Press "Enter" to skip to content

Sistema de Recrutamento e Seleção: integração com o google planilhas

Davi Samuel Valukas Lopes 0

Caro leito, seja bem vindo!

Este é um texto explicativo de passo a passo para usuários do sistema de recrutamento e seleção recrutei que querem usufruir das vantagens de ter o sistema de recrutamento integrado ao google planilhas

Se você ainda não é usuário, pode criar sua conta gratuitamente aqui antes de começar

Como aumentar a produtividade? A Recrutei tem uma novidade muito bacana e que pode contribuir bastante no aumento da produtividade de seus clientes, bem como na organização das métricas e dos relatórios gerenciais. Eu estou falando da integração da plataforma com o Google Sheets, que são as planilhas online do Google. 

Então continue comigo para entender melhor. Vamos nessa!

Como aumentar a produtividade utilizando integrações?

Antes de entrarmos no mérito do tema, cabe abrir um parêntesis para demonstrar como integrações desse tipo contribuem com o aumento da produtividade. 

O que é produtividade? 

Produtividade é o resultado natural de uma boa gestão, aliada à automação dos processos. Quanto mais automatizados estiverem tais processos, mais eficiente e eficaz será a produtividade. 

Segundo artigo publicado no blog da Retta Tecnologia da Informação, algumas das vantagens da integração sistêmica são as seguintes:

  • A automação de processos para eliminação de erros
  • Redução dos custos da empresa
  • Uma comunicação eficiente e ágil

Note que os três pontos elencados giram em torno de um eixo comum: agilidade, custos e efetividade. Portanto, integrar diversas ferramentas tornou-se uma necessidade básica para a sobrevivência de qualquer negócio na Era da Informação.  

Não vá embora! Continue a leitura até o final para entender quais são os benefícios da integração Recrutei + Google Sheets.

Ferramentas mais utilizadas para a produtividade no Recrutamento

As ferramentas mais utilizadas para aumento da produtividade são:

  • Slack
  • RD Station Marketing
  • Trello 
  • Entre outras…

Slack: é uma plataforma de mensagens baseada em canais. Com o Slack, as pessoas podem trabalhar juntas com maior eficácia, conectar todas as suas ferramentas de software e serviços e localizar as informações de que precisam para trabalhar da melhor forma possível — tudo isso em um ambiente seguro de nível empresarial.

RD Station Marketing: foi criado para ser intuitivo, prático e abranger as ações que uma empresa necessita para atrair mais Leads e clientes, crescendo de forma previsível e escalável. Além disso, a ferramenta possibilita a automação de e-mails, o que agiliza bastante a comunicação com seus candidatos.

Trello: é um aplicativo de gerenciamento de projeto baseado na web originalmente feito por Fog Creek Software em 2011. Em 2014 tornou-se uma empresa. Ele opera um modelo de negócio Freemium.

Listamos algumas das ferramentas que podem ajudar no aumento da produtividade do seu time, mas existem muitas outras disponíveis, tanto pagas como gratuitas.

Recrutei + Google Sheets 

O Google Sheets é um editor online de planilhas do Google e faz parte do pacote de serviços gratuitos da marca americana, bem como o Google Docs, o Google Slides, o Google Forms, entre outros serviços. 

Uma das vantagens do Google Sheets na plataforma Recrutei é a possibilidade de ativá-lo ou não individualmente, gerando uma planilha para cada vaga, o que personaliza a utilização da ferramenta e facilita a leitura de dados. 

Como ativar o Google Sheets?

Como eu disse, a ativação é feita vaga por vaga, o que permite gerar uma planilha para uma vaga que exija isso e não gerar em outras vagas que não exijam. 

Antes de começar a utilizar a ferramenta, é necessário ativar a integração nas configurações de sua conta. 

Primeiramente, clique na engrenagem no canto superior direito ao lado da foto, conforme print abaixo:

Na sequência, clique na aba Integração, conforme print abaixo:

Em seguida, acesse o menu MarketPlace, conforme print abaixo:

Depois, na opção Google Sheets, clique no botão azul chamado “Integrar Agora”, conforme print abaixo:

Quando for necessário editar a integração, o botão será chamado “Editar Integração”, conforme print abaixo:

Será necessário logar em sua conta do Google para continuar, conforme print abaixo:

Ao clicar no botão azul chamado “Faça login com o seu Google Sheets”, aparecerá uma tela para você selecionar seu Gmail, conforme print abaixo:

Depois de selecionar sua conta, clique no botão azul chamado “Permitir”, conforme print abaixo:

Logo depois, aparecerá uma tela com o seu e-mail e um botão de teste, caso você julgue necessário. Em seguida, clique no botão azul chamado “Continuar” duas vezes. Veja os próximos dois prints:

Planilhas do google
Planilhas do google

Para finalizar o processo, clique no botão azul chamado “Concluir”, conforme print abaixo:

Planilhas do google

Se tudo estiver OK, aparecerá um botão azul chamado “Integração Configurada”, conforme print abaixo:

Planilhas do google

Para ativar a planilha dentro de cada vaga, quando a estiver criando ou editando, na mesma tela em que estão os job boards parceiros, a planilha ficará disponível no campo Integrações, conforme print abaixo:

Planilhas do google

Para ativar, basta clicar no botão cinza, que ficará azul, conforme print abaixo: 

Planilhas do google

Com a planilha ativada, você receberá acesso à planilha no Gmail utilizado para cadastrar a integração. A alimentação dessa planilha será automática conforme o desenrolar do processo seletivo.

Integração com outras ferramentas  

A ativação da planilha individual de vagas é automática, mas para realizar a integração com outras ferramentas é necessário possuir uma conta em uma das seguinte plataformas:

Pluga: é uma empresa brasileira que ajuda outras empresas a eliminar burocracias operacionais no dia a dia. Ela faz isso conectando e integrando diversas ferramentas web sem que seja necessário que o usuário desenvolva uma linha de código sequer durante a totalidade do processo.

Zapier: é uma empresa remota global que permite aos usuários finais integrar os aplicativos da web que usam. Embora Zapier esteja baseado em Sunnyvale, Califórnia, emprega uma força de trabalho de 350 funcionários localizados nos Estados Unidos e em 23 outros países.

O que há de comum entre as três ferramentas, além do fato de todas elas possibilitarem a integração entre diversas plataformas de trabalho, é a disponibilidade de versões freemium, que possibilitam a utilização limitada das funcionalidades.

Versões freemium

O Pluga, em sua versão gratuita, possibilita 3 integrações e 100 eventos. O site da empresa não informa o tamanho do espaço disponibilizado. 

Já o Zapier, também em sua versão gratuita, possibilita 5 integrações e 100 eventos mensais. 

Espero que esse tutorial tenha sido útil para você configurar o Google Sheets na nossa plataforma. Espero também que essa nova integração contribua com o crescimento dos seus negócios. Um abraço e até a próxima!

Quer baixar e-books gratuitamente em nosso blog? Basta clicar aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *