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Canais de comunicação interna: como usá-los da melhor forma?

Priscila Manso 0

Os canais de comunicação interna têm o objetivo de ajudar a empresa a conversar com seus colaboradores, fortalecer vínculos entre eles e melhorar diversas rotinas.

Normalmente, dentro de uma empresa, pensamos muito em ações de comunicação e marketing para os clientes. Entretanto, valorizar os colaboradores é uma das iniciativas mais importantes, principalmente porque são eles quem fazem as coisas acontecerem. 

A partir de uma boa comunicação interna, é possível manter seus colaboradores informados, atualizados e próximos da empresa. Além disso, dá para facilitar burocracias, comunicados, campanhas internas e muito mais. 

Se você quer que sua empresa tenha uma excelente taxa de retenção de colaboradores e seja atraente para os novos, precisa estar por dentro dos melhores canais de comunicação interna. Confira a seguir.

Para o que serve a comunicação interna?

A comunicação interna é uma área de atuação que foca suas ações e mensagens nos colaboradores da sua empresa. Ou seja, é uma estratégia que a companhia utiliza para transmitir e compartilhar informações relevantes dentro do ambiente de trabalho.

Esse tipo de contato pode ser feito de algumas formas: vertical, quando passa dos líderes para os liderados. Há também a comunicação interna horizontal, com mensagens entre pessoas que estão no mesmo nível hierárquico. E, por fim, a circular, quando a empresa (geralmente representada pelo RH e/ou marketing) envia comunicados oficiais, comemorações e produz conteúdos gerais sobre a organização, suas áreas e envolvidos.

Entre os tipos de conteúdo estão mensagens sobre os valores, missão, visão e estratégias da empresa ou algo mais individual como feedbacks, metas ou promoções. 

Qual a importância da comunicação interna?

A comunicação interna é muito importante para todas as empresas, já que ter esse discurso claro e alinhado é fundamental para que todos se sintam parte e entendam a importância de cada um dentro da organização. Além disso, são determinadas as condutas e objetivos que a empresa segue e busca.

Com isso bem executado, a empresa consegue diversos benefícios. Confira alguns deles:

  • A comunicação interna melhora o clima na empresa
  • O time se torna mais produtivo e engajado
  • Diminui a rotatividade de funcionários que estão mais satisfeitos
  • Melhora a integração de novos colaboradores

Quais canais utilizar na comunicação interna?

Aproveitando o último tópico, essa pergunta costuma ser bastante comum. O ideal é utilizar formatos diferentes, afinal, os seus colaboradores também são pessoas diversas. Dessa maneira, as mensagens serão enviadas e recebidas por eles pelos canais que mais se sentem à vontade para utilizar. 

Além dos mais tradicionais, como o e-mail, tv corporativa e murais, pode apostar nas novas tecnologias, em especial no WhatsApp, umas das formas de contato mais usadas recentemente.

Aqui, o que vale lembrar é a aplicação de cada um. Por exemplo, o WhatsApp e a Intranet são bons para empresas que têm colaboradores espalhados em vários endereços, com muitos em home office. Inclusive, dá pra integrar chatbots nos dois!

Agora, TV Corporativa e murais são mais indicados para empresas que têm chão de fábrica, refeitório, forte atuação presencial e que contam com colaboradores que nem sempre estão conectados à internet e, por isso, não conseguem acessar as mensagens instantaneamente. 

Ah, e não pára por aí. Sua empresa também pode usar outros aplicativos de comunicação que funcionam super bem em negócios, como aplicativo próprio, Slack, Discord, entre outros.

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A rotina da comunicação interna costuma ser bastante agitada. Muitas vezes ela está inserida na área de marketing ou RH, o que já facilita alguns processos. Mas a verdade é que a comunicação interna de uma empresa pode influenciar em muita coisa! 

Em primeiro lugar, é interessante estruturar bem os processos para conversar com os colaboradores de maneira mais fluida. Além disso, uma boa comunicação interna pode emitir comunicados mais assertivos, engajar os funcionários em ações da empresa e receber feedbacks através de caixinhas de sugestões anônimas – por exemplo. 

Ademais, este departamento também pode se responsabilizar por coletar documentos periódicos, atestados médicos e atualizações cadastrais. 

Isso sem contar nos novos recrutamentos – como envolver os recém-chegados em ações internas e facilitar a comunicação com eles? Ufa! É muita coisa, não é mesmo? E nisso, a tecnologia pode ajudar! Olha como os chatbots dão aquele help:

  • Converse com seus colaboradores atuais e com os futuros
  • Não deixe os colaboradores esperando
  • Documente burocracias com funcionários
  • Reduza os seus custos com equipe

Seja Mktzap e aprimore sua comunicação interna 

Com o Mktzap sua empresa fica disponível em diversos canais digitais de comunicação com seus colaboradores e futuros funcionários. Além disso, também integra chatbots para automatizar ainda mais suas comunicações no WhatsApp ou na intranet. Você pode configurar um chatbot para a comunicação interna da sua empresa, de acordo com aquilo que precisa. Para isso, conte com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!

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