Vídeo entrevista: a nova funcionalidade da RECRUTEI

Vídeo entrevista: a nova funcionalidade da RECRUTEI

Vídeo entrevista

Nova funcionalidade da plataforma Recrutei traz diversos benefícios ao trabalho de recrutamento remoto, tendência acelerada após o início da pandemia do novo coronavírus

“A liberdade é o maior fruto da autossuficiência.” Epicuro, filósofo grego

As vídeo entrevistas se tornaram uma realidade após o surgimento da pandemia do Covid-19. Entretanto, seu advento trouxe consigo uma preocupação extra, ou seja, a necessidade de utilização de mais uma ferramenta de trabalho, como se já não houvesse tantas. 

A descentralização das informações é uma das maiores causadoras de erros durante um processo seletivo com diversas etapas e dezenas, talvez centenas, de candidatos. Para sanar esse ponto de oportunidade na atuação de seus clientes, a Recrutei acaba de lançar a nova funcionalidade de vídeo entrevistas. Leia esse texto até o final para saber mais. 

Nesse artigo você terá acesso aos seguintes conteúdos:

  • O que é recrutamento remoto?
  • O recrutamento remoto no contexto das consultorias de RH
  • A importância das vídeo entrevistas integradas ao seu ATS 
  • 5 dicas para você dar um show em sua vídeo entrevista 
As vídeo entrevistas se tornaram uma realidade após o surgimento da pandemia do Covid-19

O que é recrutamento remoto?

Com o avanço das tecnologias da informação, surgiu a tendência inevitável de as empresas enxugarem suas estruturas físicas com a finalidade de reduzir custos. Isso aconteceria de diversas maneiras, desde o emprego de máquinas no lugar de pessoas, encerrando postos de trabalho mas inaugurando outros para controlar tais equipamentos, até o trabalho remoto. 

Empresas maiores, geralmente ligadas à tecnologia, também passaram a diminuir suas estruturas de Recursos Humanos e Departamento Comercial, contratando plataformas de recrutamento digital como a da Recrutei e de gestão dos outros subsistemas de RH, diminuindo a burocracia, o espaço físico utilizado, a quantidade de arquivos empoeirados e de pessoal alocado. 

Com o aumento do trabalho remoto (que não chamaremos de home por esse termo limitar o trabalho à residência do colaborador, enquanto trabalho remoto significa trabalhar fora do ambiente físico da empresa, seja onde for), aumentou-se também a quantidade de contratações em outras cidades, estados, ou até mesmo países, inviabilizando processos seletivos presenciais. 

Com isso, muitas organizações adotaram o modelo do recrutamento remoto (clique aqui para baixar nosso e-book sobre o tema), o que trouxe a necessidade de aprimoramento de ferramentas tecnológicas que viabilizassem um trabalho de qualidade e credibilidade. 

Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, essa tendência sofreu uma antes impensada aceleração, sendo adotada por empresas de diferentes segmentos. Isso se deu mais por necessidade, já que a quarentena aplicada mundo afora praticamente excluía a possibilidade do recrutamento presencial, do que por planejamento, mas a nova realidade está aí, ávida por ser decifrada, interpretada e colocada em prática da melhor maneira possível.    

Está gostando do texto? Prestigie nosso trabalho e leia até o final!

Com o aumento do trabalho remoto, aumentou-se também a quantidade de contratações em outras cidades, estados, ou até mesmo países, inviabilizando processos seletivos presenciais. 

O recrutamento remoto no contexto das consultorias de RH

Consultorias empresariais focadas em diversos departamentos das empresas existem desde que a primeira Revolução Industrial mudou completamente o cenário do mercado de trabalho. 

O mundo do trabalho já vinha se modificando paulatinamente desde o final da Idade Média, quando as guildas, também chamadas de corporações de ofícios, surgiram com o intento de associar artesãos independentes que buscavam por maior proteção econômica. 

Contudo, quando o trabalho artesanal foi solapado pelo trabalho industrial, tudo ficou mais complexo, tornando-se necessário o aparecimento de especialistas que orientassem as organizações a prosperarem da forma mais sustentável possível. Desde então, um promissor mercado de consultores independentes cresceu vertiginosamente.

O setor de recrutamento das consultorias de RH já atua com recrutamento remoto há um certo tempo. No início, tais empresas atuavam apenas em suas cidades-sede, mas o avanço tecnológico possibilitou a prestação de serviços na área para organizações de qualquer cidade. 

Leia esse artigo até o final para entender a importância das vídeo entrevistas no trabalho dos recrutadores e headhunters. 

Consultorias empresariais focadas em diversos departamentos das empresas existem desde que a primeira Revolução Industrial mudou completamente o cenário do mercado de trabalho. 

A importância das vídeo entrevistas integradas ao seu ATS 

Como já foi dito no início desse artigo, a descentralização das informações é um fator que diminui as chances de um processo seletivo ser executado de modo impecável, principalmente por conta da dificuldade de se documentar todas as informações adequadamente em mais de um canal. 

Os ATS’s (Applicant Tracking System), sistemas que digitalizam os processos seletivos, já são uma realidade, e as consultorias que insistirem na atuação manual e analógica terão dificuldades para se manter saudáveis no mercado de R&S.

Com a integração das vídeo entrevistas na plataforma da Recrutei, mais um passo é dado rumo à total centralização dos dados e digitalização dos processos seletivos de nossos clientes de ponta a ponta.

Mahatma Gandhi, advogado e ativista político indiano, dizia que um cliente não é uma interrupção em nosso trabalho, mas sim o nosso objetivo. Por isso, nós estamos trabalhando para otimizar o trabalho de nossos clientes para que eles entreguem o melhor para os seus clientes. 

Nossos clientes são importantes. Os clientes de nossos clientes também. 

Com a integração das vídeo entrevistas na plataforma da Recrutei, mais um passo é dado rumo à total centralização dos dados e digitalização dos processos seletivos de nossos clientes de ponta a ponta.

5 dicas para você dar um show em sua vídeo entrevista 

“Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos.” Walt Disney, desenhista, cineasta e empresário do entretenimento americano

Em tempos de trabalho remoto, é importante que todos os profissionais tenham a maturidade de saber lidar com isso. Não ir à empresa não significa abandonar a cultura e os valores da empresa. 

Se você espera que seu candidato tenha uma postura fidedigna durante a vídeo entrevista, comece por você. 

Portanto, nós preparamos 5 dicas para você dar um show em sua videoentrevista e aproveitar da melhor forma possível a nova funcionalidade da nossa plataforma:

  1. Vestimentas: mesmo que você esteja em sua residência, procure se vestir de modo profissional, para que seu candidato sinta a credibilidade emanando de você;
  2. Local da entrevista: o tamanho de sua residência e a quantidade de pessoas que moram nela nem sempre permite que você tenha em casa o escritório dos sonhos que vemos em filmes e novelas, mas é importante que você procure um local silencioso e bem iluminado para realizar a entrevista;
  3. Conferência do equipamento: complementando o item anterior, é importante que você confira se sua internet é adequada para a realização de chamadas de vídeo ao vivo. Além disso, seu computador, microfone e fone de ouvido devem estar nos trinques. Faça isso com antecedência;
  4. Esteja preparado: tenha todo o conteúdo na ponta da língua, assim como as perguntas e as informações curriculares de seu candidato;
  5. Tenha segurança ao falar de si mesmo: ao falar de suas qualificações profissionais e experiências, tenha tudo na ponta da língua, como no item anterior. Essas informações podem ser muito importantes naquele bate-papo inicial, quando os dois estão aquecendo e calibrando as ferramentas para darem o melhor de si.

E aí, gostou da nova funcionalidade da nossa plataforma? Se você já é cliente, mãos à obra! Se ainda não é, está esperando o quê? Clique aqui e agende uma demonstração com um de nossos especialistas!

Até a próxima!

Davi Valukas – Business Developer

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *