Press "Enter" to skip to content

O bom uso de um sistema de recrutamento e seleção: Case de sucesso Organnact

Davi Samuel Valukas Lopes 0

Você conhece a importância do bom uso de um sistema de recrutamento e seleção? A tecnologia no recrutamento e seleção veio para ficar. Neste texto você vai conhecer os fatores que levaram a Organnact a alavancar a qualidade dos seus processos e contratações com o uso de um bom sistema de recrutamento e seleção.

Quem é a Organnact

Uma parceria de sucesso começa por um história consolidada. Por isso, vamos conhecer a trajetória da Organnact até chegarem onde chegaram.

A Organnact é uma empresa que atua desde 1991 com diversos produtos voltados para animais de pequeno a grande porte. 

Fundada pelo médico-veterinário Antônio Roberto Bacila, conhecido por clientes e amigos como Dr. Bacila, a Organnact já passou por várias fases em sua história. Em 2001, por exemplo, a empresa quase chegou ao fim por conta das dificuldades com a venda do primeiro e principal produto da organização, o probiótico Bovisacc, na época chamado de Ativador Orgânico. 

Com o aparecimento de um novo cliente, que estava testando o ativador orgânico e vinha gostando dos resultados, as coisas começaram a caminhar e a empresa começou seu processo de crescimento. 

Outras dificuldades se apresentaram no meio do caminho. Quando estavam construindo uma nova fábrica, no ano de 2004, um grande incêndio destruiu a fábrica antiga (naquela época ainda em funcionamento), deixando a organização praticamente na estaca zero. 

Plataforma de Recrutamento Digital

“Para a Organnact, o que norteia o desenvolvimento de cada novo produto não são apenas as inúmeras possibilidades que a ciência oferece, mas, principalmente, a consciência de sua responsabilidade e ética no que diz respeito à saúde do animal e, consequentemente, do homem”. (trecho da história da empresa, que consta no site)

A Organnact sempre teve uma política de inovação, desde o lançamento do seu primeiro produto, passando pelos medicamentos fitoterápicos veterinários e pelos processos modernos, que garantiram à empresa o selo BPF (Boas Práticas de Fabricação), outorgado pelas autoridades sanitárias e de saúde do país. 

Hoje, a Organnact atende todo o território nacional, feito atingido pela união de um RH humanizado, tecnologia de ponta e um departamento comercial bem estruturado, moderno e inovador, tudo ligado à lógica da transformação digital. 

E é esse ponto que leva à parceria entre a Organnact o sistema de recrutamento e seleção Recrutei, uma parceria de sucesso.   

A excelência de uma parceria de sucesso

Uma parceria de sucesso precisa estar embasada em alguns conceitos não tão aleatórios como se pode imaginar em um primeiro momento.

Abaixo, seguem alguns desses conceitos fundamentais para o atingimento da excelência em uma parceria de sucesso:

  • Conheça bem o seu parceiro
  • Saiba o que o parceiro tem a te oferecer de valor
  • Seja proativo e não espere pelo parceiro
  • Feche apenas parcerias que seguem a filosofia do ganha-ganha

Como você pode notar, uma parceria de sucesso não é atingida se alguns princípios não forem seguidos à risca.

Organnact + Sistema de Recrutamento e Seleção Recrutei

No início de 2021, com o intuito de expandir seu quadro de colaboradores, o RH da Organnact decidiu buscar uma ferramenta que digitalizasse seus processos de recrutamento e seleção. Dessa forma, chegaram à Recrutei, e não houve dificuldades de se enxergar um valor mútuo entre as duas organizações, tão próximas no objetivo de aplicar a transformação digital de modo a impactar positivamente seus respectivos clientes. 

Iniciava-se uma parceria de sucesso.

Sistema de recrutamento e seleção

Maiores desafios da Organnact quando conheceram a Recrutei

Na época, a empresa passava por um crescimento bastante expressivo e por um processo de visibilidade de marca. 

Com isso, a necessidade de trazer agilidade para os processos seletivos, além de ter uma ferramenta que possibilitasse contratações mais assertivas de talentos qualificados e com amplo potencial de desenvolvimento, fez com que a empresa buscasse uma solução no mercado, já que os processos na época eram todos manuais, com apoio apenas de planilhas do Excel e portais de divulgação de vagas, que eram acionados esporadicamente. 

Com isso, a necessidade de trazer agilidade para os processos seletivos, além de ter uma ferramenta que possibilitasse contratações mais assertivas de talentos qualificados e com amplo potencial de desenvolvimento, fez com que a empresa buscasse uma solução no mercado, já que os processos na época eram todos manuais, com apoio apenas de planilhas do Excel e portais de divulgação de vagas, que eram acionados esporadicamente. 

Quantidade de vagas antes e depois

A Organnact sempre trabalhou com uma média bem variável de vagas, girando em torno de 15 a 20 vagas mensais. 

O grande diferencial trazido pela solução oferecida pela Recrutei está na agilidade que dá aos processos seletivos e à assertividade nas contratações, como eu já frisei um pouco acima.

Quantidade de usuários da plataforma  

Tecnologia no RH

A Organnact conta com dois usuários da plataforma, responsáveis pelos processos seletivos de ponta a ponta, desde a publicação das vagas até a contratação dos candidatos. 

Isso demonstra como a solução oferecida pela Recrutei não apenas traz ganhos de produtividade, agilidade, centralização de dados e geração de métricas relevantes, mas também dispensa um contingente grande de operadores, diminuindo os custos operacionais. 

Segundo a empresa, a atual equipe de R&S vem atendendo a demanda da área satisfatoriamente.

O que mais pesou na escolha da Recrutei?

A Organnact chegou a consultar outras soluções em recrutamento digital do mercado, mas o que pesou na escolha da Recrutei foram os cinco fatores a seguir: 

  • Experiência do usuário: elementos como a metodologia Kanban e a usabilidade simples fazem toda a diferença no desempenho operacional da equipe de R&S, e isso foi um diferencial na escolha da Recrutei;
  • Amplitude na divulgação de vagas: um segundo fator que pesou na escolha da Recrutei foram os job boards parceiros, pois além de serem divulgadas no portal de carreira personalizado com a identidade visual da empresa, as vagas também são replicadas em vários canais que aumentam o alcance;
  • Gestão dos talentos: os perfis individuais dos candidatos, que centralizam informações como dados pessoais, currículo, análise comportamental, avaliações por competência, vídeo-entrevista e outras várias funcionalidades, propiciam a drástica diminuição de possíveis ruídos de comunicação e gaps durante o processo, e isso também fez total diferença na escolha da Recrutei;
  • Custo-benefício: outro fator analisado pela Organnact foi o preço do plano oferecido pela Recrutei, que conhece os desafios da transformação digital em relação aos custos de novas tecnologias e sabe da importância da democratização do acesso a elas;
  • Análise comportamental ilimitada: um último fator decisivo na escolha da Recrutei foi a nossa análise comportamental DISC própria, totalmente ilimitada para todos os nossos clientes, o que significa que, independente da quantidade de talentos que os nossos clientes tenham em sua base, todos eles podem realizar a avaliação, que dura no máximo dez minutinhos, sem nenhum custo adicional em relação ao plano assinado. 

Contexto na época da aquisição

Como eu te contei no início do nosso texto, os principais intuitos da Organnact ao fechar a parceria com a Recrutei eram o aumento da agilidade nos processos seletivos e mais assertividade na contratação de candidatos qualificados. 

Com a aquisição da nossa solução, houve a possibilidade de unificar todas as etapas do processo em um único canal, atingindo os objetivos traçados inicialmente com poucos meses de uso da plataforma. Sendo assim, as principais dores da Organnact em relação aos processos de recrutamento e seleção, intimamente atrelados aos desafios que motivaram a busca por uma solução de mercado, rapidamente foram sanadas. 

O despertamento da necessidade da digitalização dos processos  

A necessidade da digitalização não é privilégio (ou necessidade) de apenas este ou aquele setor empresarial, sendo um desafio de todos. E com a Organnact não poderia ser diferente. 

Por isso, as metodologias ágeis e seus efeitos positivos inegáveis despertaram na empresa a necessidade de buscar a digitalização não apenas do RH, mas de todos os setores da organização. Isso se intensifica com a chegada da nova geração de trabalhadores, que já nasceu imersa em um mundo altamente tecnológico. 

Em suma, a transformação digital deixou de ser um luxo das grandes empresas para ser uma necessidade de todos. 

Com todos os pontos analisados, fica fácil entender os motivos que fazem com que Organnact + Recrutei seja uma parceria de sucesso!

Quer saber mais? 

Para conhecer mais sobre a parceria de sucesso entre a Organnact e a Recrutei, assista à entrevista que eu fiz com a Kaliana, uma das responsáveis pelo time de R&S da empresa. 

Gostou desse case de sucesso? Fique ligado que em breve nós publicaremos outros. Aproveite também para meu artigo sobre tech recruiter publicado recentemente. 

Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *