Press "Enter" to skip to content

Quais os principais custos de um funcionário para a empresa

Priscila Manso 0

Uma nova contratação representa gastos que vão muito além do salário do colaborador. Dependendo do segmento da empresa, as tributações possuem um impacto considerável na folha de pagamento e o RH é diretamente responsável por garantir um processo de recrutamento e seleção que vai manter a saúde financeira da empresa.

Neste artigo falaremos dos principais custos de um funcionário para a empresa ete apresentar a nova Calculadora de Custo de Contratação da Recrutei que vai te ajudar a fazer estes cálculos de maneira fácil e rápida. 

Custo de um funcionário: Fixos

Os custos para manter um funcionário em uma empresa, seja pelo SIMPLES, ou pela CLT, muitas vezes são mais altos dos que esperamos. 

Desde FGTS às férias, passando pelo INSS e décimo terceiro. Em alguns casos, os custos de um funcionário pode chegar até 3 vezes mais que o seu salário, ou seja, sua empresa gasta mais porque acaba tendo que pagar os impostos, encargos e tributos para o governo. 

Descrevamos abaixo alguns dos principais gastos fixos de custos de um funcionário para sua empresa.

FGTS

FGTS significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ele é uma espécie de poupança feita para os colaboradores que trabalham conforme as leis trabalhistas. Para isso, são feitos depósitos todos os meses pela empresa contratante em uma conta junto à Caixa Econômica Federal, com valores que correspondem a 8% do salário do colaborador. 

A empresa que não depositar o FGTS pode sofrer penalidades severas. 

INSS 

INSS é o Instituto Nacional de Seguro Social, ele presta assistência social ao seu colaborador em um momento de necessidade, como quando precisa de um auxílio-doença, auxílio-maternidade e paternidade, aposentadorias, ou outros benefícios.

Porém, esse auxílio só é prestado caso o colaborador pague o INSS mensalmente. Para isso, a empresa contratante normalmente recolhe 11% do salário bruto do colaborador e desconta 8% dos seus salários líquidos. 

13º Salário

O 13º salário é um valor-extra que também entra no custo de um funcionário. O colaborador recebe este valor todo final de ano. Ele pode ser dividido em duas partes, sendo uma depositada até novembro e a outra até o dia 20 de dezembro. Algumas empresas chamam de gratificação de natal, mas a  quantia paga sempre equivale ao salário de um mês trabalho, ou proporcional conforme o número de meses trabalhados no ano pelo colaborador.

Férias

É direito dos colaboradores trinta dias de descanso remunerado para cada ano trabalhado, com adicional de um terço. As férias poderão ser dividas em 3 períodos, desde que um deles não seja inferior a 14 dias e os outros não sejam inferiores a 5 dias corridos. 

custos de um funcionario

Custo de um funcionário: Variáveis

Os custos variáveis de um funcionários, são aqueles que são não estipulados por lei, ou seja, são custos extras, mas que sua empresa precisa prever, como custos de gestão de pessoas e treinamentos de capacitação profissional.

Além disso, existem alguns benefícios, que podem ser obrigatórios pelo sindicato, mas de qualquer forma, são uma ótima maneira de aumentar a atração de talentos para suas vagas, como planos de saúde, vale-alimentação, seguro de vida ou assistência odontológica. Tudo depende do quanto sua empresa planeja investir nos talentos que estarão sendo contratados.

Como calcular o custo de um funcionário na minha empresa. 

Todos esses nomes e cálculos parecem muito complicados, e eles realmente são.  Mas não se preocupe! 

Pensando em ajudar nossos clientes e empresas de todo o Brasil, a Recrutei, com uma mãozinha da Syhus Contabilidade, criou uma CALCULADORA DE CUSTO DE FUNCIONÁRIO, onde é possível ter todos os principais custos de um funcionário em poucos minutos. Apenas colocando informações como: 

  •  Salário bruto a ser pago ao seu colaborador;
  • Benefícios adicionais como vale-refeição ou plano de saúde;
  • Descontos de contribuição sindical, entre outros. 

Muito simples, muito rápido e em poucos cliques!

Cliques no botão abaixo e experimente hoje mesmo a nossa Calculadora de custo de funcionário, é totalmente gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *