.

Mesmo que você não seja fã de esportes, deve admitir que esse filme mostra o poder da análise de dados na gestão de pessoas.

Com uma fração de orçamento dos concorrentes, foi possível montar um time competitivo para a liga nacional.

5. Filmes de RH: Em Busca da Felicidade

via GIPHY

O filme interpretado por Will Smith mostra a vida de uma pessoa que em extremamente adversas, não parou de tentar.

O filme conta a história de Chris Gardner, fundador e CEO da Gardner Rich &Co. Hoje bem sucedido, passou por situações extremamente difíceis.

O filme mostra como ele saiu da pobreza extrema.

Vivendo em abrigos de rua – para ter uma fortuna estimada em 600 milhões de dólares.

Um filme que serve não só para o RH, mas para qualquer profissional que deseja ser grandioso.

6. Filmes de RH: A Rede Social

via GIPHY

A maioria de nós conhece a história do Facebook e de seu criador, Mark Zuckerberg.

O filme mostra, de forma brilhante, a vida de Mark durante a universidade. Desde o momento em que ele hackeia a rede de Harvard até montar a gigante das redes sociais.

O grande ponto de aprendizado para os profissionais de RH é mostrar que os hackers e profissionais com esse perfil hoje são alvo de gigantes, como Google, Facebook e Microsoft. E mostra o porquê de eventos como hackatons e imersões desse tipo estão tão em alta.

7. Filmes de RH: Apollo 13

via GIPHY

Por conta desse filme que a visão e lema das maiores empresas se tornaram: falhar não é uma opção. Os personagens mostram a importância de trabalhar em equipe e ter um líder que toma decisões baseadas na racionalidade é importante. De forma geral, é mostrado como essas atitudes podem resolver praticamente qualquer problema.

Quer ler mais sobre conteúdos de RH e recrutamento? Preparamos um super Guia do Turnover para evitar esse problema na sua empresa!

filmes de rh

Tem mais alguma indicação? Compartilhe com a gente nos comentários!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *