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Sistema de recrutamento e seleção: Conheça a integração Recrutei + Slack

Davi Samuel Valukas Lopes 1

Quando se trata de um sistema de Recrutamento e seleção, como otimizá-lo usando integrações?

Com a nova integração da plataforma Recrutei com o Google Sheets, uma série de novas possibilidades se abriram para que nossos clientes possam otimizar seus processos internos e, consequentemente, intensificar ainda mais os métodos ágeis em sua cultura organizacional. 

Um dos sistemas de produtividade mais utilizados no mercado é o Slack. Pensando nisso, eu vou te ensinar nesse tutorial como fazer a integração desse importante sistema com a nossa plataforma.  

Então continue comigo para entender melhor. Vamos nessa!

Sistema de recrutamento e seleção: como aumentar a produtividade do seu processo seletivo?

Antes de entrarmos no mérito do tema, cabe abrir um parêntesis para demonstrar como integrações desse tipo contribuem com o aumento da produtividade. 

O que é produtividade? 

Produtividade é o resultado natural de uma boa gestão, aliada à automação dos processos. Quanto mais automatizados estiverem tais processos, mais eficiente e eficaz será a produtividade. 

Segundo artigo publicado no blog da Retta Tecnologia da Informação, algumas das vantagens da integração sistêmica são as seguintes:

  • A automação de processos para eliminação de erros
  • Redução dos custos da empresa
  • Uma comunicação eficiente e ágil

Note que os três pontos elencados giram em torno de um eixo comum: agilidade, custos e efetividade. Portanto, integrar diversas ferramentas tornou-se uma necessidade básica para a sobrevivência de qualquer negócio na Era da Informação.  

Não vá embora! Continue a leitura até o final para entender quais são os benefícios da integração Recrutei + Slack.

Recrutei + Google Sheets 

O Google Sheets é um editor online de planilhas do Google e faz parte do pacote de serviços gratuitos da marca americana, bem como o Google Docs, o Google Slides, o Google Forms, entre outros serviços. 

Uma das vantagens do Google Sheets na plataforma Recrutei é a possibilidade de ativá-lo ou não individualmente, gerando uma planilha para cada vaga, o que personaliza a utilização da ferramenta e facilita a leitura de dados.

Para saber mais sobre a integração Recrutei + Google Sheets, clique aqui e leia nosso tutorial.  

Ativando a integração através do Integromat 

Integromat é um sistema que faz a intermediação entre aplicações como o Trello e a nossa plataforma. Para ativar a integração Recrutei + Slack será necessário possuir uma conta na Integromat. Clique aqui para verificar o plano gratuito.  

Após a criação de sua conta na plataforma Integromat, é necessário primeiro ativar a integração com o Google Sheets. 

O primeiro passo é clicar no botão azul chamado “Novo Cenário” dentro de “Painel de Controle”, conforme print abaixo: 

Plataforma de recrutamento e seleção

Em seguida, digite o termo “Google Sheets” no campo de pesquisa. O resultado poderá vir em português, a depender de suas configurações de navegação, conforme print abaixo:

Plataforma de recrutamento digital

A seguir, vai aparecer uma lista de ações que podem ser tomadas. Escolha a que melhor se adequa à sua necessidade, conforme print abaixo:

Sistema de recrutamento e seleção

Na sequência, faça a integração do Slack. Digite a palavra “Slack” no campo de pesquisa, conforme print abaixo:

Plataforma de recrutamento

Automaticamente o Slack vai aparecer debaixo do campo de pesquisa, conforme print abaixo (caso seu navegador esteja com o tradutor automático ativado, pode ser que o aplicativo apareça com o nome de “Folga”):

Recrutamento digital

Em seguida, clique no botão branco chamado “Continuar”, conforme print abaixo:

O que é recrutamento e seleção

Na tela “Novo Cenário”, clique no sinal de “+” chamado “Adicionar”, conforme print abaixo:

Como instalar slack

No campo de pesquisa, digite “Slack”. Automaticamente ele vai aparecer acima, conforme print abaixo. Clique nele:

Como instalar slack

Na sequência, vai aparecer uma lista de ações que podem ser tomadas com o Slack. Escolha a que melhor se adequa à sua necessidade, conforme print abaixo:

Como instalar slack

Ferramentas colaborativas de comunicação e trabalho remoto

Ferramentas colaborativas de comunicação são plataformas que visam o compartilhamento de informações entre membros de uma equipe. 

Em tempos de trabalho remoto, ferramentas desse tipo trazem uma grande contribuição por diminuírem os impactos da distância física e geográfica dos colegas e seus líderes. 

A equipe de vendas, por exemplo, pode utilizar uma ferramenta desse tipo como boca de funil de novos leads, que já ficam disponíveis para abordagem assim que fazem uma determinada ação previamente configurada, como baixar um e-book no blog da organização, assinar a newsletter no site ou mesmo solicitar uma demonstração de produto.  

No processo de recrutamento, ferramentas desse tipo podem contribuir na abordagem de novos candidatos que acabaram de se inscrever em uma vaga, processo similar ao funil de vendas citado no parágrafo anterior. 

Principais funcionalidades do Slack

Uma das principais ferramentas colaborativas de comunicação do mercado é o Slack, que você acabou de aprender a integrar à plataforma Recrutei. 

Algumas das funcionalidades do Slack são as seguintes:

  • Canais: possibilitam a manutenção da organização e do foco através de espaços centrais para conversas, arquivos, ferramentas e pessoas;
  • Slack Connect: possibilita que haja a colaboração entre equipes, não apenas da mesma empresa, mas de outras organizações também (ideal para consultorias que têm parcerias com outras agências ou headhunters autônomos);
  • Mensagens: possibilita a inserção de comentários em ações específicas que ficam visíveis para todos os membros da equipe visualizarem;
  • Chamadas de voz e vídeo: ajudam você a compartilhar informações de maneira mais eficiente e a fazer seu trabalho mais rápido.

Aumentando a produtividade através da integração Recrutei + Slack

Através da integração Recrutei + Slack a produtividade do seu time de R&S vai aumentar consideravelmente, pois além das diversas funcionalidades que a nossa plataforma já oferece e que trazem até 70% de agilidade em seus processos operacionais, seus colaboradores terão à disposição em tempo real uma ferramenta que avisa sempre que um novo candidato chegou, tornando o contato com o novo talento quase instantâneo, além de possibilitar que todos os membros da equipe sejam avisados simultaneamente, o que faz com que todos eles estejam sempre na mesma página.

Espero que esse tutorial tenha sido útil para você configurar entender não apenas o processo de integração Recrutei + Trello, mas também o valor que essa nova funcionalidade vai agregar ao seu negócio.

Um abraço e até a próxima!

Você já conhece a Integração Recrutei + Google Sheets?

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