Press "Enter" to skip to content

A importância do profissional de RH durante o COVID-19: 7 posturas fundamentais

Paulo Rogério Lázari 0

A importância do profissional de RH durante o COVID-19 é fundamental para a gestão da crise. Em um momento tão delicado quanto esse é importante estar sempre informado e encontrar alternativas para o dia a dia dos colaboradores, considerando também a saúde do negócio.

Estamos vivendo um período totalmente atípico que requer atenção e profissionalismo por parte dos colaboradores do RH, já que seu papel é o de intermediar a comunicação entre a empresa e os trabalhadores. 

Nesse momento de incertezas a comunicação é fundamental, manter os colaboradores informados e adotar uma postura receptiva dará tranquilidade e transmitirá estabilidade à equipe.

Por esse motivo a importância do profissional de rh aumenta, para que a gestão de pessoas não se veja afetada nesse delicado momento.

Continue lendo e saiba qual deve ser a sua postura profissional e o que tem que ser feito para realizar um bom trabalho durante o COVID-19.

1. Se mantenha informado

Durante esse período a informação é fundamental, porém, deve tomar cuidado com as fontes de onde provêm. Diariamente a mídia, tanto tradicional quanto digital, traz uma grande quantidade de dados sobre a doença, mas nem todos são verdadeiros.

Escolher fontes oficiais para se manter informado é muito importante nesse momento, assim, podemos nos cuidar sem ser alarmistas.

2. Cuide dos colaboradores

As empresas estão preocupadas com os números, e estão certas, esse é seu papel para manter tudo funcionando, mas para cuidar do capital humano estão os profissionais de RH

Para isso algumas precauções devem ser tomadas e as rotinas se verão totalmente afetadas.

Nos casos em que os colaboradores ainda frequentam o ambiente de trabalho, deve se tomar extremo cuidado com as normas de higiene que serão adotadas. Um dos papeis do RH é estimular constantemente essas práticas, tanto, fornecendo os recursos e ferramentas necessárias para realizá-las corretamente, quanto informando os procedimentos de higiene que serão tomados.

O diálogo é fundamental, não só para informar mas também para conscientizar os colaboradores sobre a importância dos cuidados que deverão ser tomados.

a importância do profissional de rh na covid-19. A imagem ilustra uma máscara com o escrito "RH"

3. Crie uma política de trabalho

Em conjunto com os gestores, devem se discutir as opções sobre a forma de trabalho. É importante analisar as vantagens e desvantagens para eleger a melhor alternativa, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Após a criação de uma nova política de trabalho é fundamental apresentá-la aos colaboradores. Deve ser feita uma reunião para que cada um saiba e entenda seu papel durante esse período. Esse é um momento para esclarecer dúvidas de todos os aspectos.

4. Conscientize os colaboradores

É possível que as medidas tomadas não agradem todos os trabalhadores da equipe. É importante que eles saibam que as decisões são tomadas pelo bem comum, para que após esse período, a organização possa retomar a rotina e tudo volte ao seu lugar.

Essa crise vai afetar todos, inclusive a empresa, em determinado momento todos vão ter que abrir mão de alguma coisa, mas os esforços devem se concentrar na manutenção de empregos e a subsistência do negócio, claro está, respeitando a integridade dos colaboradores.

Teste gratuitamente a plataforma de Recrutamento e Seleção com melhor custo benefício do Brasil!

5. Mantenha os colaboradores comprometidos

Outro papel fundamental do RH é manter os colaboradores comprometidos com a empresa. Não podem desanimar devido às mudanças e devem se sentir totalmente apoiados pela empresa. Os trabalhadores devem saber que o sucesso das medidas tomadas dependerá exclusivamente deles, se cada um fizer um bom trabalho, a recuperação será muito mais natural e rápida.

Os colaboradores devem saber que apesar do período que se está vivendo existem resultados que deverão ser entregues. Isso tem que ser estabelecido para todos, independentemente da sua função.

6. Dê condições de trabalho

Nesse ponto temos dois casos, as empresas que optaram pelo teletrabalho e as que continuam exercendo as suas funções no local de trabalho. Veja cada um deles separadamente.

Empresas que optam pelo teletrabalho

Apesar que a Medida Provisória Trabalhista promulgada para amenizar a crise pelo coronavírus dá flexibilidade para realizar a função, é importante constatar se os colaboradores contam com os recursos necessários para efetuar seu trabalho. A empresa deverá fornecer os equipamentos tecnológicos para que o colaborador possa exercer sua função. 

Outro ponto importante nesse aspecto é a criação de um contrato onde constem as novas cláusulas sobre a prestação de teletrabalho.

Empresas que continuam trabalhando no local

As empresas que não têm capacidade para o teletrabalho ou quando a natureza da função não permite essa prática, devem dar condições necessárias para manter os colaboradores em segurança seguindo as recomendações da OMS. 

O equipamento de segurança, quando é necessário, assim como os insumos para manter as práticas de higiene devem estar a disposição dos colaboradores. Além disso, deve ser reforçada a higienização das áreas comuns, como maçanetas, área de café, etc., assim como os equipamentos individuais, computadores, escrivaninhas, telefones, entre outros.

O profissional de RH deve se encarregar de manter os colaboradores informados sobre as boas práticas durante esse período e conscientizá-los da sua importância.

7. Preste o suporte necessário

Após haver determinado e implantado as medidas internas para esse período de trabalho que se vive, o profissional de RH deverá dar todo o suporte necessário aos trabalhadores, acompanhando de perto o desenvolvimento da nova rotina. 

Lembre-se que o profissional de RH é o canal de comunicação entre os colaboradores e a empresa, independentemente se o trabalho está sendo realizado de casa ou no escritório. 

Nessa tarefa, o e-mail pode ser seu grande aliado. Manter o contato com os trabalhadores através dele é uma forma pouco invasiva, mas o mantém presente para prestar suporte quando seja necessário.

Além de respeitar a legislação nas medidas tomadas, o profissional de RH deve ser visar pelo bem-estar dos trabalhadores. Por esse motivo é muito importante avaliar as necessidades da empresa priorizando o cuidado do seu capital humano.

O profissional de RH tem um grande desafio durante essa crise, já que deve estar atento às diversas necessidades que irão surgir. Fique firme e cresça com essa experiência, faça um bom trabalho e mostre a grande importância da sua função!

O profissional de RH tem um grande desafio durante essa crise, já que deve estar atento às diversas necessidades que irão surgir. Fique firme e cresça com essa experiência, faça um bom trabalho e mostre a grande importância da sua função!

Mas ainda não vai embora! Antes, nos conte qual é o seu maior desafio com essa crise do COVID-19. Deixe seu comentário para compartilharmos experiências!

Paulo Rogério Lázari

Teste gratuitamente nossa plataforma de Recrutamento & Seleção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *