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Recrutamento no Facebook: Estratégias e Modelos de Postagens

Paulo Rogério Lázari 0

Sua empresa já faz recrutamento no facebook?
É difícil de ignorar o crescimento das redes sociais. É óbvio que a maioria da população passa grande parte do tempo livre nessas plataformas. Então por que não utilizar essa ferramenta para atingir mais talentos?

Independente da sua familiaridade com recrutamento social, entender como aumentar o alcance desses canais é crucial. E investir tempo e esforço em ferramentas desse tipo com certeza trarão resultados.

Quando você decide recrutar no Facebook, já deve ter respondido algumas perguntas preliminares. São elas:

  • Os candidatos que quero estão no Facebook?
  • Que segmentação posso utilizar para atingir os candidatos que quero?
  • Eu tenho verba suficiente para essa segmentação?

Caso a resposta das três perguntas seja afirmativa, sua Consultoria já está apta a utilizar a plataforma. E o Facebook facilita bastante essa etapa. Vamos nessa?

Postando a Vaga no Facebook

Agora que você mapeou o Facebook como uma ferramenta que pode trazer resultados para o Recrutamento, é hora de aprendermos o básico. Jobs on Facebook é o título da página que você deve acessar para divulgar sua vaga. Fique atento: o Facebook Careers é usado para atrair talentos para o Facebook.

Recrutamento na rede social : como recrutar pelo facebook?

Você tem duas opções: acesse o link https://facebook.com/jobs ou abra a página da sua empresa para recrutar pelo facebook

Pela primeira opção, você deve ver uma tela semelhante a essa:

Tela que deve ser vista ao acessar Facebook for Jobs

Observações importantes sobre essa funcionalidade de como recrutar no facebook

  • A página mostra, por padrão, as vagas divulgadas em um raio de até 120 quilômetros de distância, mas isso pode ser ajustado.
  • Potenciais talentos podem se inscrever para receber notificações sobre novas vagas
  • O talento pode filtrar por tipo de vaga e indústria da vaga, para garantir a eficiência da busca pelos candidatos

Além disso, é possível divulgar uma vaga a partir da página da sua empresa. Primeiramente você precisa de acesso de administrador da página para prosseguir. Com isso, basta seguir o processo que você usaria para realizar um post normal, mas selecionar a opção “Vaga de Emprego” – ou “Job” caso esteja em inglês.

Ao selecionar a opção de “Vaga de Emprego”, o Facebook irá mostrar essa alternativa que permite o preenchimento dos detalhes necessários para a divulgação da vaga.

Recrutamento no Facebook: preencha o formulário.

Ao selecionar a opção acima, você deve preencher as informações solicitadas pelo Facebook para que sua vaga seja postada. Isso inclui:

  • Título da Vaga: esse deve ser consistente com o nome da vaga no site e em qualquer outro lugar que a vaga esteja sendo postada. Use palavras que mostram a realidade mas ao mesmo tempo sejam chamativas.
  • Localidade da Vaga:  seja preciso. Lembre que a maioria dos candidatos irão procurar por localidade, então qualquer informação errada aqui pode afetar na quantidade de candidaturas que sua consultoria irá receber.
  • Faixa Salarial (Opcional): não é obrigatório. Mas se você for incluir faixa salarial, a ferramenta do Facebook possui um local específico para isso.
  • Descrição da Vaga: aqui é o campo onde você “venderá” sua vaga. Todos os detalhes da vaga, como as obrigações, qualificações e outros detalhes podem ser colocados nesse campo.

Essas são as informações básicas para divulgar a vaga nesses canais. Com essas informações, você terá duas opções:

  • Postar Vaga
  • Impulsionar Vaga

Ao selecionar a opção “Impulsionar Vaga”, você terá a opção de definir um orçamento e estabelecer uma segmentação de público para sua vaga. Isso com certeza fará com que sua vaga seja vista por potenciais candidatos.

Para que seus resultados sejam melhores, verifique se a página da sua Consultoria está bem configurada: foto de capa e de perfil ajustadas e em boa resolução.

Caso você decida por não investir na divulgação da sua vaga, ela será postada na timeline da sua empresa e ficará lá, como um post normal.

Benefícios do Recrutamento no Facebook

O Facebook já é crucial para a maioria das estratégias de marketing, e para marketing de recrutamento não é diferente. A plataforma é uma ótima maneira de iniciar seu processo de employer branding, além de oferecer uma experiência de candidatura diferenciada.

Além disso, é possível atingir mais candidatos de forma passiva do que o Indeed e outras plataformas, por exemplo.

O importante é lembrarmos que a estratégia de recrutamento deve ser criada unicamente para cada empresa. Somente porque uma plataforma não funcionou para uma que não funcionará para outra, e o contrário também é válido. Por isso a importância do Analytics para a sua consultoria: assim você saberá qual canal é mais válido para cada oportunidade aberta.

O Facebook para recrutamento pode ser inicialmente intimidador, mas não fique acuado! Pense nele como mais uma ferramenta que pode ser usada para atrair os melhores talentos – e pense nas postagens de vagas: no Facebook você tem liberdade criativa para divulgar a vaga de formas diferentes para aumentar sua base de talentos.

Sistema de recrutamento integrado ao facebook jobs

Para facilitar a repostagem da sua vaga no facebook jobs você poderá optar por um sistema de recrutamento, que além de centralizar dados de candidatos, conseguirá repostar a vaga em portais e indexadores de vagas para que assim elas sejam encontradas mais facilmente pelos candidatos interessados

No sistema de recrutamento Recrutei, existe a possibilidade de integrar a publicação da vaga com o facebook jobs, além de jooble, netvagas, whatsajobs, google for jobs e outros.


facebook jobs: tela de exemplo das integrações possiveis no sistema recrutei


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