Press "Enter" to skip to content

Curso de recrutamento e seleção : a nova certificação gratuita da Recrutei Academy

Davi Samuel Valukas Lopes 0

Curso de recrutamento e seleção a nova certificação gratuita promovida pela Recrutei Academy e ministrada por Aparecida Morais, ex-diretora de RH do Tribanco e atual sócia-conselheira da Recrutei.

“Liderança e aprendizagem são indispensáveis um ao outro.”  John F. Kennedy

Se você precisa de um curso de recrutamento e seleção online 100% gratuito, está no lugar certo!

A certificação traz conteúdos relevantes que vão desde a atração de talentos até a geração e gestão de métricas, importante mecanismo de mensuração de resultados e previsões. 

Atração de Talentos 

Segundo artigo publicado pela Vittude Corporate, consultoria especializada em ajudar as empresas a cuidarem preventivamente da saúde mental dos colaboradores (clique aqui para ler o artigo completo), os principais impactos negativos de uma atração de talentos mal-feita são:

  1. Aumento de custos com contratação
  2. Diminuição da produtividade
  3. Desmotivação da equipe

Diminuir custos com a contratação de candidatos é um fator de suma importância para as empresas hoje. Por isso, torna-se vital desenvolver estratégias o mais assertivas possíveis para que o processo de atração de talentos seja eficaz e efetivo, diminuindo o índice de turnover e, consequentemente, forçando para baixo o gráfico de novas contratações. 

Curso de recrutamento e seleção de pessoas

Lembre-se que custa muito mais contratar novos funcionários do que manter os atuais. Segundo artigo publicado no portal JusBrasil, “a solução encontrada pelos empresários que possuem consciência social e visão de seu negócio como um todo, é capacitar aqueles empregados que não tiveram oportunidade de estudo e qualificação profissional, mas que conhecem a empresa e mantêm a mente voltada para os objetivos do grupo. O investimento não só supre uma necessidade do empregador como também aumenta a motivação do empregado, que progride intelectual, hierárquica e financeiramente, qualifica-se e descobre um novo talento”.

Portanto, atrair os candidatos adequados e investir na relação com eles é um excelente investimento para as organizações. 

Com relação à produtividade, os impactos são muitos, desde os mais óbvios até outros não tão evidentes assim. 

Segundo artigo publicado pela Rock Content, uma das maiores empresas de marketing de conteúdo do Brasil, os três principais impactos negativos da baixa produtividade são:

  1. Pouca agilidade
  2. Inconsistência dos processos
  3. Aumento dos custos 

A falta de agilidade, em um mercado de trabalho imerso na chamada cultura ágil, é praticamente um suicídio corporativo. O SLA dos processos seletivos está cada vez menor, principalmente após o aumento da tendência de adesão das consultorias à transformação digital, com plataformas de recrutamento como a da Recrutei.

A relação entre a inconsistência dos processos e a baixa produtividade é uma espécie de retroalimentação, o que gera um ciclo vicioso de prejuízos muitas vezes pouco perceptíveis até que seja tarde demais. 

Veja que voltamos a falar no aumento dos custos, pois este está sempre na ponta do processo quando as coisas não vão bem no meio dele.  

Por fim, a desmotivação da equipe também é um problema grave, visto que profissionais desmotivados, seja por qual motivo for (e falando em atração de talentos mal-feita, o motivo pode ser a inadequação à atividade exercida), ativam uma série de outros pontos de oportunidade que podem levar um negócio à ruína, da mesma forma que um encanamento enferrujado pode romper e inundar um bairro inteiro. 

Aula sobre o tema Atração de Talentos da certificação, ministrada pela Aparecida Morais em formato de entrevista

Continue a leitura para entender melhor sobre a certificação gratuita da Recrutei Academy em Recrutamento e Seleção. Tenho certeza de que você vai gostar!

Métricas de Recrutamento & Seleção

“Em tudo que você tiver que ser, seja bom.” Abraham Lincoln

Se em uma das pontas temos a atração de talentos, dando o start ao processo de R&S, na outra ponta temos as métricas, responsáveis por mensurar e validar o que foi feito e apontar pontos de oportunidade que de outra forma ficariam imperceptíveis. 

Aparecida Morais, sócia-conselheira da Recrutei e professora deste curso de recrutamento e seleção , sempre diz, citando o escritor e estatístico William Edwards Deming, que o que não se mede não se gerencia, e ela tem razão. Sem as métricas de R&S não é possível sequer dizer se o processo seletivo foi bem-sucedido ou não.

“Não encontre a falha, encontre um remédio.” Henry Ford

Segundo artigo da Companhia de Estágios, as seis métricas mais importantes em um processo de R&S são as seguintes:

1.   Número de vagas

2.   Retorno quantitativo e qualitativo das vagas

3.   Tempo

4.   Custo de contratação

5.   Turnover 

6.   Experiência do candidato

Repare como, enquanto a atração de talentos é um processo bem mais humano e relacional, as métricas são bem mais focadas em números e nos aspectos processuais em si. É evidente que há os dois aspectos em todo o processo, mas aqui é importante enxergar o quanto cada um pesa em cada parte dele.

Trocando em miúdos, aspectos humanos e processuais se complementam de modo harmônico e equitativo, fechando um círculo virtuoso que conduz à assertividade, à eficiência, à eficácia e à efetividade. 

Curso gratuito de recrutamento e seleção
É evidente que há os dois aspectos em todo o processo, mas aqui é importante enxergar o quanto cada um pesa em cada parte dele.

Um artigo escrito e publicado por Catarina Sena no portal Administradores, um dos mais importantes do país, diz que a performance e a gestão dos resultados são imprescindíveis para que a qualidade seja apreciada. Sendo assim, métricas e indicadores tornam-se parceiros indispensáveis no processo. 

“Utilizando indicadores, métricas, medições e parâmetros, as empresas podem avaliar o seu resultado total (ou setorial, caso queira) de forma acertada, uma vez que números e dados verdadeiros não dão, geralmente, margem para interpretações errôneas ou informações inconsistentes, desde que sejam analisados da forma correta.” Catarina Sena

Aula sobre o tema Métricas de Recrutamento & Seleção da certificação, ministrada pela Aparecida Morais em formato de entrevista

Calma! A leitura ainda não acabou. Para aproveitar a oportunidade e certificar-se gratuitamente em Recrutamento e Seleção pela Recrutei Academy, fique comigo até o final da leitura!

Outros temas relevantes – Curso recrutamento e seleção

Além dos temas abordados anteriormente (Atração de Talentos e Métricas de R&S), a certificação trata dos seguintes assuntos:

  • Entrevista de emprego
  • Headhunters
  • A importância das Consultorias de Recrutamento 
  • Tecnologia no RH 

Quero destacar o tópico “A importância das Consultorias de Recrutamento”, já que você, caro leitor, provavelmente ou conhece esse nicho de mercado

Esse tipo de prestação de serviços mostrou-se fundamental para a profissionalização da contratação de talentos. Através da expertise de profissionais muitas vezes advindos de anos ou até décadas de experiência em RH’s e DP’s de médias e grandes empresas, que possuem um olhar apurado na identificação do candidato com maior fit cultural para determinada vaga, a maioria das consultorias conta com um time extremamente enxuto, com poucos profissionais atuando, e uma cultura ágil bem implementada. 

Além disso, durante a pandemia do novo Coronavírus, a tendência da transformação digital e do recrutamento remoto abriram um leque de possibilidades a essas prestadoras de serviços, que com o apoio de tecnologias como a da Recrutei, mudaram os paradigmas tradicionais do exercício da contratação de pessoas.   

Foi nesse tipo de profissional que nós da Recrutei Academy pensamos quando decidimos criar a certificação gratuita com o curso de recrutamento e seleção, pois sabemos da relevância de termos profissionais qualificados prestando um serviço de excelência ao mercado de trabalho. 

Um efeito dominó (positivo ou negativo, a depender do que foi dito no parágrafo anterior) é iniciado quando os recrutadores entram em ação, trabalhando para alimentar as empresas dos mais diversos setores, e a Recrutei pretende desempenhar um papel protagonista nesse teatro da vida real.  

Curso de recrutamento e seleção grátis
Recrutei Academy

Como posso me matricular?

Para ter acesso ao curso de recrutamento e seleção de pessoas da Recrutei Academy, clique aqui e se inscreva. E não se esqueça: a certificação é totalmente gratuita!

Para ler outros artigos com temas relevantes publicados no Blog Recrutei, clique aqui

Tenha um ótimo aprendizado. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *