Press "Enter" to skip to content

Sistema de Recrutamento e seleção: como aumentar a eficiência das consultorias.

Felipe Castro 0

Você já utiliza um sistema de recrutamento e seleção? Leia esse artigo e entenda a importância dessa tecnologia no dia a dia da sua empresa.

A indústria de recrutamento e seleção nunca foi tímida em abraçar a inovação: a internet foi lançada, e pouco tempo depois já tínhamos os sites de divulgação de vagas. Em 2003, o LinkedIn foi lançado como a primeira rede social com foco profissional.

Com o desenvolvimento de tecnologias de Analytics, Inteligência Artificial, Marketing e muitas outras, as empresas de Recrutamento e Seleção nunca estiveram tão munidas de possibilidades quanto hoje. Na realidade, o desafio hoje é conciliar tantas tecnologias que podem afetar positivamente o crescimento da sua consultoria.

Então vamos lá! Quais tecnologias as consultorias de RH devem ficar atentas?

Listamos seis que irão mudar o dia a dia das consultorias.

Sistema de recrutamento e seleção: Marketing de Recrutamento

Pode parecer uma abstração grande, mas se analisarmos o processo de recrutamento e seleção, ele pode ser dividido em duas etapas: a primeira é vender para seus clientes os candidatos corretos. A segunda é vender para os candidatos a vaga. Mas isso é mais complicado do que parece.

Felizmente a evolução das plataformas de marketing permite que as empresas alcancem facilmente novos talentos em seus canais preferidos. Há 15 anos atrás o LinkedIn já era uma ferramenta poderosa de networking e atração de talentos. E hoje ela é ainda melhor: anúncios dinâmicos, anúncios de vagas e remarketing são alguns fatores que podem impactar positivamente nas suas estratégias de talent acquisition.

Além disso, se suas vagas não estão sendo vistas, pode ser um problema de SEO (Search Engine Optimization). Na era do Google for Jobs, ter conhecimento básico nessa técnica pode aumentar muito a relevância das suas vagas.

Além disso, não subestime aquela tecnologia por muitos esquecidas: o SMS. Pode parecer invasivo, mas hoje recebemos mensagens e notificações sobre muitas coisas fúteis. Receber um SMS sobre uma vaga do interesse se sobressai sobre muitas outras notificações.

tecnologias de rh

Tecnologia de recrutamento e seleção: Forças de Trabalho Remotas

A tecnologia sempre foi uma aliada para que as organizações pudessem se globalizar utilizando força de trabalho remota. Isso reduziu drasticamente o custo com infraestrutura, e permitiu que empresas contratassem talentos antes inalcançáveis.

A tendência é que esse modelo de contratação continue crescendo. Algumas empresas já utilizam algumas plataformas para se comunicar com os contratados a distância, como o Slack, mas a tendência é que surjam novos sistemas para gerenciamento da força de trabalho remota

Enquanto alguns estudos já comprovam que a tecnologia é útil para garantir a produtividade de trabalhadores a distância, a Inteligência Artificial chega para organizar melhor os membros de cada equipe, oferecendo feedback instantâneo para cada colaborador, oferecendo feedback instantâneo e dicas de priorização de tarefas.

Futuramente, a tendência é que as vídeo conferências sejam substituídas por Chamadas utilizando Realidade Virtual.

Experiência  de Recrutamento

O Mercado de Talent Acquisition recebeu diversas disrupções nos últimos meses. No entanto, somente agora a tecnologia tem sido vista como forma de oferecer uma experiência melhor aos candidatos.

Neste ano ainda veremos experiências completamente imersivas de recrutamento, oferecendo aos candidatos uma candidatura simplificada e totalmente virtual.

Todo o ciclo de vida do recrutamento será digitalizado, oferecendo aos candidatos melhores experiências e as empresas melhor gestão do processo seletivo.

Gestão de Talentos

Os gestores têm percebido os benefícios de criar uma cultura people-first para seu negócio. Isso resultou em investimentos não só nos bons talentos, mas também em meios de auxiliá-los  a se desenvolver profissionalmente e pessoalmente.

As empresas estão usando tecnologias para providenciar clareza em como as contribuições de cada colaborador impactam no negócio.

No entanto a principal mudança que é esperada nesse sentido é sobre a avaliação de performance. Os antigos métodos de avaliação devem ser substituídos por sistemas com metas dinâmicas, avaliação contínua de performance e feedback em tempo real. Usando tecnologia será possível ter uma auditoria mais detalhada sobre os resultados de cada colaborador.

Com esse nível de mensuração, em conjunto com análise de dados, será possível auxiliar as organizações identificar gaps para a retenção de talentos.

HR Analytics

Os dados ganharam importância nos últimos anos. E a aplicação de tecnologias em RH mudará completamente o papel do departamento, transformado-o em uma área orientada a dados. Isso em todos os sentidos: desde o momento do recrutamento até a promoção do colaborador.

As Tecnologias em RH que estão sendo desenvolvidas devem ajudar na produtividade da empresa, estudando informações existentes sobre cada colaborador e potenciais colaboradores.

Modelos estatísticos auxiliam as empresas a descobrirem métricas e correlações antes não evidentes. Usando algo nesse sentido, é possível prever o turnover, quando um candidato pode ser considerado de alta performance e quais podem estar precisando de treinamentos.

No entanto, é importante considerar que a validade dos modelos estatísticos desenvolvidos estão ligados às informações oferecidas para a modelagem estatística.

Sistema de recrutamento e seleção

Tecnologia de recrutamento e seleção, também chamada de ATS, é uma forma de digitalizar seus processos seletivos de ponta a ponta, desde a publicação da vaga até a contratação do candidato.

Algumas das vantagens de se utilizar tecnologia de recrutamento e seleção podem ser conferidas abaixo:

  • Agilidade nos processos
  • Centralização de dados
  • Métricas mais claras
  • Banco de talentos
  • Melhor apresentação da vaga

Qual sua Consultoria vai Adotar em 2021?

Como já sabemos, o ano de 2019 irá proporcionar crescimento para as empresas que estiverem preparadas. E sua Consultoria? Já sabe qual tecnologia vai adotar para alavancar as vendas e o crescimento neste ano?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *