Press "Enter" to skip to content

ESG: o que é, qual a importância e onde aprender a implementar|

Priscila Manso 0

ESG é um termo que está em alta no mundo dos negócios atualmente. ESG significa Environmental, Social and Governance, ou em português, Ambiental, Social e Governança.

Esses três fatores são utilizados para avaliar o desempenho de uma empresa em relação a questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

Em suma, a implementação de práticas ESG é importante para as empresas porque pode ajudar a melhorar o desempenho financeiro e operacional a longo prazo, além de melhorar a reputação da empresa e reduzir riscos.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre o que é ESG, sua importância e onde aprender mais sobre isso para implementar na sua empresa.

O que é ESG?

Como já citamos acima, ESG é um conjunto de práticas adotadas pelas empresas para avaliar e gerenciar seu desempenho em três áreas críticas: ambiental, social e governança corporativa.

O fator ambiental inclui questões como mudanças climáticas, emissões de gases de efeito estufa, uso de energia, gerenciamento de resíduos, conservação da biodiversidade e consumo de recursos naturais.

Dessa forma, as empresas que consideram o fator ambiental, geralmente buscam reduzir sua pegada de carbono, investir em energias renováveis e implementar políticas de uso eficiente de recursos naturais.

O fator social aborda questões relacionadas ao bem-estar dos funcionários, à diversidade e inclusão, à saúde e segurança no trabalho, às relações justas com fornecedores e clientes, à proteção dos direitos humanos e à contribuição para a comunidade.

Então, as empresas que consideram o fator social, buscam promover a diversidade e inclusão, estabelecer relações justas com fornecedores e clientes, fornecer benefícios e proteções adequados aos funcionários e investir em projetos comunitários.

O fator governança corporativa aborda questões relacionadas à liderança, à transparência e à prestação de contas, à gestão de riscos, à conformidade com as leis e regulamentações e ao engajamento dos acionistas.

As empresas que prezam o fator governança corporativa, buscam estabelecer uma estrutura de governança sólida, com liderança ética e responsável, transparência na divulgação de informações e tomada de decisões baseada em valores e princípios.

Quais são os benefícios da implementação do ESG na sua empresa.

Em primeiro lugar, a implementação de práticas ESG pode aumentar a eficiência operacional da empresa. Isso ocorre porque a adoção de medidas de eficiência energética, a redução de resíduos e a reciclagem de materiais, entre outras ações, reduzem os custos operacionais.

Além disso, a gestão de recursos naturais, como a água, pode ser aprimorada, trazendo ganhos financeiros e melhorias na imagem da empresa.

Outro benefício importante é a atração e retenção de talentos. Cada vez mais, os funcionários buscam trabalhar em empresas que demonstram comprometimento com questões socioambientais e de governança, o que pode aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores.

A implementação de práticas ESG também pode melhorar a reputação da empresa perante o mercado e a sociedade, o que pode se traduzir em vantagens competitivas e maiores oportunidades de negócio.

Da mesma forma, a adoção de práticas ESG pode reduzir os riscos financeiros e reputacionais associados a práticas insustentáveis, o que é especialmente importante em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade.

Por fim, a implementação de práticas ESG pode ajudar a empresa a cumprir normas e regulamentações governamentais, reduzindo a possibilidade de multas e sanções.

Treinamento ESG para sua empresa

Para implementar práticas ESG na sua empresa, é importante investir em educação e treinamento para a equipe, além de identificar as áreas que precisam de mudanças e desenvolver um plano de ação.

É fundamental ter o comprometimento da alta liderança da empresa para garantir a implementação bem sucedida de práticas ESG.

Diversas organizações e instituições disponibilizam programas de capacitação em práticas ESG, tais como cursos online e presenciais, além de serviços de consultoria e suporte. Entre essas empresas, a DEEP ESG se destaca por seu recente lançamento, o Impulsum, um academy voltado para ESG, lançado no dia 19 de abril de 2023.

A Impulsum conta com diversas aulas na temática ESG ministradas pelo time DEEP, membros do conselho de especialistas e prestigiados especialistas convidados.

Embora já existam atualmente cursos e escolas online oferecendo treinamento em ESG, a DEEP oferece módulos gratuitos para que todos tenham acesso, promovendo assim sustentabilidade inclusiva e acessível.

Aprenda com quem sabe do assunto. Clique aqui para conhecer a Impulsum e dar início a sua jornada ESG.

Confira os módulos disponíveis:

  • Sustentabilidade e ESG
  • Mudanças Climáticas
  • Histórico Internacional e Perspectivas da Regulação
  • Mensuração de Carbono Empresarial
  • Por que até pequenas e médias empresas devem mensurar carbono?
  • Estratégias de Descarbonização
  • Financiamentos Verdes
  • Créditos de Carbono

Para aprender a implementar práticas ESG, é essencial investir em treinamento e educação, além de buscar apoio de organizações especializadas no assunto, como a DEEP ESG.

As empresas que adotam essas práticas tendem a ter um desempenho melhor a longo prazo, além de melhorar sua reputação e reduzir riscos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *