Press "Enter" to skip to content

Profissão headhunter: Tudo o que você precisa saber

Davi Samuel Valukas Lopes 0

O que significa headhunter?

A palavra headhunter tem origem na língua inglesa e, ao pé da letra, significa caçador de cabeças. Mas calma, não entenda tão literalmente assim.  

Na próxima seção eu vou te contar o que um headhunter anda caçando e o que vem a ser a profissão de headhunter. Leia até o final!

O que é um headhunter?

O termo headhunter pode ser traduzido para o português como caça-talentos. Você já deve ter ouvido esse termo na TV, e geralmente é associado a profissionais que buscam talentos para o esporte, para a música, para o cinema etc.

Porém, aqui estamos falando de um profissional que também busca talentos, mas para as mais variadas vagas e funções do mercado de trabalho.  

Se você é empreendedor e está contratando, nesse artigo eu vou te mostrar como um headhunter pode contribuir com o seu negócio de forma estratégica. Mas se você é ou pretende ser um headhunter, eu te mostro quais são as vantagens dessa profissão. 

Atualmente, o LinkedIn, rede social corporativa mais importante do mundo, é talvez uma das principais ferramentas de trabalho de um headhunter. Por isso, se você é headhunter e não está no LinkedIn, você na verdade não é headhunter.

Segue comigo! 

Profissão headhunter: Principais desafios 

Você deve estar se perguntando quais as diferenças entre um headhunter e um recrutador. Não seria apenas mais um nome para a mesma função?

A resposta é não. Eu explico. 

Enquanto um recrutador, ou uma consultoria de recrutamento e seleção, trabalha com vagas, recebendo candidatos de forma passiva, o headhunter faz o processo inverso: busca ativamente no mercado os talentos mais adequados para determinada vaga. 

Sendo assim, ambos os profissionais trabalham vagas e talentos, mas enquanto o recrutador tem ênfase na vaga, o headhunter tem ênfase no talento. Entendeu?

Dessa maneira, quais os principais desafios dos headhunters no Brasil?

Talvez o primeiro desafio esteja no fato de que a ampla maioria dos headhunters atua de forma autônoma e independente. Além dos desafios que todo empreendedor enfrenta em nosso país e nós já conhecemos de trás pra frente, existem outros, como a constante dúvida sobre os motivos de o sujeito ter deixado um emprego para se aventurar em um universo de incertezas. 

Outro desafio, este ligado diretamente à atuação do headhunter, está no próprio modelo de trabalho desse profissional: buscar talentos todos os dias nem sempre é uma tarefa simples. Nesse sentido, veja 3 dificuldades:

  • encontrar talentos qualificados e com match em sua vaga
  • encontrar talentos dispostos a participar de um processo seletivo
  • quando as duas primeiras dificuldades são vencidas, saber escolher entre talentos com perfis parecidos 

Essas são apenas três das dificuldades que um headhunter pode enfrentar no desafio de buscar os talentos ativamente, processo também chamado de hunting.

Um terceiro desafio que todo profissional autônomo, não apenas o headhunter, enfrenta é em relação à aquisição e manutenção de clientes, pois existem muitas consultorias de recrutamento e seleção no mercado que acabam fazendo o processo de ponta a ponta.   

Desafios do mercado de trabalho

Profissão headhunter: conheça consultorias de destaque no Brasil 

Como eu te falei anteriormente, os headhunters geralmente atuam sozinhos. Porém, em alguns casos há uma parceria entre dois ou três, que acabam criando uma consultoria especializada em hunting.

Conheça algumas delas:

Woo Smart Connections: Formada pelas Headhunters Cristina e Luciana, a Woo Smart Connections é uma consultoria especializada em recrutamento de profissionais para os níveis Middle e Top Management, com atuação global. Posicionada no mercado como uma consultoria visionária e 100% digital, vem provando que é possível fazer um trabalho diferenciado com uma operação enxuta. Clique aqui para conhecer o LinkedIn da empresa. 

Talentu: fundada pelo Milton Daré, a Talentu é especializada em vagas para startups, Venture Capital e nova economia em geral, e realiza processos seletivos customizados conforme a necessidade de seus clientes. Clique aqui para conhecer o LinkedIn da empresa.   

Time Selection: fundada pelo Eduardo, a Time Selection trabalha posições administrativas, financeiras, comerciais, de recursos humanos, engenharia, tecnologia, design gráfico e jurídico, atuando desde posições de suporte à gestão até Executivos (C-Level). Clique aqui para conhecer o LinkedIn da empresa.

Como contratar um headhunter?

O que é um headhunter

Como eu já citei um pouco acima, todo headhunter obrigatoriamente está no LinkedIn. Essa é a primeira dica para contratar um headhunter, seja você um candidato que deseja encurtar sua caminhada rumo à tão sonhada vaga de emprego, seja você um gestor ou empreendedor que deseja contratar os serviços desse profissional para suprir suas demandas de recrutamento e seleção. 

Veja abaixo 5 dicas para contratar um headhunter sem arrependimentos futuros:

  • Analise o currículo, o histórico e as referências do headhunter
  • Analise os conhecimentos de mercado que o headhunter possui
  • Analise o networking do headhunter
  • Analise o tempo médio de contratações do headhunter
  • Analise a metodologia de trabalho do headhunter

Seguindo as dicas acima, as chances dessa parceria dar certo são muito grandes!  

Profissão headhunter: novos tempos, novos desafios 

Com o surgimento da atual pandemia que o mundo vem enfrentando, surgiram muitos novos profissionais independentes no mercado de trabalho, pois vários deles atuavam no RH de uma empresa e acabaram sendo demitidos, ou possuem ampla experiência em uma determinada área e decidiram se dedicar à contratação de talentos para aquele nicho específico. 

Esse fenômeno criou uma nova janela de oportunidades de negócios, mas também criou novos desafios. 

O principal deles é a quantidade de novos profissionais, que aumentou bastante a concorrência (e a necessidade de uma prestação de serviços mais qualificada). 

Outro desafio é o da digitalização, embasada pela nova mentalidade da transformação digital, que aliás não é tão nova assim, mas agora é que vem sendo debatida mais amplamente. 

Em suma, o novo headhunter, aquele profissional que vai se destacar no mercado de hoje em diante, é antenado na questão tecnológica, além de ser um estudioso de temas como comportamento humano e gestão de pessoas, pois sabe que é através da aprendizagem contínua que as boas práticas vão se refinando e aparecendo em seus resultados.  

5 benefícios de se usar um software de recrutamento e seleção 

Para complementar o que eu te disse na seção anterior, eu vou te falar de 5 benefícios que um headhunter tem ao utilizar um software de recrutamento e seleção. São eles:

  1. Automatização de hunting pelo LinkedIn
  2. Centralização de dados em um único canal
  3. Agilidade nas análises 
  4. Apoio de métricas claras e objetivas através de dashboards
  5. Talent Acquisition 

Automatização de hunting pelo LinkedIn

Lembra que eu te falei no início do texto que o LinkedIn é uma das principais ferramentas de trabalho do headhunter

Pois bem, o LinkedIn é o lugar perfeito para você encontrar os talentos mais adequados para as vagas que você está trabalhando, mas é um oceano de informações que podem gerar alguns efeitos colaterais indesejados, como a falta de organização. Por isso, uma plataforma de recrutamento digital pode ser um diferencial. 

A plataforma da Recrutei, por exemplo, possui uma extensão no Google Chrome que puxa todas as informações públicas do perfil do talento em apenas 3 cliques, adicionando-o a uma vaga específica ou à base de talentos, conforme o contexto;

Centralização de dados em um único canal

Um software de recrutamento e seleção oferece a vantagem de você, headhunter, poder centralizar todas as informações dos seus talentos e dos seus processos seletivos em um único local. 

Chega de receber currículos por e-mail, lotando sua caixa de entrada, pois você pode enviar um link para seus candidatos preencherem as informações, que serão salvas automaticamente em sua base de talentos. 

A plataforma de recrutamento digital da Recrutei, por exemplo, oferece um chatbot pioneiro na América Latina chamado Recrubot, que possibilita ao candidato a automatização do cadastro via chatbot pelo Whatsapp, que inclusive consegue entender arquivos de áudio;

Agilidade nas análises

Nós sabemos que ter agilidade é uma necessidade indispensável nos dias de hoje, principalmente em um mercado tão dinâmico quanto o que temos. Por isso, ter um software de recrutamento e seleção é tão importante para um headhunter, pois ela resolve essa dor diretamente. 

Se antes um processo seletivo feito manualmente durava um determinado tempo, com uma solução como a da Recrutei, por exemplo, você consegue otimizar esse tempo em mais de 60%;

Como contratar melhor

Apoio de métricas claras e objetivas através de dashboards

Por mais que a parte operacional do trabalho de um headhunter seja bem-feita, se ele não consegue mensurar os resultados, vai ter dificuldades tanto para mostrar aos seus clientes qual o valor agregado o trabalho dele tem, quanto para evoluir em pontos de oportunidade que eventualmente o seu serviço possa ter. Por isso, os dashboards que todo software de recrutamento e seleção disponibiliza são tão importantes. 

A plataforma da Recrutei, por exemplo, disponibiliza dois dashboards distintos: um específico de cada vaga, com informações como a média de candidatos por idade, pretensão salarial, escolaridade e outros itens, além de dois funis, um com todos os candidatos do processo seletivo e outro apenas com candidatos reprovados, dando uma visão clara do percentual de aprovações e reprovações em cada etapa do processo seletivo, e outro com informações gerais de vagas, como a quantidade aberta em um determinado período, o percentual de vagas fechadas dentro e fora do prazo etc; 

Em um mercado tão competitivo, sabemos da importância do talent acquisition, que significa o estabelecimento de um relacionamento de longo prazo com sua base de talentos, mantendo o engajamento e aumentando o nível de qualificação dos seus candidatos. 

Mas de que forma um software de recrutamento e seleção pode ajudar com isso? 

Com a possibilidade de centralização de dados, o recrutamento digital permite com que você direcione melhor sua comunicação com seus talentos, pois as informações organizadas trazem clareza e apontam para o aprimoramento constante.

Para finalizar

E aí, gostou do texto? Clique aqui para ler meu artigo “7 dicas de negócios para headhunters”.

Para complementar seus conhecimentos sobre o tema, assista à live que fizemos com uma das mais experientes headhunters do Brasil!

Fique ligado em nossos próximos artigos!

Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *