Press "Enter" to skip to content

Sistemas de Recrutamento e seleção: Conheça As Principais HRTechs Do Mercado

Paulo Rogério Lázari 0

Os sistemas de recrutamento e seleção são produzidos pelas HRTechs , também conhecidas no Brasil como RH Tech. Trata-se, porém, de um termo guarda-chuva.

Esse termo abrange softwares e hardwares para automatizar e melhorar a eficiência dos processos relacionados a área de recursos humanos.

Isso inclui a gestão de folha de pagamento, o recrutamento e seleção, análise de desempenho e gestão de benefícios.

Essa onda de startups e empresas que têm desenvolvido tecnologias para a gestão de pessoas, focados principalmente em empresas que possuem uma grande força de trabalho.

Empresas como Oracle e SAP já desenvolveram soluções robustas, mas que demandam alto custo de implantação e manutenção.

Por isso, surgiram as Startups HRtechs , que oferecem soluções para atender necessidades específicas. A maioria delas no modelo de SaaS (Software as a Service). E por isso, as mesmas tem crescido bastante.

Nesse artigo listamos as principais categorias de HRtechs , além de citarmos algumas que podem ajudar o seu RH ser mais eficiente.

1. Sistemas de recrutamento e seleção: HRTechs para processos seletivos

Para a maioria das empresas o recrutamento e seleção é uma dor latente. Existem empresas com tempo médio de contratação de 90 dias.

Isso torna o processo seletivo oneroso, e muitas vezes não apresenta bons resultados.

Muitas empresas surgiram para solucionar esses problemas, com soluções cada vez mais específicas: sistemas ATS (Applicant Tracking System), CRM (candidate relationship management), Sistema para gestão de indicações e muitos outros.

Pensando nesse problema surgiram algumas iniciativas para ajudar as empresas nesse importante momento que é o Recrutamento e Seleção. Soluções para employer branding, triagem de candidatos, divulgação de vagas, testes de personalidade, vídeo entrevista e muitas outras áreas foram desenvolvidas.

A Recrutei tem orgulho de se apresentar como uma solução completa para as empresas que desejam modernizar seu processo de Recrutamento e Seleção.

Principalmente focada em digitalizar os processos seletivos de pequenas e médias empresas, a plataforma possui atributos únicos como a disponibilização de Avaliação Comportamental Disc de maneira ilimitada para seus usuário.

A Hrtech também conta ccom ferramentas que otimizam a comunicação com o candidato como integração com o whatsapp, diparo de e-mail em massa e até mesmo um chatbot de recrutamento pelo whatsapp, conhecido como Recrubot

2. HRTechs para Gestão de Capital Humano

A gestão de capital humano é um termo criado e usado em vários setores, que considera os colaboradores com um ativo que pode ser gerenciado e visualizado como qualquer outra forma de ativo.

Na sua forma mais básica, a gestão de capital humano geralmente é realizada por um sistema que é integrado com a gestão de talentos e avaliação de performance.

hrtechs

Para gerenciar colaboradores com mais eficiência o RH tem adotado inspirações e aprendizados de outras áreas com da tecnologia com a aplicação de métodos ágeis

Muitos fornecedores desse tipo de tecnologia podem se referir a seus sistemas como sistema de informação para recursos humanos, ou sistemas de gestão para recursos humanos – mas esses dois últimos têm sido paulatinamente substituídos pelo termo gestão de capital humano.

Temos por exemplo, para gestão de engajamento e de desempenho a Startup Feedz . As soluções da Startup ajudam a gerenciar metas e objetivos com a metodologia OKR, operacionalizar feedbacks contínuos para colaboradores, aplicar pesquisas de clima e digitalizar outros rituais e procedimentos essenciais para uma gestão de pessoas de alto nível

Caso você se interesse por esta área do RH, nosso artigo sobre Gestão da Mudança, pode te interessar!

3. HRTechs para Gestão de Folha de Pagamento

A contabilidade de uma empresa pode ficar responsável pela gestão da folha de pagamento.

Mas existem sistemas que tem o objetivo de oferecer uma gestão de folha de pagamento, considerando o pagamento de férias, décimo terceiro e impostos de contratação.

Um dos grandes desafios que as empresas que oferecem esse tipo de tecnologia enfrentam é oferecer um sistema que se adapte às diferentes modalidades de contratação que existem no atual sistema trabalhista brasileiro.

Além disso, algumas empresas utilizam sistema de gestão de banco de horas. Esse, integrado com a gestão de folha de pagamento para facilitar o momento de acerto dos colaboradores.

4. HRTechs para Gestão de Gastos e Reembolso

Também relacionado com a gestão de folha de pagamento, sistemas que auxiliam na gestão de despesas e reembolso são muito úteis para o RH. Principalmente quando estão relacionados a gestão da folha de pagamento.


hrtechs

Um exemplo de sucesso que temos no Brasil é a startup Espresso, que oferece sistema completo com para gestão de reembolsos e gastos corporativos.

Os processos de reembolso costumam ser conhecidos por serem burocráticos e lentos.

Na plataforma da Startup mineira os profissionais de RH contam com classificação otimizada de despesas corporativas, workflow de aprovação para diminuir as inconsistências e integrações com outros sistemas para facilitar o fluxo de reembolso, de ponta a ponta.

Para empresas onde viagens são constantes, ou que possuam uma força de vendas robusta, é bastante interessante. Uma vez que todas as despesas ficam centralizadas em uma única plataforma digital.

5. HRTechs para Educação Corporativa

O RH é responsável pela educação e treinamento dos colaboradores. Há um tempo atrás, a moda era chamar palestrantes renomados, grandes gestores da área de negócios para realizar cursos in-company. Esse formato ainda é utilizado, mas o custo envolvido para esse formato é bem maior do que outros modelos. O e-learning ganha ai.

Esse formato apresenta várias vantagens, além de ser economicamente mais viável. Por meio dele você pode manter um padrão de treinamento – o que é importante se sua empresa possui múltiplas sedes.

Além disso o treinamento fica gravado de forma definitiva na plataforma. É possível também avaliar o aprendizado do colaborador, e muitas outras funcionalidades, tudo de forma digital.

Sistemas de recrutamento e seleção


E por falar em educação para os profissionais de RH, sempre importante lembrar da Recrutei Academy, certificações 100% gratuitas com temas relevantes para os profissionais da área.

Os profissionais de RH de destaque sabem que o treinamento é essencial para se manter

Sua Empresa está Preparada para aproveitar os benefícios das Hrtechs?

Como já falamos aqui no blog, o papel do RH é cada vez mais estratégico.

Manutenção e renovação da cultura da empresa, contratação por hard e soft skills, criação do employer branding da marca. Todas essas tarefas são papéis que fogem da rotina comum do RH.

Por isso é importante que a sua empresa esteja pronta para adotar as tecnologias que irão tornar os processos mais ágeis e eficientes.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *