Press "Enter" to skip to content

Conheça 5 Cursos para RH para você aproveitar

Felipe Castro 0

Se você é um profissional da área de recursos humanos, já deve saber que dentro dessa área existem grandes sub-áreas, que são bastante específicas. Recrutamento e seleção, gestão de capital humano, treinamento e desenvolvimento de pessoas, gestão de cargos e salários e muitas outras. Por isso é muito importante o profissional sempre buscar cursos para RH.

Para se destacar no mercado de trabalho, é importante que o profissional de RH escolha uma sub-área para se especializar. Para isso existem vários cursos para auxiliar quem é da área a desenvolver habilidades.

Antes de escolher qual curso, o primeiro passo é escolher qual área. Algo que pode auxiliar é estudar de forma superficial cada uma das subáreas para depois escolher em qual delas você irá se aprofundar.

Neste artigo reunimos vários cursos que podem auxiliar no seu desenvolvimento de carreira. Nesse artigo priorizamos os cursos online.

Como você ainda está em uma etapa de descoberta, não vamos recomendar que você inicie direto com uma pós graduação.

1. Cursos para RH: Se preparando para Gerenciar Recursos Humanos – Coursera

Playlist com algumas aulas que o curso possui

Nesse curso de quatro semanas você irá aprender maneiras de trabalhar oferecendo alta qualidade de atendimento a equipe, descobrindo o que os motiva. Além disso irá aprender maneiras de analisar leis e padrões que afetam o RH.

O curso é composto por vários formatos, como vídeos, leituras, quizzes e discussões.

Na primeira semana você irá avaliar alternativas de liderar o time, entender porque a gestão de recursos humanos é importante e praticar e criar estratégias para gerenciar equipes em diferentes cenários.

A segunda semana é focada principalmente em motivação, e como o dinheiro pode ser um fator motivante para toda a equipe. Você aprenderá a montar planos de incentivo que podem ser aplicados a todas as áreas de uma empresa.

Como a motivação não é exclusivamente financeira, a semana três é focada inteiramente em como a gestão de pessoas pode utilizar de outros elementos. Sendo assim, cultura, pressão social e outros fatores motivam os colaboradores.

Para fechar, na quarta semana você terá uma profunda análise de como alguns aspectos da legislação afetam os recursos humanos.

Além disso você irá diferenciar as boas práticas de RH das melhores práticas de RH, com exemplos reais.

Esse curso é ótimo não só para as pessoas que querem se especializar na área de recursos humanos.

Ele também é ótimo para pessoas que serão líderes de equipes dentro de suas empresas, uma vez que a motivação é algo muito trabalhado nesse curso.

Site: Coursera, em parceria com a Universidade de Minnesota

2. Cursos para RH: Fundamentos para RH

via GIPHY

Esse curso é ótimo para aqueles que querem aprender sobre motivação intrínseca e análise comportamental no ambiente de trabalho. O ponto chave desse curso é ele se aprofundar no fenômeno da imitação e compliance cultural.

Nas primeiras duas semanas você ficará focado na história do design do trabalho.

Dessa forma, você estudará como as grandes empresas focaram e criaram protocolos para aumentar a produtividade e performance dos trabalhadores.

Esse módulo é extremamente importante, pois na última semana você ficará focado em como esses aspectos da cultura organizacional podem te ajudar a criar métodos para engajar e aumentar a produtividade dos seus colaboradores.

A terceira semana é focada no gestor de RH. Você aprenderá a tomar decisões que possuam bom custo-benefício, além de implantar protocolos que irão aumentar a produtividade da equipe como um todo.

Caso você, assim como muitos profissionais de RH, deseja se especializar em produtividade e gestão do capital humano, esse curso é uma ótima alternativa para você.

Site: Coursera, em parceria com a Universidade de Pennsylvania

3. Cursos para RH: Fundamentos para Recursos Humanos

via GIPHY

O Curso Oferecido na Future Learn possui cinco semanas de uma abordagem fácil de compreender de boas práticas de RH para aplicar em seu ambiente de trabalho. Se você já trabalha com RH, ou busca uma oportunidade na área, definitivamente esse curso é pra você.

Você irá aprender algumas habilidades básicas para trabalhar no RH e terá uma visão de como o RH Estratégico pode auxiliar nas metas de negócio das organizações.

Alguns tópicos abordados neste curso são: planejamento de força de trabalho, recrutamento e retenção de colaboradores, engajamento e produtividade e gestão de performance.

Um dos pontos positivos é que mesmo tendo a previsão de duração de cinco semanas, você poderá concluí-lo em menos tempo. Tudo dependerá da sua dedicação.

Site: Future Learn

4. Cursos para RH: Gerenciando Salários e Colaboradores

via GIPHY

Se você se pergunta “Quanto eu devo pagar para determinada vaga?”, com certeza esse curso é pra você. Neste curso você aprenderá como atrair os candidatos perfeitos para a vaga.

Além disso aprenderá como motivá-los e o mais importante, como manter esse “colaborador perfeito” na empresa.

Além disso, você irá focar em áreas mais técnicas, como:

  • Seguros de Vida;
  • Compliance no RH;
  • Contratos de Participação
  • Design de Planos de Incentivo

Na primeira semana do curso você ficará focado em como criar um plano de remuneração variável para a sua empresa. Somente esse módulo do curso inclui 12 videos e 2 quizzes.

Já na segunda semana você se aprofunda em aumentos e promoções. Mais especificamente, você aprenderá a avaliar a performance de colaboradores e traduzir isso em incentivos reais para a sua equipe.

Na terceira semana nos aprofundamos em benefícios e folha de pagamento, e como você pode utilizar isso para incentivar colaboradores. A semana final foca em como recompensas não financeiras podem motivar seus colaboradores – e irá aprender como aplicar isso na sua empresa.

Site: Coursera, em parceria com a Universidade de Minnesota

5. Cursos para RH: Gerenciamento de Performance

via GIPHY

Também ministrado via Coursera, esse curso foca em práticas específicas para aumento da produtividade da sua equipe, além de melhorar a cultura do ambiente de trabalho. Ele é dividido em quatro módulos, que são:

  • Desenvolvendo um sistema de gestão de performance
  • Implementando ferramentas de gestão de performance
  • Ferramentas para gestão de performance
  • Criação de uma cultura de performance

O primeiro módulo é focado na visão geral de performance, conectando a mesma com os resultados financeiros que a empresa apresenta. Além de discutir as diferenças entre a gestão de performance e avaliação de performance, termos que são comumente confundidos.

A segunda semana aborda metodologias da gestão de performance, como modelos comparativos, modelos absolutos e modelos de resultado. Além disso, você aprenderá a mensurar os resultados e comportamentos da sua equipe de forma efetiva.

No terceiro módulo você vai aprender sobre técnicas de feedback, técnicas de avaliação e como reduzir a exposição do colaborador em momentos como esse.

O módulo final você aprende a criar uma “cultura de performance” dentro da empresa.

Explicando como o constante feedback e gestão de resultados por parte da empresa pode alavancar os resultados da empresa como um todo.

Já decidiu qual irá fazer?

E aí? Depois de apresentarmos esses cursos de recursos humanos, esperamos que tenhamos auxiliado você na busca de sua especialização.

É preciso refletir bem antes de se aprofundar em uma área, visto que o RH é um setor extremamente variado.

Conte pra gente se existe mais algum curso que você recomenda para profissionais de RH!

Você já conhece a Recrutei Academy?

A Recrutei possui curso de rh gratuito: gestão da jornada do colaborador e outros de interesse dos profissionais de RH

Para contribuir com a demanda educacional apontada por este artigo, a Recrutei criou a Recrutei Academy, plataforma de certificações gratuitas voltadas a profissionais de RH e R&S.

Para acessar e começar os estudos ainda hoje, clique aqui!


cursos para rh


Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *