Endomarketing: 7 ações essenciais para melhorar a gestão de talentos com essa prática

Endomarketing: 7 ações essenciais para melhorar a gestão de talentos com essa prática

Gestão de talentos com endomarketing: 7 ações essenciais



O Endomarketing é uma prática de marketing interna que motiva os colaboradores a vestir a camisa da empresa. Melhora a produtividade e o ambiente de trabalho, além de contribuir com a retenção de talentos.

Que empresa não gostaria de ser o trabalho dos sonhos de muitos profissionais? Se você acha que isso só é possível para as grandes do mercado, se equivoca. O endomarketing pode ajudar a transformar qualquer empresa a se tornar o sonho de muitos profissionais.

Quer saber como? Então, continue conosco e leia até o final!

O que é Endomarketing?

O endomarketing é o conjunto de ações internas baseadas em estratégias de marketing para melhorar a imagem da empresa entre seus colaboradores.

O marketing é uma área muito valorizada dentro de uma empresa devido a tudo o que o setor pode fazer pela imagem de uma organização. Porém, a maioria das vezes o negócio só se preocupa com sua imagem externa e se esquece que dentro também pode ser feito um excelente trabalho, que contribuirá com o seu sucesso.

O endomarketing é o conjunto de estratégias de marketing que se realizam para que os colaboradores se sintam satisfeitos com a empresa na qual trabalham. Para fazer um bom trabalho de endomarketing os departamentos de marketing e RH devem trabalhar juntos. Assim, é possível criar estratégias específicas de acordo com as necessidades do negócio em relação com os seus colaboradores. Entretanto, existem algumas práticas bastante úteis que podem ajudar qualquer negócio ou servir de ponto de partida para começar a implantação.

7 ações essenciais de Endomarketing

Cada negócio pode criar as suas próprias práticas de endomarketing. A seguir você verá alguma delas, que poderão ser adaptadas com criatividade às necessidades da sua empresa.

1. Reconhecimento dos colaboradores

A valorização dos funcionários é o primeiro passo para melhorar a imagem de uma empresa internamente. 

Tratar os colaboradores como pessoas de valor é uma prática que deve fazer parte do dia a dia de qualquer negócio. Isso pode ser feito não só com o reconhecimento do bom desempenho, mas também valorizando-o como ser humano e colaborando com o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.

Não ignorar o lado humano do profissional é uma prática que cada vez mais deve ser implantada pelas empresas. Pequenas ações dando protagonismo aos colaboradores podem ser de grande ajuda para começar sua valorização.

2. Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que permite ouvir o colaborador para melhorar o ambiente de trabalho.

Com esse recurso o profissional se sente valorizado, já que demonstra que sua opinião é importante para a empresa. Além disso, a melhora do ambiente de trabalho contribuirá com a sua motivação e produtividade no dia a dia.

3. Divulgação de plano de carreira

Uma empresa que conta com um plano de carreira bem definido é uma organização valorizada pelos profissionais, tanto pelos que estão dentro do negócio, quanto os que não trabalham nele, mas tem referências.

Quando um colaborador conhece as suas possibilidades reais de crescer dentro de uma empresa, fica mais motivado e produtivo, mostrando todo seu potencial.

O plano de carreira também colabora, e muito, com a retenção de talentos.

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4. Programa de recompensas

O programa de recompensas é uma das estratégias de marketing interno que podem trazer ótimos resultados. São oferecidos prêmios ou recompensas financeiras pelos resultados obtidos. Dessa forma os colaboradores são motivados e, consequentemente, melhoram sua produtividade.

Essa estratégia valoriza os funcionários que trabalham para conseguir resultados, desse modo, a satisfação com o ambiente de trabalho é uma consequência natural.

A recompensa não precisa ser algo com alto valor monetário, porém, deve ser algo valioso para o funcionário, quanto mais significativo for, melhor o resultado.

Os benefícios que complementam o salário dos colaboradores não fazem parte do programa de recompensas, entretanto, contribuem da mesma forma e tem um efeito semelhante.

5. Programa de integração

A integração entre os colaboradores favorece o trabalho em equipe e colabora com um bom ambiente organizacional, é por esse motivo que os programas de integração são uma importante estratégia de endomarketing.

Happy hours, festas de confraternização, desafios de equipes e jogos de competição, são algumas das atividades que podem ser feitas para integrar os colaboradores. O importante é o envolvimento de todos os trabalhadores para que essa estratégia tenha o sucesso esperado. 

6. Melhora da comunicação interna

A comunicação interna é a chave para a divulgação das ações da instituição, por esse motivo deve ser criado um canal exclusivo para esse tipo de informação.

A tecnologia é um ótimo aliado para essa tarefa, pode ser criado um canal exclusivo para manter informados os colaboradores, assim como para dar voz a eles. Desse modo, os profissionais se sentirão mais integrados com a empresa, tendo maior consciência de que fazem parte do seu sucesso.

7. Treinamentos e capacitação dos colaboradores

Tanto os novos colaboradores, como aqueles que já estão há um bom tempo na empresa, precisam cada certo tempo passar por uma reciclagem que pode ser técnica ou motivacional.

Os treinamentos técnicos devem ser oferecidos de acordo com as necessidades dos funcionários e da empresa, mas muitas empresas não se preocupam muito com a qualidade dessas capacitações. É necessário considerar que são úteis, não só para reforçar os conhecimentos da equipe, mas também para renovar sua motivação.

A capacitação motivacional ajuda a renovar as energias dos profissionais e é uma forma de engajamento, portanto devem ser muito bem escolhidas para que cumpram sua função.

Para determinar as melhores ações de endomarketing é necessária uma boa dose de criatividade e inovação. Assim como no marketing, é importante conhecer os colaboradores para saber o que entregar para causar um ótimo efeito. É por esse motivo que o trabalho em conjunto da equipe de marketing e de recursos humanos é fundamental.

Ao fazer um bom trabalho de endomarketing, os colaboradores trabalham mais motivados, produzem mais e melhor, se sentem mais comprometidos, são mais leais e têm uma jornada mais agradável. 

Além de todas essas vantagens o endomarketing ajuda a reter talentos. Interessado nesse assunto? Então, leia este post com 3 dicas que realmente funcionam na retenção de talentos.

Boa leitura!

Matheus Gomes
CPO e Co-fundador

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