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O uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação interna: saiba como usar!

Priscila Manso 0

Como usar o aplicativo mais popular do país como ferramenta de comunicação interna e construir uma relação dinâmica e próxima dos funcionários? Saiba a seguir

Qualquer empresa que se preze sabe que é necessário zelar pelo bom relacionamento com os colaboradores. Afinal, prestadores de serviço mais engajados e que se sentem mais próximos de seus colegas de trabalho e da sua própria empresa, consequentemente são capazes de desempenhar melhor suas funções.

E nisso, o WhatsApp pode ser um excelente aliado. Para começar, ele é o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, está instalado em quase todos os celulares. E, até por isso, é possível dizer que as pessoas veem diariamente esse app! 

Portanto, conversar com os funcionários por meio dele pode trazer uma sensação de proximidade e dinamismo bastante interessantes.

Os números do WhatsApp impressionam. Confira

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros desde 2015. De acordo a pesquisa da Opinion Box, 99% dos usuários possuem o aplicativo instalado em seus smartphones e 94% usa o WhatsApp diariamente.

Além disso, o risco de desinstalação do app é baixíssimo: apenas 1% das pessoas que têm WhatsApp em seus smartphones afirmam que quase nunca o abrem. Ademais, a maioria dos usuários comunica-se com empresas através do WhatsApp – 78% deles.

Nesse quesito, entretanto, a gente aproveita pra te dar um toque: ser próximo dos colaboradores via WhatsApp é excelente, mas cuidado para não ultrapassar limites importantes de privacidade e ser banido do aplicativo. Afinal, algumas pessoas podem se incomodar com interações profissionais fora do horário de trabalho.

Por isso, é importante solicitar autorização dos funcionários para enviar os comunicados. Ou seja, é possível divulgar o número e solicitar para que os interessados enviem um “oi” Assim, é possível gerar uma lista com todos que queiram receber esse tipo de mensagem.

Ah, aproveita e dá só uma olhadinha em boas práticas no uso do WhatsApp para evitar banimento parcial ou total de conta no app. 

Torne sua comunicação interna mais humanizada

Bom, conseguiu implantar o WhatsApp como um canal de comunicação oficial na sua empresa? Houve uma boa aceitabilidade por parte dos seus colaboradores? Então olha só tudo aquilo que você pode fazer por meio desse canal:

Faça campanhas de endomarketing. Aproveite o WhatsApp para fazer campanhas de marketing interno de forma muito mais moderna. Você consegue enviar comunicações em massa e receber documentos (como fotos ou textos) de forma organizada e simultânea.

Abra caixinha de sugestões. Esse pode ser sim um canal de sugestões e até mesmo críticas construtivas. Por isso, permita que os seus funcionários de fato conversem com você quando preciso.

Facilite burocracias. O WhatsApp pode ser bastante útil para lidar com burocracias, como o envio e recebimento de documentos  como o holerite, por exemplo. Até porque ele funciona como um arquivo – e um importante histórico quando necessário!

Emita informes para todos! Aproveite o aplicativo de mensagens para enviar mensagens de uma vez só por meio de listas de transmissão ou mensagens em grupo. Inclusive, é possível criar grupos em que só o administrador envia mensagens, evitando conversas paralelas que possam prejudicar o intuito do canal.

Precisa de um case de sucesso pra te motivar? Olha só a Volvo contando como foi essa experiência pra eles clicando no link Saiba como o Mktzap contribuiu para transformar a comunicação interna da Volvo no Brasil.

Automatizar o WhatsApp e integrar aos chatbots pode te ajudar

É, mas fazer tudo isso sem a mais uma ajuda da tecnologia pode ser bem trabalhoso. Por isso, que tal contar com a ajuda dos chatbots? Um chatbot é basicamente um software que gerencia conversas entre robôs e pessoas. Aperfeiçoado com inteligência artificial, é capaz de simular conversas como um ser humano. 

O chatbot para WhatsApp é capaz de fazer com que as mensagens sejam respondidas automaticamente. Mas não de qualquer jeito! Na verdade, essas respostas podem ser programadas de forma estratégica para que sejam assertivas e consigam guiar o colaborador dentro de uma experiência satisfatória de atendimento.

Fale com quem entende! Tenha chatbots para WhatsApp

Por isso, os chatbots para comunicação interna no WhatsApp fazem com que os colaboradores sejam respondidos na hora, organizando e agilizando as suas interações com o público.

Chatbots para WhatsApp e muito mais organização neste canal de mensagens? Isso é possível. Na verdade, o Mktzap da New Way pode fazer isso por você não só neste importante aplicativo, em mais 6 outros canais além do WhatsApp, como Telegram, Instagram, Facebook Messenger, SMS, WebChat e E-mail. 

Além disso, o Mktzap é para empresas de todos os portes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Aproveite essa oportunidade para melhorar a sua comunicação interna!

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