Press "Enter" to skip to content

Employer Branding: o que é e qual a importância para PMEs.

Priscila Manso 0

Employer Branding, também conhecido como marca empregadora, é uma estratégia de marketing usada para gerar uma percepção positiva sobre sua empresa como local de trabalho para seus colaboradores.

Essa prática ajuda a atrair e reter talentos e é essencial para o recrutamento e seleção. 

Neste post, vamos falar mais sobre employer branding e sua importância para as pequenas e médias empresas. 

O que é Employer Branding

Como já falamos acima, o employer branding é uma estratégia de marketing utilizada para gerar uma percepção positiva da sua empresa como ambiente de trabalho, mas ele vai muito além disso. 

Hoje em dia, com a alta competitividade do mercado, qualquer estratégia para manter ou atrair os melhores talentos do mercado é super válida, afinal, não basta você escolher seu candidato, ele também deverá escolher a empresa. 

Dessa forma, uma estratégia de branding pensada para fortalecer e reforçar os pontos fortes e positivos da sua organização, faz a diferença na hora da escolha de um novo emprego para o seu futuro talento. 

Além disso, pessoas felizes trabalham melhor. O estudo Happiness Works demonstra que quem é mais feliz no trabalho é, também, mais produtivo. A felicidade gera produtividade. Na edição do ano de 2016, foram analisados 2359 respostas, recebidas de mais de 200 empresas, conclui-se que quem está mais feliz com o trabalho falta menos 36% e tem 45% menos vontade de mudar de empresa. 

Qual a importância do Employer Branding

Uma pesquisa realizada pelo Linkedin, mostra que 75% das pessoas que estão buscando por uma nova colocação no mercado, pesquisam detalhes e características das empresas antes de se submeter a uma candidatura. 

Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente estressante, ou que a cultura seja muito diferente da sua. Mesmo que, as pessoas tenham a necessidade do emprego, um bom profissional pensará duas vezes antes de trabalhar em uma empresa que não pensa no bem-estar dos seus colaboradores. 

Como melhorar seu employer Branding

Antes de falar de algumas estratégias de melhoria de employer brading, é preciso pensar um pouco na sua empresa e se perguntar: 

  • Por que as pessoas trabalham dentro da sua empresa?
  • Qual a motivação delas?
  • O que as pessoas esperam dentro da sua marca?
  • O que você gostaria de promover?

A partir das respostas dos funcionários  é possível verificar se sua marca empregadora está realmente forte e definir um posicionamento. Para podermos  entender o que pode causar mais impacto na jornada de um novo talento na sua empresa.

Se você ainda não parou para pensar no seu employer branding, temos algumas dicas que podem te ajudar a começar. 

  1. Tenha claro seu objetivo e desenho da sua estratégia.
  2. Analise o quadro atual da sua empresa com pesquisas.
  3. Identifique o perfil de funcionário ideal para sua empresa (os testes comportamentais da Recrutei podem te ajudar muito nessa etapa).
  4. Estabeleça os principais atrativos da sua empresa para utilizar como diferencial competitivo para seus novos talentos.
  5. Implemente uma cultura forte e significativa.
  6. Forneça um ambiente de trabalho aberto e agradável.
  7. Melhore todos os dias a comunicação entre setores e funcionários.
  8. Planeje ações de reconhecimento.
  9. Divulgue suas vagas de maneira com que sua marca empregadora se destaque da concorrência (você pode utilizar o novo Portal de Vagas da Recrutei).

Estruture seu Employer Branding com a Recrutei

A Recrutei disponibiliza um Portal de Vagas para ser usado como estratégia de atração para os talentos. Nela, é possível falar mais sobre sua empresa, mostrar fotos do ambiente de trabalho e utilizar vídeo para desenvolver e divulgar sua marca empregadora. 

Além disso, disponibilizamos uma área específica para divulgar seus valores de maneira clara e objetiva. Dessa forma, os candidatos percebem com clareza a cultura organizacional da empresa.

Por fim, também temos uma sessão de depoimentos dos seus colaboradores, o que pode trazer maior identificação com a empresa, e consequentemente, mais talentos qualificados para seu processo de recrutamento e seleção.

Isso tudo apenas para melhorar  exibir da sua marca para novos talentos. 

A Recrutei também disponibiliza consultoria completa de employer branding, montamos seu vídeo institucional e montamos todas as artes para seu novo portal de vagas. 

Um serviço completo da melhor plataforma de Recrutamento e Seleção do Brasil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *