Press "Enter" to skip to content

[eBook] Guia do Turnover: Gerenciando a Rotatividade de Colaboradores do seu Time

Davi Samuel Valukas Lopes 0

Qual a importância de gerenciar a rotatividade de colaboradores do seu time?

guia do turnover: imagem mostra ilustração com calculadora e pessoas em contetexto profissional
Imagem original extraída de https://rockcontent.com/br/blog/calculo-de-turnover/

Qualquer empresa que queira permanecer relevante no mercado, com profissionais engajados nos objetivos da organização, com um fit cultural bem alinhado, precisa ter métricas claras que permitam mensurar quais são as dores do negócio. Entre as métricas ligadas ao setor de Recursos Humanos está o índice de turnover, ou de rotatividade. Leia até o final e entenda a necessidade de gerenciar a rotatividade de colaboradores do seu time. Baixe também nosso e-book para se aprofundar no assunto.

Existe mais de um modelo de cálculo do índice de turnover?

Existem dois modos de calcular o índice de turnover: um que considera entradas e saídas, comparadas ao número total de funcionários, e outro que quebra as saídas em dois subgrupos, os passivos (que foram demitidos) e os ativos (que pediram demissão). Como está o índice de rotatividade dos colaboradores do seu time? Já analisou essa informação?

Calcular por segmento: sim ou não?

Em relação à segmentação do cálculo, o ideal é dividir não apenas por departamentos, mas também por unidade de negócio, filiais (caso haja mais de uma), nível hierárquico e tempo de casa. Empresas que utilizam essa abordagem focada na segmentação conseguem praticar uma política de retenção de talentos para cada setor, pois cada setor apresenta uma realidade distinta do outro.

Você sabia que cargos estratégicos na área de RH têm o menor índice de rotatividade do Brasil?

Um estudo realizado pela Michael Page, consultoria especializada em profissionais de média e alta gerência, constatou que gerentes e diretores de Recursos Humanos têm o menor índice de turnover do país, com um percentual em torno de 7%. Entre os maiores índices, estão os gerentes e diretores de TI, Marketing, Vendas e Finanças.

Para saber mais sobre o gerenciamento da rotatividade dos colaboradores do seu time, baixe gratuitamente nosso e-book sobre o tema no botão abaixo.

Neste e-Book você terá acesso a:

1- Ranking das áreas do mercado com maior índice de turnover

2- Algumas causas mais relevantes para o alto índice de turnover

3- Custos e índices ideais em rotatividade de pessoal

Leia todos os nossos e-books clicando aqui

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *