Press "Enter" to skip to content

Kanban: o que é e como funciona?

Samuel Perpétuo 1

O Kanban é um método de gerenciamento de projetos que tem como objetivo aumentar a eficiência e a produtividade. Ele foi criado 1953 pelo engenheiro Taiichi Ohno, que trabalhava na Toyota.

O Kanban é baseado em três princípios: limite de trabalho em andamento, visualização do fluxo de trabalho e melhoria contínua.

Ele pode ser implantado em qualquer tipo de projeto, mas é especialmente útil para projetos ágeis, como o desenvolvimento de software.

Neste artigo, vamos abordar o que é o Kanban, como funciona e como implantar esse método.

O que é Kanban?

É um método de gerenciamento de projetos que se concentra na melhoria da eficiência e no aumento da produtividade. O método foi originalmente desenvolvido para a indústria automobilística japonesa, mas hoje é usado em diversos setores industriais. 

O objetivo do Kanban é ajudar as equipes a serem mais ágeis e flexíveis, permitindo que elas trabalhem de forma mais eficiente e se adaptem rapidamente às mudanças.

O método é baseado em três princípios principais: limite de trabalho, fluxo de trabalho e melhoria contínua. 

Esses princípios são implementados através do uso de quadros Kanban, que são usados ​​para visualizar o progresso dos projetos e as tarefas que precisam ser concluídas. As equipes usam os quadros Kanban para planejar, monitorar e gerenciar seus projetos, permitindo que elas vejam facilmente onde estão os problemas e como resolvê-los.

Essa metodologia também promove a colaboração entre as equipes, uma vez que todos os membros da equipe podem ver o progresso do projeto e compreender o papel que cada um desempenha no processo.

 Isso permite que as pessoas trabalhem juntas de forma mais eficiente, pois todos estão cientes das tarefas que precisam ser concluídas e do tempo necessário para isso.

Kanban

Onde pode ser aplicado?

O Kanban pode ser aplicado em qualquer processo de produção ou de prestação de serviços, que possa ser dividido em etapas e onde existam fluxos de trabalho bem definidos. Alguns exemplos são:

  •  processos de software; 
  • manufatura;
  • logística; 
  • atendimento ao cliente.

Quais são os tipos de Kanban?

Os principais tipos de Kanban são o Tradicional e o Scrum-ban. O tradicional é baseado nas metodologias lean e just-in-time. Ele visa aumentar a eficiência das equipes produzindo apenas o necessário, quando necessário, sem sobrecarregar os recursos.

 O Scrum-ban é uma variação do Kanban que combina as melhores características do Scrum com as do Kanban. Ele tem como objetivo aumentar a flexibilidade das equipes, permitindo que elas se adaptem rapidamente às mudanças no ambiente de trabalho.

Como essa metodologia funciona na prática?

Como você viu ao longo do texto, Kanban é uma metodologia de gerenciamento de projetos que se baseia em um quadro Kanban para visualizar e gerenciar as tarefas do projeto. As tarefas são divididas em quatro categorias: a fazer, fazendo, feito e bloqueado. Cada categoria é representada por uma coluna no quadro Kanban. As tarefas são adicionadas à coluna correspondente à sua categoria atual.

Quando uma tarefa é concluída, ela é movida para a coluna seguinte. Se uma tarefa está bloqueada, significa que há algum impedimento que precisa ser resolvido antes que a tarefa possa ser concluída.

O objetivo da metodologia Kanban é melhorar a eficiência do projeto reduzindo o tempo gasto em atividades não produtivas, como reuniões ineficientes ou falta de comunicação entre os membros do time.

 No post de hoje, explicamos o que é kanban e como ele funciona. Também mostramos como implantá-lo na prática em sua empresa. Esperamos que este post seja útil para você e para conferir outros conteúdos como esse, nao deixe de visitar o nosso blog. 

  1. Ana Ana

    Conheco kanbantool.com, utilizo e adoro 🙂 Ajudou me muitas vezes, quando tinha muitas tarefas para organizar e chorava 😉 Ja estamos juntos desde 4 anos e espero por mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *