Press "Enter" to skip to content

Como fazer uma entrevista de seleção? Saiba tudo

Samuel Perpétuo 0

A condução de uma entrevista de emprego é uma tarefa delicada, que exige atenção a diversos detalhes. Por isso, é importante que o recrutador esteja preparado para lidar com as respostas que possam trazer à tona  pontos fortes e fracos dos candidatos. Além disso, é preciso um olhar atento para avaliar se o candidato possui as competências necessárias para o cargo.

Se você é recrutador, neste artigo trouxemos algumas dicas para que você possa fazer entrevistas assertivas e de sucesso. Portanto, se você quer elevar o nível de seus processos seletivos, não deixe de ler até o fim.

O que é uma entrevista de seleção? 

Uma entrevista de emprego é uma conversa entre um candidato a uma vaga de emprego e um representante da empresa, geralmente, o gerente de recrutamento ou um outro funcionário do RH. 

O objetivo da entrevista é permitir que o candidato mostre suas habilidades e conhecimentos, bem como sua personalidade e se ele é um bom ajuste para a vaga e para a cultura da empresa. 

As perguntas feitas na entrevista de seleção podem variar muito, mas algumas das mais comuns são sobre os objetivos profissionais do candidato, sua experiência anterior relevante para a vaga, seus pontos fortes e fracos, e qualquer outra informação que possa ser útil para determinar se o candidato é o melhor para o cargo.

como fazer uma entrevista de seleção

Antes da entrevista

Alguns cuidados devem ser tomados antes da entrevista. É importante que o recrutador fique atento ao candidato chegar pontualmente, pois demonstra responsabilidade e comprometimento. Além disso, é preciso também avaliar a questão de vestimenta, se está compatível com a vaga que ele irá exercer, sem muitos exageros ou faltas. Isso serve tanto para o online como presencial. 

É fundamental que o recrutador conheça o cargo para o qual está entrevistando. É importante estudar a descrição do cargo e entender quais são as competências necessárias para o mesmo. Essa preparação ajudará a avaliar melhor durante as entrevistas.

Durante a entrevista

A entrevista de emprego deve ser conduzida de forma natural, sem pressa. Os recrutadores devem se mostrar interessados no candidato, fazendo perguntas objetivas e específicas sobre suas experiências profissionais e acadêmicas.

É importante ficar atento se o candidato está sendo sincero ao responder as perguntas. Se ele não possui alguma experiência ou competência específica, é recomendável explicar como ele poderá desenvolver essas habilidades.

entrevista de seleção de emprego passo a passo

Além disso, é  fundamental explorar os pontos fortes dos candidatos de forma clara e objetiva. Ele deve destacar a forma como seus pontos fortes se relacionam com o cargo para o qual está se candidatando.

Outro ponto importante para o recrutador é estar atento à linguagem corporal do candidato. Por meio da linguagem corporal é possível perceber se o candidato está mentindo ou enrolando. 

Quais perguntas mais frequentes?

Como dissemos no início, não há um molde fechado e as perguntas podem ser as mais variadas, levando em consideração o contexto e a cultura da empresa. Porém, algumas perguntas aparecem em quase todas as entrevistas. 

Abaixo, separamos as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego:

  • Fale-me um pouco sobre você.
  • Por que você está interessado nesta vaga?
  • Qual é a sua experiência profissional relevante?
  • Qual é a sua formação acadêmica?
  • Você tem alguma experiência em [Área de Atuação]?
  • Por que você quer trabalhar conosco?
  • O que você sabe sobre a nossa empresa?
  • Como você se descreve? (Qualidades e defeitos)
  • Você costuma lidar bem com o stress e pressão no trabalho? Como costuma lidar com essas situações? 
  • Deseja perguntar-nos algo sobre a vaga ou sobre a empresa?
o que é uma entrevista de seleção de emprego?

Como fazer uma entrevista de seleção online?

As entrevistas virtuais têm se tornado cada vez mais comuns, principalmente, por causa da facilidade de se conectar com outra pessoa em qualquer lugar do mundo. Definir a plataforma ideal para realizar entrevistas de emprego online é fundamental para garantir uma boa comunicação e um melhor resultado final. 

Por isso, faça alguns testes antes da entrevista para escolher a melhor opção para você e o candidato. As principais plataformas são: Google Meet, Zoom e Skype. Assim como nas entrevistas presenciais, é necessário seguir um roteiro para conduzir uma entrevista no ambiente virtual.

Como fazer uma entrevista de seleção online?

Além disso, é importante ter uma boa conexão com a internet, para que não haja interferências que prejudiquem o fluxo da conversa. Além do mais, é possível adaptar o ambiente às necessidades da entrevista e garantir que os candidatos sejam avaliados da melhor forma possível.

Nunca se esqueça de anotar os detalhes durante a entrevista. Isso vai te ajudar a lembrar das perguntas e respostas, além de facilitar o processo de organização posteriormente.

Como você pode ver, há uma série de etapas a serem seguidas na hora de conduzir uma entrevista de seleção. Espero que esse artigo tenha sido útil e que você consiga aplicar essas dicas na hora de recrutar novos funcionários para a sua empresa.

Para conhecer mais sobre o mundo RH, visite o nosso blog e confira centenas de artigos sobre esse tema. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *