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Pesquisa de clima organizacional: como estruturar no seu negócio

Paulo Rogério Lázari 0



A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que permite descobrir como os colaboradores percebem a empresa. Um recurso muito útil para corrigir possíveis falhas que estejam atrapalhando a produtividade do negócio.

pesquisa de clima organizacional

Trabalhar em um ambiente agradável aumenta a motivação, melhora a produtividade, colabora com a retenção de talentos e faz o dia a dia dos colaboradores mais ameno. Para que um negócio possa ter um clima agradável é necessário entender a visão dos seus trabalhadores. E como fazê-lo? Realizando uma pesquisa de clima organizacional!
Quer saber mais sobre o tema e aprender a aplicá-la no seu negócio? Então, continue conosco até o final do artigo!

O que é uma pesquisa de clima organizacional?

Uma pesquisa de clima organizacional é um recurso utilizado para conhecer a percepção que os colaboradores têm da empresa em que trabalham. Através de um questionário é possível identificar possíveis deficiências ou irregularidades para posteriormente corrigi-las.

Essa ferramenta possibilita conhecer o grau de satisfação dos funcionários com a empresa na qual trabalham, para que dessa forma, o clima organizacional possa ser melhorado.

Quando um negócio passa por alguma crise cuja origem não é facilmente identificada, a pesquisa de clima organizacional pode trazer várias respostas e permite enxergar a situação laboral de outro ponto de vista.

Quais são os benefícios de uma pesquisa de clima organizacional?

Mesmo quando não se está passando por uma crise, a pesquisa de clima organizacional pode nos dar muitas informações úteis. Veja os benefícios de utilizar essa ferramenta na sua empresa.

Aumenta a produtividade

Trabalhar em um ambiente pesado não é fácil. Além de lidar com as tarefas diárias deve-se superar os incômodos, o que dificulta a concentração. Tudo isso consequentemente, prejudica a produtividade.

O trabalho flui muito melhor em um ambiente propício e agradável. Com um clima favorável, o colaborador está mais motivado e realiza sua função com disposição e uma eficiência espontânea, tornando-o mais produtivo.

Fazer com que o clima seja ameno para os funcionários da empresa, só é possível quando se conhece o que não está funcionando para que possa ser melhorado.

Ajuda a prever crises internas

É natural que no ambiente de trabalho surjam pequenos conflitos entre alguns dos colaboradores. Os problemas de relacionamento entre os membros da equipe podem ser causados por fatores profissionais, ou incluso, assuntos pessoais, e isso pode prejudicar o bom funcionamento do negócio.

A pesquisa de clima organizacional ajuda a identificar esses problemas ainda quando estão no início, dessa forma é mais fácil solucioná-los antes que tomem maiores proporções. Sabendo quais são esses conflitos, é mais fácil impedir que continuem aparecendo e assim evitar uma crise antes que aconteça.

Colabora com a retenção de talentos

Quando o ambiente laboral é favorável, a rotatividade de colaboradores é muito menor e consequentemente, é mais fácil que reter os talentos da empresa.

Profissionais satisfeitos com o ambiente de trabalho ficam mais tempo no mesmo emprego, portanto, os esforços para a retenção de talentos costumam ser menores.

Proporciona informações valiosas

A pesquisa de clima organizacional entrega informações valiosas que dificilmente são colocadas no dia a dia. Os feedbacks internos que se obtêm podem trazer insights importantes para a organização, além disso, mostram quais são as práticas que melhor funcionam e quais não.

Melhora a relação com os funcionários

Quando os colaboradores percebem que a empresa se importa em ouvi-los, se sentem valorizados e ao abrir espaços para o diálogo, a organização demonstra que se preocupa em manter uma boa relação.

Nas situações difíceis a transparência é fundamental, isso evitará boatos, burburinhos e fofocas, comuns nos corredores de muitas empresas. Identificar situações que possam propiciar esse tipo de acontecimentos permite uma abordagem no momento certo para que essas circunstâncias sejam contornadas.

Que indicadores devem ser considerados em uma pesquisa de clima organizacional?

Em uma pesquisa de clima organizacional podem ser abordados diferentes aspectos desde problemas estruturais até inclusive dificuldades nos relacionamentos entre colegas ou com a liderança. Veja alguns exemplos:

  • satisfação em relação com o espaço físico;
  • parecer sobre o volume de trabalho, horário, etc.;
  • relação com a liderança;
  • relação com os colegas de trabalho;
  • parecer sobre a comunicação interna;
  • satisfação com a remuneração e benefício.

Esses são alguns aspectos que podem ser abordados em uma pesquisa de clima organizacional, porém não precisa se limitar a eles. Dependendo da situação da empresa é interessante abordar outros pontos.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Para fazer uma pesquisa de clima organizacional devem se considerar 5 etapas básicas.

1. Planejamento

Nessa primeira etapa se realizará a planificação das próximas fases da pesquisa. É importante definir quais são os pontos críticos que desejam ser monitorados, em que setores será aplicada a pesquisa, no caso de não ser na empresa inteira, os responsáveis de cada etapa, como serão tratados os resultados, etc.

2. Questionário

Uma vez que o planejamento está feito, é o momento de elaborar o questionário para medir o nível de satisfação de cada colaborador em relação com os pontos que foram definidos durante o planejamento.

Você deverá planejar as perguntas de acordo com as respostas que quer obter. Se, por exemplo, você quer respostas abertas, não vai optar por um questionário de alternativas. Primeiro pense no tipo de respostas que precisa para depois criar sua pesquisa.

3. Tempo

Nesse aspecto, a tecnologia pode ajudar você a fazer uma pesquisa online. A vantagem é que o colaborador poderá acessar ela facilmente e respondê-la em qualquer momento, além disso, a tabulação dos resultados, será muito mais fácil e rápida também. Algumas ferramentas gratuitas e online que podem ajudar são Typeform e Google forms, por exemplo.

4. Divulgação

A participação dos colaboradores de forma consciente é fundamental para o sucesso da pesquisa, portanto, a sua motivação é muito importante. Transmita a eles a importância desse recurso, eles devem saber que o objetivo da pesquisa de clima organizacional é melhorar o ambiente de trabalho. Avise que as informações podem ser anônimas e serão tratadas com sigilo.

5. Análise

Utilizando uma ferramenta automatizada, a análise torna-se muito mais fácil. Os dados obtidos darão um panorama da situação da empresa e com eles será possível entender muitas coisas que provavelmente não estavam muito claras.

É importante tomar providências para todos os aspectos negativos da pesquisa, ou pelo menos começar a trabalhar para melhorá-los.

A transparência para lidar com assuntos difíceis é fundamental, mesmo quando existem erros por parte da empresa é importante reconhecê-los e mostrar boa vontade para consertá-los. Independentemente se é um processo rápido ou demorado, os colaboradores devem estar cientes que se está trabalhando nisso.

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que ajuda a identificar problemas e situações que prejudicam o bom andamento de um negócio. É fundamental para a saúde de uma organização fazê-la pelo menos uma vez ao ano. Desse modo, poderá ter uma visão da empresa do ponto de vista dos colaboradores.

Um dos benefícios da pesquisa de clima organizacional é a sua contribuição para reter talentos. Se esse tema te interessa, então, continue conosco e leia o artigo que mostra 7 fatores que colaboram com a retenção de talentos.

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Paulo Rogério Lázari
CEO e Cofundador

Pesquisa de clima organizacional: como estruturar no seu negócio

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