Press "Enter" to skip to content

Atração e Retenção de Talentos na Empresa: 3 dicas que funcionam

Felipe Castro 0

Atração e retenção de talentos.

Muito frequentemente somos perguntados por uma variedade de clientes quais são as maneiras mais criativas e eficientes de como promover a retenção de talentos na sua empresa

Querendo ou não, esse é um desafio da maioria das empresas enfrentam no dia a dia, e  para muitas organizações este é um empecilho no processo de Recrutamento e Seleção.

Atrair bons talentos é difícil, mas aprender como atuar na retenção de talentos na empresa é ainda mais complicado devido a competitividade do mercado de trabalho.

Mas do que adianta você recrutar as melhores pessoas, se seu turnover é alto e sua empresa não consegue reter aquelas pessoas que você contrata?

Atração e retenção de talentos: é importante que a empresa crie processos e metodologias para mantê-los pelo maior tempo possível na empresa, só assim seu negócio será um exemplo na retenção de talentos

Pensando nisso, reunimos 3 dicas neste artigo, para que você possa diminuir seu turnover.

Hoje vivemos em uma era digital, e com o uso de tecnologia, tanto as companhias quanto os candidatos podem facilmente saber mais sobre os valores e comportamentos de cada um. É uma via de mão dupla.

E é por isso que está no momentos das empresas avaliarem o quanto elas são atrativas para os candidatos.

Quanto mais atrativo, mais candidatos vão querer entrar – e menos vão querer sair, aumentando a retenção de talentos.

Como reter talentos na empresa: Estabeleça seu Employer Branding de forma digital

Sabemos que o mercado de captação dos melhores talentos é extremamente competitivo. E por isso é preciso que as empresas deixem sua pegada digital no que se trata de “bom lugar para trabalhar”.

A chave para o sucesso é deixar as pessoas conectadas através de ideias, notícias e conteúdos que simpatizam com a marca. Principalmente através das mídias digitais.

Atração e retenção de talentos

Sabe-se que a Geração Y é extremamente presente nelas, correspondendo uma oportunidade de crescimento da sua marca como força empregadora.

Até mesmo conteúdo educacional pode ser compartilhado nesse meio, e isso é extremamente efetivo.

Já pensou se um candidato que participa do seu processo seletivo já possui alguns conhecimentos sobre a sua empresa e sobre a função que irá desempenhar? Simplesmente sensacional!

Atração de talentos no seu negócios : melhore seus processos

Para a maioria das empresas o processo de contratação leva tempo.

De fato, o time-to-hire médio (tempo que as empresas levam para preencher uma vaga) das empresas nos EUA é de 41 dias.

Muito tempo, ainda mais considerando que os talentos estão ficando pouco tempo dentro da empresa.

O que você está fazendo para deixar seu processo de recrutamento e seleção mais eficiente?

Um departamento de Recrutamento e Seleção de sucesso precisa ser digital. É necessário que ele esteja presente onde os possíveis talentos estão. Essa é uma característica do negócio que impacta quase toda a jornada do colaborador na empresa: desde o recrutamento e seleção até a retenção de talentos

Além disso, é necessário que as ações da empresa para atrair talentos sejam congruentes com as ações pós-contratação. Não faz sentido a equipe de gestão de pessoas vender algo que não existe.

Se isso acontece, atenção. Seu turnover pode ser alto justamente pela dissonância entre o que é falado e o clima organizacional do ambiente de trabalho.

No fim de tudo, a forma com que você se comunica e estrutura seu processo de seleção impacta de várias maneiras a qualidade da sua contratação. Consequentemente no turnover e achance de sua empresa ser marcada ou pela alta rotatividade ou pela característica da alta retenção de talentos

Um exemplo de um processo seletivo bem estruturado seria:

Assessment cultural, testes onlines, testes de habilidade

Quando você mantém um padrão de processo seletivo, você estará na nata das empresas no que se trata de recrutamento e seleção no que diz respeita à atração e retençaõ de talentos

Isso facilita na criação de um ambiente de trabalho compatível com a cultura organizacional.

Atração e retenção de talentos no longo prazo: Invista na formação de novas lideranças

É triste o fato de que cada vez mais os colaboradores possuem menos confiança nas lideranças das companhias.

Isso resulta em uma empresa com direcionamento não muito claro. Além da diminuição do entusiasmo e engajamento do restante da organização.

De fato, a falta de investimento na formação de lideranças é a principal razão pela qual 91% dos empregados procuram algum outro emprego e claro que isso vai impactar diretamente na retenção de talentos

Isso soa familiar para você?

Hoje, quando as empresas investem nas pessoas, isso se torna visível internamente e externamente na empresa. o conceito de atração e retenção de talentos nunca pode ser encarado de maneira simplista

Colaboradores, candidatos, parceiros e fornecedores ficam sabendo do investimento.

O mercado de trabalho acaba reconhecendo que sua empresa é uma boa formadora de líderes.

Esse é apenas o começo para o processo de retenção dos candidatos. É desafiador para a empresa a criação de um ambiente no qual os colaboradores se sintam à vontade. E não sintam vontade de sair.

As empresas que são líderes de seus segmentos , como a Organnact têm maior tendência em investir em processos de treinamento de novas lideranças.

Então é fundamental que caso você deseje competir com os melhores, inicie um processo de formação de lideranças. Principalmente nas principais áreas da sua empresa.

Forme um plano de carreira claro para a maioria das áreas – quiçá todas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *