Press "Enter" to skip to content

Summer Job: Prepare um Estágio de Verão Inesquecível

Felipe Castro 0

O verão está rapidamente se aproximando. E ao invés de irem para a praia, muitos estudantes universitários podem estar indo direto para o seu escritório como estagiários de verão no seu programa de Summer Job.

Eles são novos, cheios de energia e com muita vontade de aprender coisas novas – exatamente o que você procura para sua equipe.

Para muitos dos contratados, essa será a primeira experiência em um ambiente empresarial. Por isso é importante que eles sejam treinados sobre os seus papéis e o papel da sua indústria durante o período do summer job.

O treinamento inicial é extremamente importante para que sua empresa consiga aproveitar ao máximo a equipe extra nesse curto período de 5-6 semanas.

Preparamos algumas dicas de como preparar um summer job inesquecível. Tanto para sua empresa, quanto para os novos talentos que vocês irão receber.

1. Summer Job: Escolha os Talentos Corretos

via GIPHY

Os contratados para o summer job podem ser apenas temporários, mas mesmo assim eles impactam sua equipe de forma significativa. Um estagiário de verão desmotivado, improdutivo e que não tem vontade de aprender afeta toda a eficiência e cultura do time.

Mas uma boa contratação pode contribuir de forma fantástica para a sua empresa. Podendo inclusive ser contratado no fim do período determinado.

Em programas summer job, é importante ter em mente exatamente quais os perfis que você está procurando. Dependendo da área da contratação dos novos talentos, você pode colocar expectativas altas e até mesmo experiência anterior.

Mas lembre-se, essa não é a ideia principal de um summer job. O objetivo é minerar talentos e transformar o carvão em diamante.

Mark Babbitt, CEO da YouTern, estimula a contratação para o summer job com base no intangível: entusiasmo, soft-skills, capacidade de aprendizado e valores. Caso o contratado tenha essas características, poderá desempenhar quase qualquer atividade dentro da empresa.

2. Summer Job: Tenha um Planejamento Claro

via GIPHY

A pior coisa em um programa de summer job é ter uma equipe que não tem atividades o suficiente para serem desempenhadas.

Além deles ficarem entediados, você sempre ficará tentando criar atividades que não tem um objetivo claro. Nem pra eles e muito menos para a sua empresa.

Dessa forma, é importante que você tenha um planejamento claro do que será executado durante o summer-job. Assim você poderá dimensionar o tamanho da equipe que será recrutada.

O gerente de estágios da Games.com, David Schwarzberg, começa a pensar no que sua equipe de estagiários irá trabalhar meses antes de abrirem o processo de recrutamento e seleção.

Mesmo que você esteja começando agora, tire um tempo para mapear o que você deseja trabalhar durante esse período. E não foque somente em tarefas operacionais. Dê a eles tarefas desafiadoras e que vão contribuir de forma significativa para os objetivos da área.

3. Summer Job: Faça uma Recepção

via GIPHY

Todo mundo gosta de se sentir bem recebido em um ambiente novo – e isso não é diferente no trabalho. Uma boa forma de fazer isso é enviando um e-mail dando boas vindas a todos e realizando uma reunião de apresentação de time.

Caso você vá contratar mais de uma pessoa para o estágio de verão, considere realizar um período de treinamento onde todos ficam juntos, e depois são separados para treinamentos específicos de cada área.

Outra forma bastante interessante é definir mentores para cada estagiário. Dessa forma ele terá liberdade de tirar dúvidas e receber feedbacks de uma pessoa mais próxima.

4. Summer Job: Alinhe Expectativas

Extremamente importante quando estamos falando de programas de estágio. Muitas vezes, os contratados terão expectativas bem altas em relação às tarefas desempenhadas.

No momento da entrevista é muito importante alinhar as expectativas da pessoa com as tarefas que serão desempenhadas dentro da empresa.

Dessa forma a mesma não se sentirá desmotivada, e até pior, saia da empresa durante o período de estágio.

5. Summer Job: Avaliação de Desempenho

via GIPHY

Estágios são, na  maioria das vezes, experiências de aprendizagem. Então é crucial dar aos novos contratados feedbacks constantes, até semanais, para ajudá-los a se desenvolver melhor.

Conversas semanais de alinhamento de objetivos e revisão de atividades é essencial. Também é importante reconhecer as contribuições de cada estagiário antes do fim do período.

“Nós encerramos nosso programa de summer-job com um showcase. Cada estagiário realiza uma apresentação de cinco minutos sobre o que realizou durante o programa. Além disso eles apresentam um feedback construtivo para a empresa”

Laura Chambers, coordenadora de estágios da eBay

Construir um programa de summer-job pode ser trabalhoso e demanda tempo dos envolvidos. Mas é recompensador, uma vez que os resultados que os novos contratados podem trazer.

A mineração de talentos por meio desse processo é ótima, afinal, todos nós já fomos estagiários em algum momento de nossa vida.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *