Press "Enter" to skip to content

Como aumentar a produtividade do seu Recrutamento usando Recrutei + Trello

Davi Samuel Valukas Lopes 0

Recrutei + Trello = Aumento da Produtividade. Com a nova integração da plataforma Recrutei com o Google Sheets, uma série de novas possibilidades se abriram para que nossos clientes possam otimizar seus processos internos e, consequentemente, intensificar ainda mais os métodos ágeis em sua cultura organizacional. 

Um dos sistemas de produtividade mais utilizados no mercado é o Trello. Pensando nisso, eu vou te ensinar nesse tutorial como fazer a integração desse importante sistema com a nossa plataforma.  

Então continue comigo para entender melhor. Vamos nessa!

Como as integrações podem aumentar a produtividade?

Antes de entrarmos no mérito do tema, cabe abrir um parêntesis para demonstrar como integrações desse tipo contribuem com o aumento da produtividade. 

O que é produtividade? 

Produtividade é o resultado natural de uma boa gestão, aliada à automação dos processos. Quanto mais automatizados estiverem tais processos, mais eficiente e eficaz será a produtividade. 

Segundo artigo publicado no blog da Retta Tecnologia da Informação, algumas das vantagens da integração sistêmica são as seguintes:

  • A automação de processos para eliminação de erros
  • Redução dos custos da empresa
  • Uma comunicação eficiente e ágil

Note que os três pontos elencados giram em torno de um eixo comum: agilidade, custos e efetividade. Portanto, integrar diversas ferramentas tornou-se uma necessidade básica para a sobrevivência de qualquer negócio na Era da Informação.  

Não vá embora! Continue a leitura até o final para entender quais são os benefícios da integração Recrutei + Trello.

Recrutei + Google Sheets 

O Google Sheets é um editor online de planilhas do Google e faz parte do pacote de serviços gratuitos da marca americana, bem como o Google Docs, o Google Slides, o Google Forms, entre outros serviços. 

Uma das vantagens do Google Sheets na plataforma Recrutei é a possibilidade de ativá-lo ou não individualmente, gerando uma planilha para cada vaga, o que personaliza a utilização da ferramenta e facilita a leitura de dados.

Para saber mais sobre a integração Recrutei + Google Sheets, clique aqui e leia nosso tutorial.  

Ativando a integração através do Integromat 

Integromat é um sistema que faz a intermediação entre aplicações como o Trello e a nossa plataforma. Para ativar a integração Recrutei + Trello será necessário possuir uma conta na Integromat. Clique aqui para verificar o plano gratuito.  

Após a criação de sua conta na plataforma Integromat, é necessário primeiro ativar a integração com o Google Sheets. 

O primeiro passo é clicar no botão azul chamado “Novo Cenário” dentro de “Painel de Controle”, conforme print abaixo: 

Em seguida, digite o termo “Google Sheets” no campo de pesquisa. O resultado poderá vir em português, a depender de suas configurações de navegação, conforme print abaixo:

A seguir, vai aparecer uma lista de ações que podem ser tomadas. Escolha a que melhor se adequa à sua necessidade, conforme print abaixo:

Na sequência, faça a integração do Trello. Digite a palavra “Trello” no campo de pesquisa, conforme print abaixo:

Automaticamente o Trello vai aparecer debaixo do campo de pesquisa, conforme print abaixo:

Em seguida, clique no botão branco chamado “Continuar”, conforme print abaixo:

Na tela “Novo Cenário”, clique no sinal de “+” chamado “Adicionar”, conforme print abaixo:

No campo de pesquisa, digite “Trello”. Automaticamente ele vai aparecer acima, conforme print abaixo. Clique nele:

Na sequência, vai aparecer uma lista de ações que podem ser tomadas com o Trello. Escolha a que melhor se adequa à sua necessidade, conforme print abaixo:

Estudo de caso 

Para que você possa entender um pouco melhor como a integração Recrutei + Trello pode impactar positivamente a produtividade do seu Recrutamento, eu separei um estudo de caso. 

Uso de conexão de dados em um kanban de admissão no Trello

Vamos criar um card no Trello que puxa automaticamente os dados de sua planilha do Google Sheets que está ativa dentro da vaga. 

Clique no ícone do Google Sheets no Integromat. No campo chamado “Conexão”, selecione o mesmo Gmail que você utilizou para ativar a integração em nossa plataforma, conforme print abaixo:

Em seguida, no campo chamado “Modo” escolha a opção “Selecione a planilha e a página”, conforme print abaixo:

Na sequência, no campo “Planilha”, selecione a planilha do processo seletivo que deseja trabalhar, conforme print abaixo:

Depois, no campo chamado “Folha”, escolha qual planilha interna será analisada, conforme print abaixo:

Por último, clique no botão azul chamado “Está bem”, conforme print abaixo:

Agora é o momento de ativar a criação automática do card dentro do Trello. Clique no ícone desse sistema na primeira tela do Integromat e, no campo chamado “Conexão”, selecione sua conta Trello, conforme print abaixo: 

Em seguida, no campo chamado “Borda”, selecione o quadro que receberá os novos cards, conforme print abaixo:

Na sequência, no campo chamado “Lista”, escolha a coluna que vai receber os novos cards, conforme print abaixo:

Para finalizar, clique no botão azul chamado “Está bem”, conforme print abaixo:

Pronto! Conforme sua vaga for sendo trabalhada, as informações dos candidatos serão integradas entre a plataforma, a planilha do Google Sheets e o Trello.

Qual a vantagem do método Kanban?

O método Kanban foi desenvolvido nos anos 70 por um gerente da empresa Toyota chamado Taiichi Ohno, que visava dar mais agilidade aos processos de produção da montadora japonesa através de uma gestão visual. 

Como você sabe, a plataforma Recrutei utiliza o método kanban no pipeline de suas vagas, tornando a gestão do processo seletivo mais simples através de uma identidade visual bem intuitiva. 

Imagine que o Trello, compartilhado com todo o seu time de R&S, receba em tempo real todas as informações relevantes do candidato, conforme elas são atualizadas na plataforma. Os entregáveis de todos os analistas envolvidos em cada processo poderão ser acompanhados de maneira bem tranquila e otimizada, trazendo um grau de assertividade mais elevado.

Agora imagine que você deseje criar um pipeline de candidatos que vão realizar treinamentos em sua organização. À medida que esses candidatos vão se inscrevendo e, consequentemente, vão sendo aprovados ou não de uma etapa para outra, você pode automatizar um fluxo específico em uma etapa do processo, em que todos os candidatos que chegarem lá caem no pipeline do treinamento em sua conta do Trello. 

Simples, rápido e cômodo, da forma que a cultura ágil exige de todos nós!

Espero que esse tutorial tenha sido útil para você configurar entender não apenas o processo de integração Recrutei + Trello, mas também o valor que essa nova funcionalidade vai agregar ao seu negócio.

Um abraço e até a próxima!

Davi Valukas – Business Developer   

Você já conhece a Integração Recrutei + Google Sheets?

Como aumentar a produtividade do seu Recrutamento usando Recrutei + Slack

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *