Press "Enter" to skip to content

Produtividade tóxica: o que é? Entenda

Samuel Perpétuo 0

Nunca se falou tanto em sermos produtivos como se fala nos dias de hoje. Afinal, em uma sociedade digital, onde tudo acontece de forma acelerada, a produtividade humana também sofre esse processo. Mas quando a cobrança pela produtividade ultrapassa os limites humanos, ela passa a ser uma produtividade tóxica. 

Hoje iremos falar sobre esse assunto tão pertinente no atual cenário. Provavelmente, você já escutou a famosa frase “trabalhe enquanto eles dormem”, não é mesmo? Continue este artigo até o fim e veja como a glamourização de trabalho excessivo pode ser prejudicial para a saúde e até mesmo afetar a produtividade de uma equipe. Vamos lá?

como lidar com a produtividade tóxica?

O que é produtividade tóxica? 

 Em 2020, o mercado de trabalho sofreu um “adiantamento da tecnologia”, que iria acontecer mais cedo ou mais tarde, mas acabou se adiantando e o trabalho remoto chegou para ficar.

Com isso, os limites entre trabalho e vida se estreitaram e, para muitos trabalhadores, o fato de estarem em casa traz consigo a sensação de que precisam estar sempre à disposição da empresa, 24 horas por dia. 

A produtividade tóxica é uma mentalidade que se manifesta como a constante necessidade do “preciso produzir”. Quando isso acontece, a pessoa passa a se sentir culpada por descansar ou ter tempo de inatividade. Além disso, a auto cobrança por estar sendo produtivo acaba afetando outros setores da vida, como passar tempo com a família, fazer uma atividade física, etc.

Dependendo da cultura da empresa, seja  intencionalmente ou não, esse tipo de comportamento pode ser estimulado. Atualmente, vemos muitas vagas com anúncios do tipo “trabalhe como o dono” e “tenha sangue nos olhos” que, embora pareçam inocentes frases de estímulo, podem vir carregadas de produtividade tóxica. 

Embora a produtividade possa ser maravilhosa, seu prejuízo para os relacionamentos ou seu bem-estar não é. Quando fazer as coisas se torna mais importante do que dormir o suficiente ou comparecer a apresentação na escola do seu filho, isso se torna um problema.

Pesquisas mostram que isso pode ter um impacto significativo no conflito trabalho-família e na saúde mental. Geralmente, o resultado dessa mentalidade tóxica é o que conhecemos como Burnout.

Tenha em mente que o descanso é essencial para a verdadeira produtividade e, sem ele, a qualidade da sua produção diminui. Você pode produzir algo valioso quando está cansado? Duvidoso. Em um certo ponto, você simplesmente não consegue mais fazer nada com qualidade.

trabalho em excesso

Como lidar com sua produtividade tóxica?

Se  lendo este artigo você está percebendo que é um dos muitos que sofrem de uma sensação de produtividade tóxica, saiba que você não está sozinho. A boa notícia é que não precisa ficar assim. Há muitas coisas que você pode fazer para ter um relacionamento mais saudável com sua necessidade de ser produtivo. Abaixo estão algumas dica:

Estabeleça metas realistas

É importante considerar o contexto ao definir metas. Se você trabalha remoto, ser realista é reconhecer que seu escritório em casa provavelmente terá mais distrações, interrupções e estressores do que seu antigo escritório.

Quando estamos sob estresse, nossa capacidade de nos concentrar e pensar com clareza sofre, por isso, também pode ser útil estender prazos para encaixar melhor com suas atividades do dia a dia.  Se você é líder de uma equipe, também deve revisar as expectativas para o time.

Ressignifique o sentido de descansar e fazer pausas

O descanso é 100% necessário para todos os seres humanos. Estudos mostram que as pessoas que fazem pausas acabam sendo mais produtivas do que as pessoas que não o fazem.

Reformule o descanso para ser uma parte vital de sua produtividade. Veja-o como uma ferramenta necessária para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de forma mais eficaz. Em vez de fazer pausas quando se sentir à beira do colapso, que tal programá-las regularmente ao longo do dia? Você se sentirá muito melhor e, provavelmente, será capaz de realizar ainda mais.

Não se cobre tanto

Você define seu valor pelo quão produtivo você é? Nesse caso, você pode se ver preso em um ciclo de perseguir realizações que lhe dão uma sensação temporária de valor, até que isso passe e você precise de mais uma conquista para se sentir valioso. 

Para não entrar nesse ciclo vicioso, comece a ver que seu valor não está no que você produz ou realiza, mas em quem você é e sua capacidade.

Pergunte a si mesmo: “Eu teria essas mesmas expectativas por alguém com quem me importo profundamente?” Se a resposta for não, você também não deve ter essas expectativas para si mesmo. Pratique aprender a falar consigo mesmo da maneira que você faria com um amigo querido.

Uma terapia comportamental cognitiva pode ser especialmente eficaz para ajudá-lo a curar narrativas tóxicas que o mantiveram preso em um ciclo de vício em produtividade.

Sou líder - como gerenciar a produtividade tóxica?

Sou líder – como gerenciar a produtividade tóxica?

Os líderes devem investir tempo para definir claramente os resultados, definir expectativas claras e compartilhar o que espera do time. Pergunte a si mesmo: o que é necessário para alcançar os resultados que preciso?  Isso facilitará a mudança para uma abordagem de trabalho mais flexível, que já está acontecendo em muitas empresas  e totalmente necessária para atrair e reter os melhores talentos.

Além disso, você precisa entender  os malefícios da produtividade tóxica. Entendendo isso, você poderá vigiar os seus próprios comportamentos e perceber quando estiver se cobrando além do limite.

Estar ocupado quer dizer ocupar o tempo. Ser produtivo  está ligado à mensuração de metas e objetivos específicos. Quando somos produtivos, trabalhamos de forma mais inteligente e somos movidos por um propósito. 

Ou seja, estar ocupado nem sempre significa produtividade. Por isso, colocar mil atividades no seu dia para preencher a agenda não é garantia que seu dia seja produtivo e, por fim, você pode acabar tendo um Burnout. Por isso,  conheça o seu limite e o limite de sua equipe e estabeleça metas tangíveis, respeitando o ser humano e toda a sua vida que existe para além do trabalho. 

Este artigo foi último para você? Então, confira o nosso blog e veja outros conteúdos como este. Ah, não deixe de compartilhar em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *