Press "Enter" to skip to content

Ações de RH nas empresas: 5 dicas infalíveis

Samuel Perpétuo 0

O RH tem um papel fundamental para o bom funcionamento da organização. É responsável por gerenciar as pessoas que fazem parte da companhia, além de cuidar da gestão de benefícios, treinamentos, admissões e demissões.

Para que as ações de RH sejam bem-sucedidas, é importante que a área esteja sempre atenta às tendências do mercado e busque inovar nas suas práticas.

Neste artigo, vamos dar 5 dicas infalíveis para melhorar as ações de RH nas empresas.

Qual a importância das ações de RH nas empresas?

A área de Recursos Humanos vem sofrendo grandes mudanças nas últimas décadas, acompanhando as transformações sociais e tecnológicas. A maior valorização da força de trabalho, a precarização das relações de emprego, o aumento da rotatividade e da busca por mão de obra especializada são alguns dos principais desafios enfrentados atualmente.

Por isso, as organizações estão começando a perceber a importância de uma boa gestão de pessoas e estão investindo cada vez mais em ações de RH nas empresas. Essas ações podem ser divididas em três categorias: 

  • Seleção e recrutamento
  • Treinamento e desenvolvimento
  • Remuneração e benefícios.

Seleção e recrutamento

A seleção e recrutamento de funcionários é uma das principais funções da área de RH. As empresas estão utilizando cada vez mais técnicas de recrutamento, como anúncios em jornais, sites de emprego e redes sociais. Além disso, estão investindo em programas de trainee e estagiários para encontrar os melhores talentos.

Treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento de funcionários é outro aspecto importante da gestão de pessoas. As empresas estão investindo cada vez mais em programas de capacitação, que incluem treinamento para novos funcionários e desenvolvimento de carreira. Isso ajuda a manter os funcionários motivados e preparados para assumir novos desafios.

Remuneração e benefícios

A remuneração e os benefícios são um dos principais motivadores de uma pessoa para trabalhar em uma empresa. As empresas estão cada vez mais investindo em planos de saúde, planos odontológicos, previdência privada e outros benefícios. Esses benefícios ajudam a atrair e retenção de funcionários.

AÇÕES DE RH NAS EMPRESAS

5 dicas infalíveis de ações de RH nas empresas

A seguir, separamos 5 dicas de ações de RH nas empresas que você já pode começar a adotar em seu departamento. 

1- Estruture o departamento

Defina claramente as funções do departamento de RH e as responsabilidades de cada um dos seus membros. Isso permitirá que todos trabalhem em harmonia e focados na mesma direção.

Crie uma cultura organizacional forte e coesa. Uma das principais funções do RH é garantir que todos os colaboradores estejam alinhados com os valores da empresa.

2- Tenha um processo seletivo eficiente.

O primeiro passo para garantir que as pessoas certas estejam ocupando os cargos certos é selecioná-las adequadamente. Portanto, investir em um processo seletivo bem estruturado é crucial para o sucesso do departamento de RH da sua empresa.

3- Implemente processos de feedback constantes.

O feedback é essencial para o desenvolvimento profissional de cada funcionário, pois permite que o RH identifique as áreas em que cada um precisa melhorar e ofereça orientação adequada para isso acontecer.

4- Desenvolva um plano de carreira para os colaboradores

O primeiro passo para desenvolver um plano de carreira bem-sucedido é conhecer seus funcionários. Saiba quais são seus objetivos profissionais e pessoais, o que os motiva e quais são suas habilidades e competências. Essa informação irá ajudar a identificar as oportunidades que melhor atendam às necessidades dos funcionários e da empresa.

5- Identifique as oportunidades 

Uma vez que você conheça os objetivos profissionais e pessoais dos seus funcionários, identifique as oportunidades internas que podem ajudar cada um a alcançar esses objetivos. Considere tanto as posições existentes quanto as que podem ser criadas especificamente para atender às necessidades dos funcionários. Também é importante considerar oportunidades externas, como treinamento, cursos ou programas de estágio.

E aí, já aplica algum dessas ações de RH nas empresas  em seu dia a dia? Então, é hora de colocar em prática! 

Para continuar aprendendo sobre o Universo de RH, visite o nosso Blog e confira centenas de conteúdos como este.

Precisando de mais agilidade no sue processo de recrutamento e seleção? Venha conhecer a Recrutei, o melhor software de recrutamento e seleção do Brasil. Clique no botão abaixo e agende uma demonstração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *