Press "Enter" to skip to content

Como escrever uma oferta de emprego para atrair bons candidatos

Davi Samuel Valukas Lopes 0

Atrair bons candidatos é uma tarefa que exige uma boa comunicação na hora de publicar a vaga

Introdução

O mercado de trabalho está mais competitivo que nunca. Isso se deve à combinação de uma série de fatores, tais como:

  • Pandemia da Covid-19
  • Alta taxa de desemprego
  • Democratização do ensino superior 
  • Aumento da oferta de vagas (principalmente em TI)
  • Escassez de profissionais qualificados 

Pandemia e aumento da taxa de desemprego, como todos nós sabemos, estão diretamente ligados. Porém, nosso país já vinha sofrendo com o problema da empregabilidade muito antes da chegada do novo coronavírus. 

Em relação ao terceiro tópico, cabe salientar que a democratização do ensino superior não diverge da escassez de profissionais qualificados, mesmo que isso pareça um contrassenso. 

O acesso ao ensino superior vem garantindo que todos os estratos sociais tenham a possibilidade de almejar e alcançar um diploma, o que é excelente, sem dúvida. Contudo, o mercado 4.0 vem quebrando diversos paradigmas do ensino tradicional, pois traz consigo a necessidade de inovações para as quais o sistema educacional não estava preparado. 

Atrair bons candidatos

Dessa forma, muitas vezes uma certificação de curta duração, baseada na metodologia de sprints, para citar um exemplo, acaba sendo um complemento necessário à graduação. Em casos mais radicais, a própria graduação deixa de ter o papel principal e se torna algo secundário. 

Feito esse esclarecimento introdutório, agora podemos analisar como escrever uma oferta de emprego para atrair bons candidatos. 

Continue comigo até o final!

Atrair bons candidatos: escrevendo a descrição da vaga 

Imagine que você está buscando um determinado produto ou serviço na internet e se depara com um site que oferece exatamente o que você precisa. 

Agora imagine o tamanho da sua frustração quando você abre o link e encontra uma descrição desorganizada ou, pior ainda, quando não existe descrição alguma. 

Se é um produto, ele é novo ou usado? Quantos dias para entregar? É do tamanho que eu quero? Tem opções de tamanho ou é um modelo universal? Posso parcelar no cartão?

Por que eu estou fazendo essa comparação? Os talentos que você está buscando são seus clientes também, assim como o cliente que requisitou a vaga. O recrutador (você), nesse caso, é o prestador de serviço. 

Por isso, é preciso encarar a descrição da vaga como um anúncio comercial. 

Conheça abaixo algumas dicas que vão te ajudar a escrever um anúncio de vaga nota dez e atrair bons candidatos:

  1. Usar técnicas de SEO 
  2. Usar técnicas de copywriting 
  3. Pensar nos aspectos estéticos do texto

Continue a leitura para entender como escrever uma oferta de emprego para atrair bons candidatos.

Usar técnicas de SEO

Search Engine Optimization (SEO) é uma técnica que consiste em otimizar os resultados de buscas orgânicas nos mecanismos de pesquisa, como Google, Bing e DuckDuckGo, entre outros. 

Veja alguns elementos importantes do SEO:

  • Palavra-chave: termo que as pessoas costumam usar para buscar determinado assunto;
  • Escaneabilidade: é a divisão dos parágrafos do texto. Utilize parágrafos curtos e com poucas sentenças. Além disso, use tópicos para facilitar a leitura, dando mais clareza através de pequenos blocos temáticos; 
  • Responsividade: é a adaptabilidade do conteúdo a diversos formatos de tela, incluindo mobile;  
Atrair bons candidatos

Usar técnicas de copywriting 

Copywriting é sinônimo de redação persuasiva, ou seja, é a utilização de técnicas de marketing em formato de texto. 

Veja alguns elementos importantes do copywriting:

  • Storytelling: comunique-se com seu candidato como se estivesse contando uma história pra ele (de fato, você está);
  • Discurso direto: Sujeito, verbo e predicado. Nessa ordem;
  • Usar verbos: em pontos-chave do texto, prefira os verbos, pois eles denotam uma ação a ser tomada, o que também facilita o entendimento;
  • Gatilhos mentais: são elementos linguísticos que geram no leitor uma conexão com o que o texto está apresentando (urgência, escassez e conexão são alguns exemplos de gatilhos mentais). 

Pensar nos aspectos estéticos do texto

Esse tópico é um complemento dos dois anteriores. 

Pensar os aspectos estéticos do texto significa olhar para ele como uma peça também visual, não apenas textual.

Eu falei um pouco acima sobre escaneabilidade, que está diretamente ligada à questão estética. Se você bate o olho em um texto na tela do computador ou smartphone e sente um cansaço mental, é porque a escaneabilidade não está boa.   

Veja no print abaixo o exemplo de um anúncio de vaga que leva em consideração o SEO, o copywriting e os aspectos estéticos do texto. Trata-se de uma vaga real aberta recentemente pela Recrutei

Atrair bons candidatos
Atrair bons candidatos

Atrair bons candidatos: para finalizar

Antes de finalizar, eu vou te dar uma dica extra: além dos itens tratados durante esse texto, saiba que é fundamental você se comunicar com a persona do candidato que você está buscando para aquela oferta de emprego. 

Note que mais uma vez surge um conceito do marketing: persona. O que é isso?

O que é persona?

Persona é um personagem fictício, mas que reflete seu cliente ideal. Como eu disse lá no início da nossa jornada, você precisa enxergar os talentos que recruta como clientes, pois eles dividem esse status com o seu contratante. 

Portanto, não existe um template de texto que pode ser replicado em todas as suas vagas, pois isso fere a ideia de direcionar sua comunicação à persona da vaga. Aqui, o importante é saber utilizar os aspectos abordados nos tópicos anteriores de forma que eles estejam presentes em todas as descrições de vagas, cada uma adaptada à própria realidade.

Em suma, ao escrever uma oferta de emprego, você precisa ter todos esses cuidados para atrair bons candidatos para sua vaga. Além disso, ter uma boa base de talentos pode te ajudar na hora do aperto!

E aí, gostou do texto? Continue acompanhando o blog Recrutei para ter acesso aos melhores conteúdos sobre recrutamento e seleção. 

Quer conhecer o primeiro e único CRM de recrutamento e seleção? Clique aqui para agendar uma demonstração com um de nossos especialistas. 

Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *