Chatbot, Inteligência Artificial, automação, esses são assuntos em alta, mas que ainda trazem muitas dúvidas para profissionais de Rh. Afinal, como a tecnologia pode estar relacionada aos Recursos Humanos? Bom, ela está muito mais ligada do que você pode imaginar.
Atualmente, a maioria das empresas no Brasil já estão utilizando essas ferramentas em seus processos de recrutamento e seleção, principalmente, o chatbot. E esse é o nosso tema de hoje. Se você ainda desconhece o poder desse software para os seus processos seletivos, não deixe de ler este artigo até o fim. Bora lá?
Sumário
O que é chatbot e Inteligência Artificial?
Antes de falarmos especificamente sobre os chatbots, precisamos entender basicamente o que é a Inteligência Artificial – IA. Foi essa tecnologia que tornou possível o desenvolvimento dos chatbots, deixando-os cada vez mais eficientes e próximos dos comportamentos e habilidades humanas.
Essencialmente, o conceito de IA é o de tornar computadores e máquinas capazes de raciocinar, criar e até mesmo se relacionar com outras pessoas como se fossem seres humanos.
Tudo isso utilizando dados e padrões de comportamentos comuns aos das pessoas para nutrir seu banco de informações e permitir seu autoaperfeiçoamento. Por meio da Inteligência Artificial, os chatbots, que já são amplamente utilizados no mundo virtual por grande parte das empresas, despontam como uma importante ferramenta para baratear e agilizar os processos de interação com seus clientes
E quando falamos de recrutamento, essa tecnologia também já está sendo incorporada na prática de profissionais de Recursos Humanos no mundo inteiro.
O que é chatbot e como ele pode ser usado em RH?
Um sistema de chatbot eficiente no setor de RH fornece um importante suporte para os funcionários e uma ótima experiência para os candidatos. Esses ajudantes digitais já estão sendo usados em muitas fases do processo de seleção – desde o contato inicial, recrutamento, passando também pela integração e até mesmo treinamento adicional e suporte aos funcionários.
Os chatbots não apenas economizam muito tempo do profissional de RH como também possibilitam uma economia considerável para as empresas. Neste artigo, analisamos mais de perto os inúmeros benefícios, bem como alguns usos possíveis e exemplos concretos, da implementação de chatbots dentro da área de Recursos Humanos no processo de recrutamento.
Então, o que exatamente é e como funciona um chatbot de RH?
Podemos defini-lo como um assistente virtual que é capaz de interagir com os humanos, atendendo tanto candidatos quanto funcionários da empresa a qualquer momento.
Além disso, os chatbots de RH não se limitam apenas em estabelecer conversas com pessoas. Eles também ajudam a automatizar as tarefas do recrutador, por exemplo, no agendamento de entrevistas, triagem de candidatos, respondendo questões simples dos candidatos, como em que fase está sua inscrição, além de responder também perguntas básicas sobre a empresa, políticas etc.
Principais benefícios dos chatbots de recursos humanos
Por um lado, o uso de chatbots visa apoiar os funcionários de RH a concluir suas tarefas diárias mais rapidamente, a fim de investir mais tempo em processos estrategicamente mais valiosos. Por outro lado, os chatbots também podem aumentar a satisfação dos candidatos, simplificando a coleta de informações durante o processo.
Esse tipo de ferramenta, baseada em inteligência artificial, possui vantagens interessantes que agregam valor às atividades de recrutamento em RH. Confira nossa lista com as principais vantagens trazidas para a organização e profissionais de RH ao utilizar o chatbot.
Algumas vantagens concretas dos chatbots na gestão de RH
- Disponível 24 horas por dia – Independentemente de quem precisa realizar alguma consulta, funcionário ou candidato, o chatbot estará disponível 24 horas por dia de forma automatizada.
- Melhor percentual de interação com candidatos em potencial – Comece a interagir e coletar dados dos seus possíveis candidatos antes mesmo do período de inscrição e acompanhe-os de forma ativa e automática durante todo o processo de seleção.
- Aumento da eficiência da equipe de RH – Com a ajuda dessa ferramenta, os colaboradores terão mais tempo livre para se dedicar a tarefas mais complexas e, assim, aumentar a produtividade de sua equipe nos processos internos e externos.
- Coleta de dados eficaz – O chatbot não apenas estabelece interação com seus candidatos e funcionários, mas também pode coletar dados estratégicos e integrá-los aos sistemas existentes, se necessário e conforme a necessidade de cada empresa.
- Redução de custos – Com o uso correto da ferramenta, que ajudará a automatizar os processos, ela não somente o ajudará a economizar tempo como também a reduzir os custos.
- Funcionários e candidatos mais satisfeitos – Além de livrar seus funcionários de processos manuais simples e demorados, que poderiam ser realizados de forma automática, o chatbot melhora a interação entre a empresa e o candidato e ao final do processo o seu nível de satisfação será aumentado.
Como usar o chatbot no meu departamento de RH?
Você, profissional de RH e recrutamento, que deseja ser realmente um líder na sua função, este é o momento de agir!
Com o aumento do volume de trabalho remoto e entendendo a importância da comunicação rápida no desempenho das tarefas, fica evidente, que a não integração de chatbots no seu fluxo de trabalho, inevitavelmente deixará você a alguns passos atrás da sua concorrência.
Os chatbots de RH são ferramentas imprescindíveis
Portanto, entendendo que a gestão de recursos humanos é parte primordial de uma organização, as abordagens tecnológicas nesta área específica, naturalmente, terão um grande impacto positivo no restante da empresa.
Por exemplo, na redução de custos nos processos de recrutamento, melhorando sua eficiência e até mesmo aumentando o valor da marca e satisfação dos funcionários.
Recrubot
Aqui na Recrutei, o recrutador pode contar com o Recrubot, que é um chatbot logado ao WhatsApp. Ou seja, você pode transformar a experiência dos seus candidatos utilizando o mensageiro mais utilizado pelos brasileiros.
O Recrubot conta com:
- Linguagem Simples: utilizamos uma linguagem simples e didática.
- Tudo Automático: foque na análise e deixe nosso robô cuidar do resto.
- Rápido: em dois cliques seu chatbot já estará pronto
Agora que você já entende a importância do chatbot para o seus processo seletivos, que tal experimentar na prática?
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