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Estratégia de recrutamento digital – 5 dicas práticas

Samuel Perpétuo 0

Se você trabalha com recrutamento e seleção e ainda não domina as principais estratégias de recrutamento digital, sinto lhe informar, mas você está out of date ou, no claro e bom português, ULTRAPASSADO. 

Em pouco tempo, eu diria que nos próximos cinco anos, no máximo, o mercado não terá mais espaço para quem ainda  só recruta off-line ou da maneira clássica, como você conhece bem. 

Isso porque o mundo está cada vez mais digitalizado e com o mercado de trabalho não é diferente. Não é à toa que as maiores empresas e agências há muito tempo já deixaram suas estratégias tradicionais de recrutamento e já embarcaram no mundo do recrutamento digital. 

Mas não se preocupe, pois ainda dá tempo de você entrar nesse barco e ter muito sucesso em sua carreira de recrutador. O primeiro passo começa aqui, neste artigo, já que vamos te ensinar as principais estratégias de recrutamento digital para você começar a aplicar ainda hoje. Bora lá? 

O que é recrutamento digital?

Bem, vamos começar esclarecendo uma premissa básica: o recrutamento digital vai muito além de divulgar uma vaga em um site de carreiras ou redes sociais. É claro que não podemos deixar de frisar que elas contribuem muito para uma boa estratégia.

No entanto, ele se caracteriza por um conjunto de estratégias digitais que englobam todo o processo de recrutamento, que vão do início ao fim do funil, passando pelos seguintes passos: 

  • Publicidade em plataformas digitais de trabalho;
  • Publicação em redes sociais corporativas;
  • Utilização de dispositivos móveis para encontrar novos talentos;
  • Avaliação online;
  • Criação de régua de relacionamento;
  • Pesquisa por candidatos em redes sociais. 

Em outras palavras, o recrutamento digital nada mais é do que a utilização das tecnologias digitais e da internet para atrair, analisar, selecionar e contratar os seus futuros colaboradores. 

De acordo com um estudo divulgado pela revista Valor, do Grupo Globo, seis em cada dez empresas brasileiras aderiram à contratação por meio das ferramentas digitais em 2020.  Ou seja, a pandemia adiantou uma realidade que já era prevista para um futuro próximo.

Se você já trabalha com recrutamento e seleção, provavelmente já deve conhecer algumas dessas estratégias listadas acima. Mas, a menos que esteja usando a maioria,  você está longe de adotar uma estratégia de recrutamento digital genuína.

Vamos ver agora quais são as vantagens do recrutamento digital e o porquê você deve adotá-lo o quanto antes. 

Quais são os benefícios do recrutamento digital?

Antes de nos aprofundarmos na estratégias de recrutamento digital, confira mais alguns benefícios que ele trará ao seu negócio:

  • Aumento do ROI: O ROI do seu recrutamento ficará mais alto do que o feito de maneira tradicional. Isso porque, você encontrando o talento certo para sua vaga, não vai precisar investir tanto tempo e dinheiro com treinamentos do novo colaborador;
  • Maior visibilidade e melhores candidatos: Com a internet, você consegue atingir pessoas de todo o país e até mesmo do planeta. Consequentemente, tem a chance de encontrar os melhores talentos do mercado;
  • Otimização do trabalho: Empoderado das tecnologias digitais de recrutamento e seleção, você gasta muito menos tempo para analisar currículos, selecionar candidatos e gerenciar os dados. 

Além disso, adotando uma estratégia eficiente, você verá o aumento na qualidade dos seus candidatos, atingindo as pessoas certas para a sua oferta. 

Como construir uma estratégia de recrutamento digital?

Desenhar uma estratégia de recrutamento digital eficiente irá trazer incontáveis benefícios para sua empresa, que vão desde a otimização do tempo do RH até a redução de gastos, o que consequentemente acaba gerando lucro. 

Mas é preciso ter cautela, pois uma estratégia ineficiente pode causar um efeito reverso. O que iria otimizar a sua vida, pode acabar atrapalhando. Além disso, você pode passar uma má impressão do seu departamento para a gestão da empresa. 

Portanto, é fundamental que você trace uma estratégia de recrutamento digital eficaz e busque sempre aperfeiçoá-la. Não há uma receita de bolo, pois o que dá certo para uma empresa pode não dar para outra. Teste e escolha a melhor que se encaixa em seu perfil.

Agora, vamos a algumas dicas práticas para os primeiros passos na construção de uma forte estratégia de recrutamento digital. 

1. Construa uma forte presença digital 

Somente no Brasil, mais de 150 milhões de pessoas estão presentes nas redes sociais. Isso quer dizer que a maioria das pessoas que estão ativamente no mercado de trabalho estão presentes nas redes. 

Se você deseja atrair bons talentos para sua empresa, sua marca precisa marcar presença digitalmente. Afinal, uma empresa que se comunica bem passa mais credibilidade para o seu público. 

Além do mais, você passará a ser mais visado por bons profissionais, afinal, quem não quer trabalhar em uma empresa com boa reputação, não é mesmo? Essa estratégia leva tempo, mas tem um resultado surpreendente a longo prazo. 

Para isso, sua empresa vai precisar contar com um bom time de marketing para criar conteúdos que sejam de interesse para o seu nicho. Com o tempo, você vai se tornando autoridade e construindo sua presença nas redes. Pode confiar, é um investimento que vale a pena. 

2- Saiba onde anunciar 

Não há motivos para anunciar uma oferta de emprego onde não tem profissionais que sejam do seu interesse. Por isso, pesquise em qual plataforma seus futuros colaboradores mais marcam presença.

Direcione a sua vaga para as pessoas certas. Isso evitará que você receba currículos de pessoas que estão muito distantes das qualificações que você procura. 

3- Use as ferramentas digitais para melhorar a experiência do candidato 

Com as diversas ferramentas disponíveis, hoje é possível fazer um processo seletivo que seja humanizado e que deixe uma boa impressão da sua empresa para os seus candidatos, mesmo os que não forem contratados. 

Essa boa impressão causada aos candidatos é chamada de marca empregadora (ou employer branding). 

Analise bem o perfil das pessoas que se candidatam às suas vagas. Crie para os seus candidatos um processo seletivo personalizado, onde os candidatos perceberão que não são apenas números, mas que se sintam respeitados. 

Para entender mais sobre a experiência do candidato, temos um artigo aqui no blog onde tratamos detalhadamente sobre o sobre, veja aqui

4- Trace um plano de recrutamento digital 

Seja claro em sua oferta, escreva um anúncio objetivo e fácil de entender. Isso significa ser completamente transparente com os candidatos a cada passo do caminho.

Avalie a evolução  dos candidatos desde o primeiro estágio do funil até o último.

Em seguida, identifique as áreas que precisam de melhorias e que podem ser automatizadas.

O próximo passo é mapear o processo de seleção do candidato ideal. Usando um CRM como o da Recrutei, os recrutadores não precisam mais perder tempo examinando currículos, agendando entrevistas manualmente ou se perdendo no meio de centenas de dados. 

Na Recrutei, os recrutadores facilmente deixam tarefas chatas e repetitivas para trás e focam no que mais importa em seu processo: escolher as pessoas certas!

5- Não se esqueça dos feedbacks 

Quando falamos de feedbacks, não estamos apenas falando de informar o candidato que ele foi desclassificado e, sim, criar um relacionamento dialógico. Faça pesquisa com os candidatos sobre o que eles pensam sobre seu processo de recrutamento e seleção.

Avalie comentários, opiniões e veja como você pode melhorar e refinar sua estratégia de recrutamento digital. E lembre-se, esse processo precisa ser contínuo. Sem feedback, como você continuará melhorando?

Portanto, não dá mais para ignorar o papel da tecnologia nos processos de recrutamento e seleção. Por isso, se apropriar desses conhecimentos é o caminho para garantir uma carreira de sucesso como recrutador. 

Continue estudando constantemente e busque sempre aprimorar suas estratégias. Em nosso blog, você encontra diversos conteúdos para aprimorar suas skills de recrutador. Ah, não deixe de compartilhar com seus colegas de profissão. 

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