Press "Enter" to skip to content

Recrutamento e Seleção para Restaurante: dicas para o sucesso

Felipe Castro 0

Proprietários experientes de restaurantes sabem que a otimização do recrutamento e seleção é essencial para o sucesso do negócio. O problema é que alguns proprietários apenas designam as tarefas repetitivas para seus colaboradores seguirem. Principalmente caso o restaurante seja franqueado.

Receitas, processos sobre limpeza e segurança alimentar, cumprimentos aos clientes e padrões para limpeza de meses. Existem inclusive algumas práticas para a resolução de conflitos que são implementadas.

No entanto muitos restaurantes sofrem ano após ano pela falta de clareza em seu processo de contratação. Isso leva a má contratação, alto turnover e péssimo employer branding.

Enquanto a maioria dos restaurantes não começa a estabelecer um processo de recrutamento e seleção, fica bastante fácil que o seu restaurante inicie um processo de employer branding.

Com isso você sai na frente da concorrência, com apenas algumas horas por semana. A lei de Paretto, também conhecida como 80/20 se aplica aqui: 80% dos resultados serão colhidos com 20% do esforço.

Neste artigo escrevemos mais sobre como o seu restaurante pode montar um processo seletivo que deixará os concorrentes para trás.

1. Recrutamento e Seleção para Restaurantes: Atraia os Candidatos Certos

Diferentemente de outras empresas e modelos de negócio, os restaurantes podem usar da sua base de clientes para comunicar a abertura de novas vagas.

Com um simples post em suas redes sociais de “Vagas Abertas”, ou até mesmo um cartaz no estabelecimento pode gerar resultados excepcionais.

Recrutamento e seleção

Esse approach geralmente resulta em um dia inteiro de entrevistas com candidatos. Isso pode gerar centenas de candidatos dependendo do fluxo de pessoas do seu estabelecimento.

Abrir dias para entrevistas no entanto parece uma forma ineficiente e requer da gerência muito tempo entrevistando candidatos que em um processo normal de envio de currículo jamais passariam pelo screening do currículo.

Entrevistas em massa, nesse caso, não somente é uma perda de tempo, mas pode fazer com que seu restaurante contrate uma pessoa que não tenha nada a ver com a vaga.

Por isso, tenha cuidado ao utilizar esse processo. O ideal é que isso seja feito de forma sazonal. Principalmente em períodos em que existe a necessidade de aumentar a mão de obra do seu restaurante.

Mas mesmo assim, existe uma maneira de aumentar a agilidade e eficiência do processo de seleção: ao utilizar um sistema de recrutamento e seleção, você pode centralizar as candidaturas e realizar o screening da vaga de forma muito mais fácil.

Além disso, uma coisa que poucas empresas fazem é olhar para o time que já existe.

Quais são os colaboradores que mais se destacam e quais características eles tem em comum? Realizando uma análise dessas, é possível determinar qual deve ser o perfil do novo contratado.

Uma vez que esse perfil é identificado, é possível que o restaurante deixe todo o processo de recrutamento e seleção nas mãos de um sistema ATS como o Recrutei, visto que a triagem dos candidatos será facilitada baseando-se no histórico da empresa.

2. Recrutamento e Seleção para Restaurantes: Identifique os Melhores Candidatos

Proprietários de restaurantes sabem que seus colaboradores ajudam a construir ou destroem completamente o employer branding da empresa. Bons colaboradores podem ser a melhor forma de difundir a sua marca.

Colaboradores satisfeitos irão falar sobre como é trabalhar na sua empresa, e quais benefícios a mesma oferece. Por outro lado, uma contratação errada pode fazer com que o colaborador saia rapidamente da empresa.

Recrutamento e seleção

Por isso, a contratação baseada em palpites ou instintos é cada vez menos usada. A aplicação de testes de personalidade e assessments fazem com que a contratação do novo colaborador seja mais assertiva.

Na Recrutei atualmente contamos com a aplicação do PAT, que já foi utilizado por mais de seis milhões de pessoas. E futuramente iremos lançar um teste que avalia inclusive o nível de honestidade e ambição da pessoa. Tudo isso para auxiliar no recrutamento e seleção para restaurante.

Fatores estes que são fundamentais no momento da avaliação para alguns cargos.

Muitos restaurantes hoje em dia ainda apelam para a contratação e processo seletivo fora dos meios digitais, o que é um erro.

Com a transição demográfica que estamos passando, em pouco tempo a maioria dos candidatos terá contato mínimo com o meio digital.

Uma página de carreiras com a marca do seu restaurante e as vagas abertas pode ser uma ótima alternativa para atrair os melhores candidatos pois isso reforça o cuidado com sua comunicação, deixando sua marca empregadora mais forte perante profissionais que podem ajudar o seu negócio a crescer

3. Recrutamento e Seleção para Restaurantes: Entrevistando e Avaliando os Candidatos

Após construir o processo de recrutamento, atrair os candidatos corretos, realizar o screening dos candidatos com as vagas e identificar os mais promissores, é chegada a hora de definir os padrões que serão seguidos para entrevistá-los.

Para tornar o processo mais eficiente, o proprietário do restaurante, ou gerente responsável, deverá ter uma coisa bem clara em sua mente.

Qual o fit ideal do candidato (no que se trata de valores e comportamento) e se as habilidades dos candidatos estão de acordo com o job-description da vaga.

Para isso, devem ser elaboradas as perguntas padrão que cada candidato deverá responder. Isso evita desvios de atenção, aumentando a agilidade do processo de recrutamento e seleção.

Além disso, o momento da entrevista serve também para alinhar as expectativas com os candidatos. Salário, jornada de trabalho e plano de carreira devem ficar claros nessa etapa.

recrutamento e seleção


Essas 3 etapas podem auxiliar e muito no Processo de Recrutamento e Seleção do seu restaurante.

Se você quiser saber como podemos auxiliar no processo de recrutamento e seleção do seu restaurante, vamos marcar uma conversa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *