Análise de currículos: 5 atitudes fundamentais para melhorar essa competência

Análise de currículos: 5 atitudes fundamentais para melhorar essa competência

curriculum vitae
Uma boa contratação começa na análise de currículos. Saber quais são as informações que devem ser priorizadas é fundamental para otimizar o processo.

A busca por colaboradores competentes que se destaquem no mercado pode ser desafiador. Recrutadores e Headhunters devem ter um olhar aguçado para encontrar profissionais que estejam alinhados com as necessidades, tanto da vaga quanto do negócio.O esforço para encontrar os profissionais ideais que farão parte de uma equipe envolve várias etapas que devem ser realizadas com eficiência e agilidade, disso depende uma boa contratação.Por onde começar? Fazendo uma boa análise de currículo!Neste post você aprenderá como analisar currículos para contratar o melhor candidato para sua vaga.

Adotando essas 5 técnicas que mostraremos a seguir, você poderá ter sucesso nessa primeira etapa.

1. Defina o perfil ideal de acordo com a vaga

Antes de começar a fazer a análise do currículo é importante conhecer bem a vaga e assim definir o perfil ideal do candidato.O recrutador deve saber quais são as habilidades técnicas necessárias para a vaga em questão, além das características, tanto profissionais quanto pessoais, que a empresa almeja.Aqui é importante determinar alguns pontos como:formação acadêmica e know-how;experiência necessária;conhecimentos complementares, idiomas, por exemplo;competências comportamentais, como liderança e trabalho em equipe;Essa etapa facilita e otimiza a avaliação dos currículos, além de agilizar o processo. Sabendo o que a empresa precisa poderemos orientar as buscas com uma maior objetividade.É importante manter o foco nesse perfil e dar atenção aos candidatos que tiverem pelo menos 70% de compatibilidade com o que foi definido. Você pode encontrar um candidato com um excelente currículo, mas se não se encaixa nas necessidades, tanto da vaga quanto da empresa, não se deixe seduzir pelas suas competências. O que pode ser feito é deixar o currículo dele reservado para futuras oportunidades que possam surgir dentro desse perfil.

2. Analise a capacidade e a evolução do candidato

Uma vez que, você sabe quais são as habilidades que deve procurar, será mais fácil identificar os profissionais com essas competências.Porém, nessa fase não se limite a analisar se a formação e experiência estão de acordo com as exigências da vaga. É fundamental observar algumas informações que podem ser úteis para identificar se o candidato está apto ou não para continuar no processo.A experiência profissional pode nos oferecer várias informações. Podemos analisar a ordem cronológica das atividades profissionais do candidato para entender como têm sido a sua evolução. Se os cargos ocupados por ele, cada vez tem maior relevância, muito provavelmente se trata de um funcionário dedicado e competente. Por outro lado, se é um colaborador com alta rotatividade, isso pode indicar que se trata de um profissional instável e que possivelmente não ficará muito tempo na sua empresa.Outro dado importante que você pode obter, analisando a formação e experiência, é se o candidato investe na sua carreira e procura o seu crescimento. Se a sua formação condiz com a sua experiência e, além disso, o profissional tem investido em cursos de capacitação na área, isso quer dizer que o candidato está construindo uma carreira e isso colaborará com o crescimento da sua organização.

3. Faça uma análise das entrelinhas do currículo

Algumas informações que não estão explícitas no currículo podem dar uma visão mais profunda do profissional que estamos analisando. A seguir, veja alguns dados que podem ser úteis para entender melhor o candidato.

Apresentação do currículo

Fazendo uma análise da apresentação do currículo você poderá descobrir se o profissional é uma pessoa detalhista. Para algumas vagas essa caraterística pode ser determinante, portanto, é importante descobri-lo.

Ortografia

A boa ortografia é fundamental para qualquer profissional, ainda mais em cargos com maior responsabilidade. Um currículo com faltas ortográficas não só demonstra a deficiência do candidato nessa área, mas também denota desleixo.

Outras caraterísticas

Além das mencionadas, outras caraterísticas do candidato podem ser descobertas através do currículo. Veja algumas delas a seguir:objetividade;organização;interesses;formalidade;entre outras.Observando cuidadosamente o currículo é possível ir além do que está escrito e entender melhor a personalidade do candidato.

Teste gratuitamente a plataforma de Recrutamento e Seleção com melhor custo benefício do Brasil

4. Confira o nível de salários

Considerar o salário que o candidato tinha nos seus empregos anteriores e a sua pretensão atual é fundamental para eleger o profissional adequado.Se o valor do salário da vaga que temos para oferecer é muito inferior àquele que o profissional tinha anteriormente, a probabilidade de selecionar um colaborador insatisfeito financeiramente é alta.Isso pode gerar incômodos no dia a dia e inclusive podemos futuramente perder o funcionário, no caso dele encontrar uma opção mais próxima às suas expectativas.Quando a diferença é pequena, é importante conversar com o profissional para saber se isso pode afetar a sua relação com o emprego. Devido à crise econômica muitos profissionais relevam pequenas diferenças monetárias com o objetivo de terem um emprego que satisfaça suas necessidades.

5. Não tome decisões precipitadas

A triagem dos currículos é uma etapa que permite identificar os candidatos que devem ser considerados para o processo seletivo. Algumas dúvidas podem surgir enquanto você estiver fazendo a análise, mas tenha em mente o perfil procurado, se ele se encaixa, posteriormente, em um contato telefônico ou na própria entrevista, você poderá esclarecer as suas incertezas.Tome cuidado para não descartar um candidato que pode ser uma boa opção para a vaga, mas aproveite essa etapa para fazer anotações que deverão ser esclarecidas no próximo contato.A análise do currículo é uma etapa fundamental para a eleição dos candidatos a uma vaga, deve ser feita com agilidade, mas também com atenção e cuidado porque dela dependem as outras etapas do processo.Conhecer muito bem os requisitos da vaga e focar no perfil adequado é fundamental para que a triagem dos currículos seja feita satisfatoriamente.

Para avaliar se o candidato se adapta ao perfil, não devem ser consideradas apenas as informações explícitas, mas também é importante ler as entrelinhas. Fazer, não só essa fase, mas todas as etapas de recrutamento e seleção com atenção e cuidado é a única garantia de conseguir uma boa contratação, mas você sabia que a tecnologia pode lhe ajudar nesse processo? Leia nosso artigo sobre o recrutamento e seleção na era digital e adote esses novos recursos!

Paulo Rogério Lázari

Teste gratuitamente nossa plataforma de Recrutamento & Seleção

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *