Press "Enter" to skip to content

Os desafios da mulher empreendedora no RH: conheça a história da Cláudia Nazário

Davi Samuel Valukas Lopes 0

Nesse Dia Internacional da Mulher, conheça a história da Cláudia Nazário, uma mulher empreendedora de sucesso dentro do RH.

Introdução

Além de ser uma mulher empreendedora, Cláudia Nazário é uma daquelas pessoas com uma história fantástica, o famoso ponto fora da curva. 

Residindo no Acre, um dos estados do país com menor densidade demográfica, iniciou seu trabalho como consultora de R&S na cozinha de sua casa. Somente ela e seu notebook.  

Cláudia é um case de sucesso de que nossa Startup muito se orgulha, uma headhunter batalhadora que começou seu negócio de recrutamento “na raça”, como uma boa empreendedora que não tem medo de desafios. 

Em sua primeira chamada de vídeo com a Recrutei, estava operando seu negócio ainda em um espaço apertado dentro de sua casa.

Sempre disposta a nos ajudar e contribuir com a evolução do nosso produto, seu negócio se transformou rapidamente com muito trabalho e dedicação. Além disso, com a mentalidade que ela sempre teve de levar o melhor padrão de serviço para os seus clientes e de relacionamento com os talentos, com a ajuda de processos inovadores e tecnologia, a Recrutei tornou-se uma aliada do seu dia a dia.

Hoje, 4 anos depois do início das atividades, a RH Consultoria e Treinamento, atual nome da empresa da Cláudia, possui estrutura própria e alguns colaboradores, sendo a referência nas áreas de recrutamento e seleção, mentoria e carreira e consultoria empresarial em todo o estado do Acre.  

Mulher empreendedora: Maiores desafios tecnológicos 

Os maiores desafios tecnológicos que a Cláudia enfrentava quando procurou a Recrutei estavam ligados ao desgaste de se fazer tudo manualmente. 

Receber currículos por e-mail, ter que abrir um a um para verificar as informações e armazená-los todos em uma pasta dentro do computador são atividades completamente contraproducentes no atual mercado, pois são uma forma demasiadamente morosa de executar as atividades operacionais de um negócio que exige agilidade e assertividade nas entregas. 

A transformação digital, nesse sentido, traz a possibilidade de se mudar essa realidade, sendo esta a única forma de crescimento sustentável. 

Quantidade de vagas antes e depois da Recrutei

Quando iniciou sua parceria com a Recrutei, Cláudia trabalhava com uma média de uma a três vagas mensais. Isso se justifica pela dificuldade de entrega ágil quando não se tem tecnologia à disposição, conforme eu te contei na seção anterior do texto. 

Hoje, em contrapartida, a RH Consultoria e Treinamento trabalha com uma média entre 20 e 25 vagas mensais, o que significa que a quantidade de vagas aumentou mais de dez vezes. 

Segundo Cláudia Nazário, que no início divulgava suas vagas em sites de e grupos de universitários, a possibilidade de replicar as oportunidades em diversos canais simultaneamente foi um divisor de águas no quesito quantidade, pois se antes cada vaga tinha que ser postada manualmente, agora ela pode fazer isso com apenas poucos cliques, obtendo uma curva de conversão de novos candidatos muito mais acentuada. 

Quantidade de clientes antes e depois da Recrutei

O que chama mais atenção no case de sucesso da Cláudia é o aumento na quantidade de clientes. 

No início, ela atendia apenas um cliente (lembra das três vagas mensais?), mas hoje ela atende mais de 50 empresas, tendo entre 25 e 30 clientes fixos em seu portfólio!

Incrível, não?

Quantidade de usuários da plataforma 

Quando iniciou as atividades, apenas a Cláudia operava a plataforma. Hoje, outras duas pessoas fazem parte do operacional: uma estagiária de Psicologia e uma assistente. 

Com isso, Cláudia pode focar mais em aspectos gerenciais do seu negócio, apesar de ainda atuar na linha de frente. 

Mulher Empreendedora
Cláudia Nazário de Oliveira

O que mais pesou na escolha da Recrutei?

Cláudia relata que encontrou a Recrutei no LinkedIn quando já estava procurando uma solução em recrutamento digital no mercado. Por isso, ela preencheu um formulário e recebeu um breve retorno.  

Ela relata também que a abordagem chamou bastante sua atenção, pois o representante da empresa perguntou se ela teria 30 minutinhos livres para falar sobre a ferramenta. 

Outro ponto que chamou sua atenção foi o preço bem convidativo, o que a levou a fechar o contrato no mesmo dia. 

Como já atuava como consultora empresarial antes de inserir as atividades de R&S em seus serviços, ela diz que logo no início sentiu a necessidade de digitalizar seus processos. Como ela diz, não seria possível “ficar patinando” no manual. 

Mulher empreendedora: Quer saber mais sobre essa parceria de sucesso?

Como você pôde perceber durante a leitura do presente artigo, não é preciso ser uma empresa de médio ou grande porte para dar prioridade à transformação digital dos processos. 

Cláudia Nazário, proprietária da RH Consultoria e Treinamento, teve um ótimo timing nesse sentido. 

Assista aqui a uma entrevista que a Cláudia Nazário me concedeu e conheça essa história mais a fundo!

Para finalizar, desejo um feliz Dia Internacional da Mulher a todas as guerreiras que fazem história todos os dias de suas vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *