A maneira como as empresas recrutam e selecionam os seus candidatos se transformou significativamente nas últimas décadas. Com o advento tecnológico, essas transformações se tornaram ainda mais frequentes, exigindo que profissionais da área se mantenham sempre atualizados sobre o mercado. Mas, afinal, o que preciso saber sobre recrutamento em 2022?
No artigo de hoje separamos as melhores e mais atuais táticas para recrutamento e seleção, que já são tendência em diversos países, e transformarão sua maneira de recrutar. Bora lá?
Sumário
Recrutamento em 2022: é tudo sobre tecnologia
Como dissemos no início do texto, a tecnologia está totalmente ligada aos profissionais de Recursos Humanos e em 2022 não será diferente. As planilhas e folhas de papel já são do passado, se você ainda as utiliza, é hora de repensar o seu lugar no mercado.
O que queremos dizer é que com os novos softwares de recrutamento e seleção, os processos estão cada vez mais automatizados, otimizando o tempo e o dinheiro de profissionais de Rh e empresas. Quem trabalha na área há algum tempo, com certeza, já sentiu na pele todas essas transformações.
Um exemplo simples: nos últimos anos, a aquisição de talentos deixou de focar em currículos em papel e passou a enfatizar a avaliação de habilidades. Até mesmo os processos que aconteciam de forma presencial já estão perdendo força, à medida que as entrevistas em vídeos dominam o mercado, especialmente, após a pandemia do Coronavírus.
Portanto, investir em tecnologia e conhecimentos é o caminho certo para os profissionais de RH e empresas que desejam dominar o mercado. Tenha certeza que o trabalho que você faz hoje, não será o mesmo daqui a cinco anos. Você terá que se adaptar e dominar novas habilidades, novas ferramentas e novas métricas. Mas, como 2027 ainda está um pouco longe, veja quais são as principais táticas para recrutamento em 2022.
Experiência do candidato
Segundo Cristina Boehmer, gerente de marketing da The Muse, uma das maiores plataformas de carreiras Norte Americana, em 2022 os recrutadores devem olhar para além de currículos (CV), é preciso um olhar mais humanizado para o candidato, proporcionando uma experiência positiva ao longo da jornada, mesmo para aqueles que não forem selecionados no final.
Atualmente, bons candidatos procuram mais benefícios como VR, Vale-cultura, etc. Os bons profissionais buscam por empresas que os tragam também satisfação pessoal. Nesse sentido, a experiência de um bom profissional em sua organização começa ainda no processo de seleção e recrutamento.
Logo, se você deseja atrair bons profissionais, realize um processo humanizado, mantendo os candidatos atualizados durante cada etapa. Essa é uma das táticas para recrutamento em 2022 que as empresas estão mais adotando.
Trabalho remoto
A pandemia acelerou uma forma de organização do trabalho que já era prevista para um futuro não muito distante: o trabalho remoto. Sim, o home office veio para ficar e, na maioria das organizações, todo o processo já é feito 100% via ‘internet’.
Mas como isso impacta na vida do recrutador? Em diversos sentidos, é preciso agora uma maior organização na gestão de pessoas, especialmente, nas estratégias de recrutamento. Além disso, o profissional de RH também deve garantir que o colaborador em regime remoto tenha as mesmas condições de trabalho como se fosse presencial.
Além do mais, é necessário manter o engajamento e a produtividade a distância, exigindo que profissionais do ramo mantenham-se constantemente atualizados sobre metodologias de gestão de pessoas e equipes.
Recrutamento via rede social
No Brasil, são mais de 150 milhões de usuários de redes sociais. Destes, 51 milhões estão no LinkedIn, ou seja, aproveitar estes espaços para encontrar bons candidatos é uma das novas apostas para recrutamento em 2022.
Embora outras redes sociais como Facebook e Instagram também sejam usadas (com menos frequência) para abordar candidatos, o LinkedIn é a mais indicada. Por ser uma rede social totalmente profissional, nela, o recrutador pode encontrar informações mais específicas sobre as skills dos candidatos.
De acordo com um dado divulgado pela Kisnta, 90% dos recrutadores brasileiros estão no LinkedIn e utilizam a rede para abordar candidatos.
Utilização de Inteligência Artificial
Sem dúvidas, essa é a mais significativa tendência de recrutamento em 2022 e para o futuro, o uso de Inteligência Artificial (IA). Quem é da éarea sabe que a triagem de candidatos em potencial é uma das etapas dos processos de recrutamento e seleção que mais leva tempo. Com a IA, os recrutadores podem automatizar grande parte deste trabalho.
E não para por aí, essa nova tendência também permite interagir com os candidatos usando chatbots, selecionar com base em requisitos específicos e avaliá-los com base nas respostas dadas através de entrevistas e formulários.
Os recrutadores também devem se apropriar das tecnologias de Processamento Linguagem Natural (PLN), que interagem diretamente com os candidatos, oferecendo comunicação personalizada com tecnologia de chatbot de última geração.
Predictive analytics
Por fim, mas não menos importante, uma nova tendência de recrutamento para 2022 é o investimento em tecnologias de Análise Preditiva. Muitas agências de recrutamento e empresas utilizam dados como fontes confiáveis para os seus processos seletivos. Isso significa que eles precisam obter dados precisos e análises claras para obterem melhores resultados.
Para ajudar a identificar os melhores candidatos, várias tecnologias usam sistemas de recomendação e análises preditivas para encontrar profissionais usando diferentes parâmetros, como educação, educação anterior, rede de relacionamento e localização.
Agora que você já está por dentro das principais táticas para recrutamento em 2022. Que tal se manter atualizado com a Recrutei Academy?
E se esse conteúdo foi importante para você, não deixe de compartilhar em suas redes sociais.