Press "Enter" to skip to content

O que é um CRM de recrutamento e seleção? Saiba tudo

Samuel Perpétuo 0

A maneira como as empresas contratam novos colaboradores se transformou drasticamente na última década. Com o advento tecnológico, os processos seletivos se tornaram mais assertivos e ágeis, trazendo para os profissionais de RH mais produtividade e melhores resultados. Atualmente, é possível encontrar centenas de softwares que facilitam a vida do profissional da área e, entre eles, está o CRM de recrutamento e seleção. 

Talvez você esteja se perguntando, mas, afinal, o que é um CRM de recrutamento e seleção? Não se preocupe! Porque este é o assunto do nosso artigo de hoje, mas primeiro vamos entender o que é um CRM.

O que é CRM?

O termo CRM vem do inglês Customer Relationship Management, que em tradução livre significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Basicamente, um CRM é um software para a gestão de todas as interações que uma empresa faz com sua clientela e também para criar relações com seus clientes em potencial, prospects e leads

Além disso, um CRM ajuda a empresa a organizar sua base de contatos, otimiza a comunicação com  cartela de clientes e, se bem utilizado, proporciona uma experiência impactante em todas as etapas da jornada de vendas. 

Este tipo de software surgiu em meados dos anos 1990, porém, foi apenas com o crescimento do mundo digital que ele passou a ser incorporado pelas organizações, principalmente, na última década. 

Em suma, os softwares de CRM são sistemas poderosos que conectam todos os dados de seus leads de vendas e clientes em um só lugar.  Com um CRM, é possível controlar todos os  passos feitos com o cliente, como ligações, e-mails e reuniões, ajudando a melhorar o atendimento, impulsionando as vendas e escalando o negócio.

O que é CRM de recrutamento e seleção?

CRM de recrutamento e seleção

Agora que você já sabe o que é um CRM e como ele funciona, é hora de entender o que é um CRM de recrutamento e seleção. A lógica é a mesma, porém, ao invés de ser uma plataforma de relacionamento com o cliente,  ele é um software de relacionamento com o seu candidato, permitindo que você gerencie todos os passos do seu processo seletivo. 

Neste sentido, o CRM de recrutamento e seleção permite que você construa e mantenha o relacionamento com um grande grupo de candidatos, sendo mais assertivo na abordagem e otimizando efetivamente o seu tempo. 

Quem trabalha com recrutamento e seleção sabe a importância da organização em um processo seletivo, principalmente, quando uma vaga aberta recebe centenas de candidatos. Com a internet, o alcance de uma vaga de emprego chega a milhares de pessoas, por isso,  receber muitas candidaturas é cada vez mais comum e organizar todas as informações em planilhas e papéis já não cabe mais nos dias de hoje. 

Como saber se preciso de um CRM de recrutamento e seleção?

Além de uma boa organização, um bom recrutador também precisa construir um relacionamento forte com os seus candidatos. Quando essa etapa do processo é bem feita, o profissional evita a contratação de colaborador que não tem as skills necessárias para vaga, evitando, assim, prejuízos para a empresa. 

Além do mais, um CRM de recrutamento e seleção reduz drasticamente o tempo de contratação, eliminando dados desnecessários e permitindo o desenvolvimento de pipelines efetivos, onde a comunicação entre recrutador e candidato acontece de forma mais assertiva.

O CRM de recrutamento e seleção também irá permitir que você adicione informações sobre os seus candidatos durante ou após as entrevistas, trazendo uma visão mais holística de todos os concorrentes que estão disputando uma vaga. 

Se você ainda não está convencido que um CRM de recrutamento e seleção é tudo que você precisa para facilitar sua vida e melhorar seus resultados, pergunte-se a si mesmo. 

Como melhorar minha contratação?

Você perde muito tempo em seus processos seletivos?

Você recebe currículos de centenas de candidatos e perde muito tempo apenas para fazer uma primeira triagem? Se você vive essa situação, com um CRM você irá automatizar aquela parte chata do processo seletivo e ganhará mais tempo para fazer coisas mais importantes. 

Tem mais de um recrutador no seu time?

Se você trabalha sozinho em seu departamento, talvez, você consiga manter todas as informações de seus candidatos organizadas em um só lugar. 

No entanto, se você faz parte de uma equipe, todos os seus dados de candidatos precisam estar acessíveis. Além do mais, a equipe precisa saber o status de cada etapa do processo seletivo que os candidatos se encontram. 

Com um CRM de recrutamento, você e sua equipe podem compartilhar dados, avaliar candidatos, desenvolver e nutrir atividades de forma colaborativa e transparente para todo o departamento. 

CRM de recrutamento

Você costuma demorar para fechar uma vaga?

Dependendo da função que você procura, encontrar profissionais não é algo muito complicado. Porém, quando você procura por uma skill muito específica, a procura por candidatos pode se tornar um tormento. 

Um exemplo disso é na área de tecnologia, com a alta demanda no mercado, encontrar profissionais qualificados está cada vez mais difícil para os Tech Recruiters. 

Outro exemplo é para contratação de cargos de liderança, seu sucesso depende da capacidade de construir e nutrir um bom relacionamento com potenciais candidatos, afinal, estes cargos precisam de contratação certeira. 

É aqui que o CRM se destaca, com ele você consegue construir um grupo de talentos, segmentá-los e  quando surgir uma vaga que exige maior atenção na contratação, você não sofra tanto na procura. 

O que é um CRM de recrutamento e seleção? Conheça a Recrutei

A Recrutei é o primeiro e único CRM de recrutamento e seleção do Brasil. Pensado para tornar a vida do recrutador mais simples, a plataforma oferece um sistema simples de ser usado, com preço acessível e com grande eficiência em seus resultados. 

Com a Recrutei, é possível você acompanhar de forma detalhada cada etapa do seu processo seletivo, aplicar testes de personalidade e criar um relacionamento personalizado com seus candidatos. 

São muitos benefícios para otimizar o seu trabalho, acertar mais em suas contratações e trazer resultados positivos (financeiros) para sua organização. Se você leu até aqui, provavelmente, você precisa de um CRM de recrutamento e seleção, certo?

Então, preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato com você o mais rápido possível. Ah, e se esse conteúdo fez sentido para você, compartilhe com seus contatos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *