Press "Enter" to skip to content

Como se tornar um Tech recruiter? 4 dicas práticas

Samuel Perpétuo 0

É fato que vivemos o auge da revolução digital. A tecnologia hoje faz parte de nossas vidas como nunca. O resultado disso é o aquecimento do mercado tecnológico e a alta demanda por profissionais qualificados. Mas além de bons profissionais de TI (Tecnologia da Informação), o mercado também precisa daqueles profissionais que saibam recrutar e alocar os candidatos nos locais certos, e é aí que entra o tech recruiter. 

Mas, afinal, como se tornar um tech recruiter? Se você já trabalha com recrutamento e seleção e tem grandes ambições profissionais, este pode ser o caminho para o seu sucesso.  

Descubra neste artigo tudo sobre essa profissão que está valendo ouro no mercado. 

O que é um tech recruiter?

De uma forma simples e clara, tech recruiter é aquele que fará o elo entre os profissionais de TI e as empresas.  O papel desse profissional vai desde a procura, triagem, recrutamento, entrevistas, até a recomendação do respectivo candidato para a vaga. 

Normalmente, o tech recruiter vai trabalhar em parceria com gestores para encontrar bons candidatos que supram suas demandas. Além disso, um bom tech recruiter vai ter sempre um banco de talentos com profissionais com potencial para eventuais substituições. Este é um mercado cada vez mais competitivo e encontrar um bom profissional de um dia para o outro é uma missão quase impossível. 

Um tech recruiter não precisa dominar a linguagem de códigos ou ser um expert nas tecnologias digitais. No entanto, este profissional deve dominar os principais conceitos da área e as tendências de mercado, afinal, como dissemos no início, é ele que fará a ligação entre as empresas e os candidatos.

Ah, vale lembrar que esta é a carreira em maior ascensão em RH. De acordo com um estudo realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), apenas nos próximos dois anos, o Brasil precisará de 420.000 profissionais de TI, ou seja, vai precisar de muito tech recruiter para contratar esse pessoal todo. 

Como se tornar um tech recruiter?

O primeiro passo para se tornar um tech recruiter é possuir algum curso, seja superior ou tecnólogo, que te dê fundamento básico para trabalhar com recrutamento e seleção. Geralmente, os cursos são os seguintes: 

  • Gestão de RH 
  • Administração  
  • Psicologia (ênfase em Psicologia Organizacional)

A maioria dos profissionais que estão atualmente no mercado de tecnologia já trabalhavam com recrutamento e seleção tradicional e viram uma oportunidade no mercado. Tendo essa base, o próximo passo é buscar por cursos de especialização na área de recrutamento em tecnologia. 

É possível encontrar centenas de cursos on-line disponíveis para a formação do tech recruiter. Aqui na Recrutei mesmo você pode encontrar alguns na Recrutei Academy. 

Contudo, além de fazer cursos, é importante participar de fóruns, congressos, eventos de tecnologia e, principalmente, manter-se constantemente atualizado sobre o mercado.

Para a psicóloga Natália Bertolino, Coordenadora de Tech Recruiting no Grupo Boticário, o bom profissional deve transitar bem no universo da tecnologia. Assim, quanto mais ele se envolver com a área, melhor vai desempenhar o seu papel no dia a dia. De forma prática, o profissional conseguirá desenvolver um diálogo mais fluido nas entrevistas e ter uma visão mais holística ao abrir uma nova vaga.

Mas vamos agora a 4 dicas práticas para se tornar um bom tech recruiter. Continue comigo até o final para entender como se tornar um tech recruiter. 

1- Familiarize-se com a tecnologia que você está contratando

As linguagens de programação mudam rapidamente. Cinco anos atrás, Java estava na moda, enquanto hoje, Python é o que domina. Por isso, os recrutadores precisam acompanhar o cenário tecnológico para evitar erros graves durante o recrutamento e seleção de candidatos.

É seu trabalho como tech recruiter  manter-se atualizado com o que está em alta e o que já está ultrapassado. Como dissemos, você não precisa dominar programação para contratar um desenvolvedor, mas é interessante que você tenha pelo menos uma noção da área para ter um melhor rendimento nas entrevistas. 

2- Aprimore-se para além da linguagem técnica

Mesmo que seja necessário algum conhecimento básico da tecnologia para a qual você está contratando, o trabalho do tech recruiter vai muito além disso.  Afinal, seu trabalho é trazer os melhores candidatos para sua empresa e, se necessário, convencê-los a ficar. 

Por isso, é muito importante também dominar habilidades que vão além da área de TI, como uma boa comunicação, tomada de decisões, capacidade de negociação, etc. Liste todas as habilidades que um bom recrutador precisa, independente de ser da área de tecnologia ou não. 

3- Fique por dentro das principais tendências

Acompanhe todas as tendências do mercado, siga páginas que falem de tecnologia, participe de comunidades, leia blogs e, principalmente, mantenha contato com profissionais da área. Outra boa maneira de ficar por dentro é assinando newsletters de empresas que tratam do assunto.

Não há desculpas! Na internet você encontra centenas de milhares de materiais gratuitos. Portanto, separe alguns minutos do seu dia para se dedicar a atualização, isso refletirá muito em sua carreira.

4- Humanize o seu processo seletivo 

Em vez de oferecer melhores cargos e salários, concentre-se em tornar o processo de contratação mais humano e estabelecer uma experiência positiva para o candidato. 

Se você já trabalha como tech recruiter, provavelmente, você já foi deixado no vácuo por algum candidato. Com a alta demanda, os candidatos costumam receber muitas ofertas e nem sempre respondem aos recrutadores. Isso acontece, muitas vezes, devido a própria abordagem e pela forma como a seleção ocorre. 

Humanize o seu processo seletivo e evite testes longos e muitas entrevistas que, em muitos casos, nem condizem com a função que será desempenhada. 

O que é tech recruiter?

É menos complicado se tornar um tech recruiter do que você pensava, não é mesmo?  Bom, trouxemos apenas algumas dicas para você começar a trilhar o seu caminho de tech recruiter. 

Como dissemos ao longo do texto, estude bastante e mantenha-se atualizado. Em nosso blog, você encontra muitos outros artigos sobre tecnologia e o universo RH. Não deixe de visitar e compartilhar em suas redes sociais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *