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Experiência do candidato: 5 dicas fundamentais para aplicar

Paulo Rogério Lázari 0

A experiência do candidato é a percepção dos candidatos do processo de seleção, desde a publicação da vaga, até que ele é informado se foi aprovado ou não. É dela a responsabilidade da permanência do postulante durante todo o processo seletivo.

Atrair talentos com uma ótima qualificação para uma vaga de trabalho é apenas o início do processo. É importante evitar a desistência dos aspirantes no meio do caminho, algo muito comum hoje em dia, mesmo em tempos de crises. (Se atração também é um problema para você, separamos um artigo sobre Estratégias de Talent Acquisition que pode te ajudar)

Assim como as empresas realizam uma avaliação para escolher os melhores candidatos, os talentos com uma melhor capacitação também fazem uma análise das suas opções antes de decidir aceitar entrar em uma empresa. 

Quando a experiência do candidato não é totalmente positiva, os profissionais mais competentes desistem do processo e procuram outras oportunidades. Isso prejudica notavelmente o nível de contratados de qualquer organização. Por esse motivo, a experiência do candidato é algo extremamente importante para o sucesso de qualquer contratação.

Hoje, neste artigo, você vai descobrir como otimizar a experiência do candidato para os seus próximos processos seletivos.

Pronto para mudar o rumo das suas contratações? Então leia até o final!

5 pontos para garantir uma experiência do candidato de sucesso!

Como você viu até agora, a experiência do candidato tem uma grande importância para a contratação de talentos em uma organização. Por isso, veja a seguir quais são as práticas que não podem faltar no seu próximo processo seletivo.

1. Aprimore anúncio da vaga

O anúncio de uma vaga de emprego não deve se limitar a colocar informações sobre os requerimentos e exigências da função. Deve também apresentar a empresa para os candidatos. Fazer um anúncio atraente e que transmita transparência é primordial para captar a atenção daqueles profissionais mais cobiçados pelo mercado.

Além de falar dos requisitos da vaga, fale, de forma resumida, o propósito da empresa e mencione os benefícios que o candidato obterá ao trabalhar nela.

A elaboração de um bom anúncio é o primeiro passo para favorecer a experiência do candidato.

A colaboração extra que deixamos para você Recrutador é valorizar o Design. Hoje existe ferramentas que podem ser facilmente manuseadas, exemplo:

Separamos um tutorial que te ensina a base necessária para criar imagens com as descrições das vagas!

2. Facilite o cadastro para a vaga

Muitas empresas fazem da candidatura um processo tedioso. Se você utiliza um sistema online para que os candidatos se cadastrem à vaga, verifique que o procedimento é simples. Alguns sistemas pedem para que o candidato digite todos os dados pessoais, acadêmicos e experiências, no entanto, muitos se desanimam nessa etapa. 

Se você busca uma boa adesão para a sua vaga, deve simplificar ao máximo o processo, sem deixar de lado a qualidade das informações recebidas.

Peça para o candidato anexar um currículo, por exemplo, acompanhado de uma pequena apresentação ou resposta a uma pergunta feita por você. Desse modo, você poderá ter, além do currículo, informações mais espontâneas do candidato sem a necessidade de que a etapa se torne demorada. 

3. Ofereça um feedback dinâmico

O feedback é um elemento importantíssimo na experiência do candidato. Uma das maiores reclamações de quem aspira a uma vaga é a falta de retorno na conclusão do processo. Muitas empresas prometem uma resposta, seja afirmativa, seja negativa, que nunca chega.  O feedback é fundamental e não só isso, é necessário durante todas as etapas do processo, quanto mais informações úteis se derem ao candidato, a experiência será muito mais positiva.

Isso reflete diretamente no Employer Branding, já que muitas vezes esse tipo de experiência é compartilhado no círculo social do candidato. Algo que tornará a organização alvo de novos talentos.

Uma vez que fica clara a importância do feedback, devemos destacar que esse retorno deve ser rápido. Quanto mais dinâmico seja, a experiência será muito melhor.

4. Priorize a experiência da entrevista

A entrevista é o momento em que existe uma maior interação entre o candidato e a empresa, por esse motivo, deve ser priorizado.

Utilizar essa oportunidade para conectar com o candidato é primordial. Desde o momento em que o candidato chega, deve ser valorizado. Para isso recomendamos o seguinte:

Não marque vários candidatos no mesmo horário

Mesmo que você queira avaliar uma grande quantidade de candidatos, valorize eles individualmente. Para isso, nada melhor do que agendar cada um deles em horários diferentes.

Dessa forma, você otimiza o tempo do seu candidato e demostra a preocupação com a sua individualidade.

Seja pontual

É comum em uma entrevista exigir pontualidade do candidato, porém, muitas vezes nós, entrevistadores, não somos pontuais. Não deixe o aspirante esperando, se você agendou um horário, se organize para atendê-lo nesse período.

Dê total atenção ao candidato

Evite interrupções durante a entrevista, esqueça do celular e outras distrações. Só assim, poderá transmitir ao candidato o quanto ele é importante nesse momento.

Prepare-se para a entrevista

Fazer perguntas que já estão respondidas no currículo ou em contatos anteriores não colaboram com a experiência do candidato, já que demostra que ele não está sendo ouvido. É importante contar com uma boa preparação para a entrevista, portanto, analise o currículo novamente antes de conversar com o postulante. Isso não só favorece a experiência, mas também otimiza o processo.

Deixe o candidato a vontade

A entrevista pode ser uma vivência estressante para alguns candidatos, deixá-lo confortável, além de favorecer uma boa comunicação, otimiza a experiência do candidato.

5. Utilize uma plataforma de recrutamento e seleção

As plataformas de recrutamento e seleção estão configuradas para otimizar o processo seletivo, além de colaborar diretamente com a agilidade dos resultados.

Uma plataforma de recrutamento e seleção permite centralizar o processo no candidato, além de contribuir com a administração de dados, inclusive, reduzindo os custos. 

A experiência do candidato contribui com o Employer Branding favorecendo a imagem da empresa e tornando-a alvo de desejo que cada vez mais profissionais.

Evite a perda de bons profissionais para os seus concorrentes, otimize a experiência do candidato e favoreça a imagem da sua marca no mercado de trabalho.Agora que você já sabe o que deve considerar para garantir uma experiência do candidato de sucesso, leia nosso próximo artigo e descubra como atrair melhores candidatos para o seu processo de seleção com o Recruitment Marketing.

Paulo Rogério Lázari

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