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Multichannel: o que é, vantagens e como aplicar no seu RH

Priscila Manso 0

Ao ser multichannel você consegue proporcionar muito mais praticidade no dia a dia do seu RH. Conheça algumas outras vantagens a seguir.

O que é multichannel?

Bom, em primeiro lugar, o que é multichannel? Assim como o nome sugere, ser multichannel (ou multicanal, em português) é oferecer múltiplos canais de comunicação para que conversem com a sua empresa. 

Por isso, se você tem um negócio presencial mas atende via e-mail, telefone e redes sociais – sejam elas WhatsApp, Instagram, Facebook e outras, pode-se considerar multichannel. 

Mas de nada adianta ter vários canais de comunicação se eles não são capazes de atender às demandas necessárias com organização e agilidade. Por isso, descubra a seguir como tornar seu RH multichannel e quais são as vantagens de tal mudança.

Quais as vantagens de um RH com multicanalidade?

Para mergulhar de cabeça no universo multichannel, é preciso conhecer e se convencer de suas vantagens. Em primeiro lugar, devemos ter em mente que diversos meios de comunicação são capazes de abranger e impactar muito mais gente. Por isso, se você tem um RH responsável por muitos colaboradores, ser multichannel é uma mão na roda.

Além disso, ao estar presente em diversos canais de comunicação, você oferece comodidade e variedade de disponibilidade para o seu funcionário, que pode escolher por onde prefere entrar em contato com você. Ainda acha que não precisa dessa facilidade? Olha só como ela pode beneficiar a rotina do seu RH e as vantagens para os colaboradores.

Atendimento mais eficaz

Quando o colaborador da sua empresa entra em contato com o time de RH, ele costuma esperar uma resposta rápida e atendimento acessível. Ao oferecer diversos canais de comunicação e até mesmo automatizá-los, você proporciona muito mais comodidade e satisfação a ele!

Múltiplas finalidades

O funcionário pode recorrer à área de RH por diversas razões, dentre elas feedbacks, sugestões na caixinha anônima de participação, dúvidas e muito mais. 

Melhor comunicação e relacionamento

Ao conseguir um contato e uma resolução de questões facilitadas, a sua pessoa colaboradora consequentemente se sentirá ouvida, respeitada e valorizada dentro da empresa – o que pode melhorar seu desempenho, relacionamento com os colegas e satisfação profissional. 

Organização de burocracias

Quem trabalha com RH sabe que muitas vezes este setor da empresa lida com diversas questões, sejam elas contratuais, de férias, demissões, relacionamento, engajamento, comunicação interna…enfim, a lista é imensa. E no dia a dia, isso tudo pode acabar se tornando uma grande bagunça. 

Então, é super interessante ter uma solução digital capaz de além de ser multichannel – organizar conversas e documentos e automatizar mensagens repetitivas ou realizar triagens com o auxílio de chatbots também!

E tudo isso pode ser feito não somente através dos canais de comunicação digitais mais usados hoje em dia, como o WhatsApp que mencionamos no início do texto, mas também na sua intranet, em sua plataforma de comunicação interna, CRM, entre outros.

Leia também:

Plataforma de atendimento para o RH: quais os recursos mais importantes

multichannel

Uso de chatbot na comunicação interna

A rotina da comunicação interna pode ser bastante agitada. Muitas vezes ela está inserida no marketing ou no RH, o que já facilita alguns processos. Mas a verdade é que a comunicação interna de uma empresa pode influenciar em muita coisa, como a gente já te mostrou anteriormente no tópico passado. 

Por isso, conte com chatbots para automatizar as suas interações em canais digitais de comunicação. Assim, você será capaz de:

  • Conversar em tempo integral com seus colaboradores atuais e com os futuros;
  • Documentar burocracias com funcionários;
  • Melhorar a produtividade do seu time – deixe que os bots cuidem das mensagens repetitivas e da triagem morosa, permita que seus colaboradores foquem no que é estratégico;
  • Organizar a comunicação interna na sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Te recomendamos a seguinte leitura:

Chatbot para comunicação interna: saiba como usar na sua empresa

Como ter um RH multichannel?

Estar presente em diversos canais de comunicação às vezes não basta. O ponto principal é: você consegue conversar e engajar através de todas estas possibilidades? Existe alguma ferramenta capaz de te auxiliar neste processo de transição e também de construção de uma reputação invejável em não só um canal de comunicação, mas diversos?

Afinal, para ser multichannel, basta se posicionar em múltiplos canais de comunicação que façam sentido para a sua empresa. Portanto, se planeje e se organize para conseguir produzir conteúdo de qualidade em várias plataformas.

Além disso, é interessante contar com chatbots para tornar a interação do seu RH algo presente em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana. E nisso tudo, a New Way pode te ajudar através do Mktzap.

O Mktzap é a solução digital da New Way e integra os 7 canais de comunicação mais populares da atualidade, WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, Telegram, SMS, E-mail e WebChat, permitindo integrações com outros sistemas e com chatbots. Agende seu bate-papo e saiba mais!

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