Press "Enter" to skip to content

Business Partner: Você deve saber mais sobre essa profissão.

Paulo Rogério Lázari 0

O Business Partner é o consultor que chega para fazer um nexo entre o RH e o negócio empresarial. Um profissional que precisa ter um amplo conhecimento em ambos setores para realizar o seu trabalho com sucesso.

No post de hoje, você vai descobrir tudo sobre essa nova profissão e ainda entenderá o que é preciso para se tornar um deles. Me acompanhe!

O que é Business Partner?

O que é Business Partner?

O Business Partner, também conhecido como parceiro de negócios, é um profissional diferenciado de gestão de recursos humanos.

Esse consultor interno trabalha de forma dinâmica, conciliando os interesses dos colaboradores com os da empresa que contrata os seus serviços, tudo, em prol do desenvolvimento da companhia.

O novo parceiro estratégico gerencia, alinha e concretiza diferentes alternativas para colaborar com o RH, mantendo o foco no negócio. 

Para consegui-lo, o Business Partner deve ter um profundo conhecimento nos processos de gestão de pessoas e na administração empresarial. Uma vez que, é encarregado de aproximar todas as áreas do negócio da gestão de pessoas.

O que faz um Business Partner?

O Business Partner deve entender profundamente o negócio da empresa, além de conhecer muito bem o funcionamento do RH. Entre as suas atribuições do podemos mencionar:

Mediação de conflitos

O Business Partner recebe tanto as demandas do RH quanto da gestão da empresa, exigências que podem ser conflitantes em alguns casos. Nessas situações, o papel desse profissional é negociar com os interessados, buscando o equilíbrio para encontrar soluções satisfatórias para ambas as partes. 

Capacitação dos colaboradores

Durante os processos, o Business Partner acompanha o desenvolvimento de cada um dos setores, desse modo, pode perceber falhas internas. Quando isso acontece, sinaliza o gestor e jutos elaboram os treinamentos ou cursos de capacitação necessários para solucionar esses problemas.

Previsão de riscos

Por ser um parceiro estratégico o Business Partner consegue prever acontecimentos que podem causar algum prejuízo para a organização. Para desenvolver essa capacidade, o profissional deve entender profundamente o funcionamento da empresa e aprimorar esses conhecimentos no seu dia a dia. 

Definição de estratégias

Um dos principais objetivos desse profissional é alinhar as necessidades do RH com o foco do negócio. Para isso, deve elaborar as estratégias necessárias para alcançar esse fim, planejando acertadamente e executando os planos de forma eficiente.

Além de tudo isso é fundamental que o Business Partner mantenha um bom relacionamento com todos os setores da organização.

Qual é a importância do Business Partner?

Ao entender as responsabilidades do Business Partner fica mais fácil compreender a importância desse profissional.

Graças às suas caraterísticas e habilidades, esse consultor interno consegue integrar os colaboradores com os objetivos do negócio, promovendo o bom clima organizacional e beneficiando tanto os funcionários, quanto os resultados da empresa. Ter um parceiro que além de conhecer as prioridades de um negócio, entenda sobre a gestão de pessoas é a solução que muitas empresas precisam para alcançar as metas que buscam.

O Business Partner trará uma visão diferente para qualquer negócio, dado que ao entender sobre assuntos transversais ao RH, poderá encontrar a resposta para muitas questões que ainda não tem solução na organização.

Esse profissional é uma figura essencial para que uma empresa tenha um ótimo relacionamento com os seus colaboradores. Sendo assim, fomenta a produtividade, uma caraterística muito valiosa para qualquer empreendimento.

Como se tornar um Business Partner?

Os profissionais que optam por se tornar um Business Partner realizando esse tipo de consultoria interna, não tem uma única área de conhecimento. Geralmente tem formação acadêmica em psicologia, administração, recursos humanos, entre outros. Entretanto, é imprescindível que conte com experiência em atividades relacionadas com a gestão de pessoas e recursos humanos.

Hoje em dia existem diversos cursos de especialização que podem lhe proporcionar a parte teórica necessária para o exercício da atividade.

Para você começar a se preparar para exercer a função seguem algumas recomendações.

Amplie os seus conhecimentos

O primeiro passo para se tornar um consultor de Business Partner é ampliar os seus conhecimentos. Se você já trabalha em RH provavelmente você esteja focado em uma das subáreas do setor. No entanto, se o seu objetivo é se tornar um Business Partner, você precisa enxergar o RH na totalidade. 

Seja curioso e aprenda o funcionamento de todos os segmentos do RH. Nesse momento é importante deixar de ser especialista em um só assunto e abarcar muito mais.

Os assuntos transversais à área também são essenciais. Você deve entender o funcionamento do negócio de forma geral e ter entendimento dos mais diversos setores como tecnologia, vendas, marketing, finanças, etc. e compreender a importância de cada um deles no desenvolvimento do empreendimento.

Futuramente, você pode se focar em um tipo de negócio específico, mas no momento deve adquirir conhecimentos gerais.

Saiba interpretar e organizar as métricas

Saber lidar com as métricas e os indicadores é fundamental para um parceiro de negócios. Portanto, durante a sua preparação deve incluir essa habilidade. A análise das métricas fará possível a obtenção de informações úteis para a tomada de decisões, sendo assim, se dedique a elas.

Separamos um artigo que fala sobre Indicadores de Desempenho que pode te ajudar a entender mais sobre o assunto, é só clicar aqui.

Aprenda do seu local de trabalho

Aproveite que você trabalha em uma organização e tente descobrir mais sobre o seu funcionamento no seu dia a dia. Dessa forma, aprender sobre novas áreas será muito mais fácil, já que uma parte da rotina da empresa você já conhece.

Tenha um olhar mais afinado para descobrir como o trabalho de um Business Partner poderia ajudar na organização onde você está. 

Proponha o modelo onde você trabalha

Ao cumprir com as etapas anteriores, você deve estar pronto para pôr em prática tudo o que aprendeu até agora. Se descobriu como uma consultoria pode colaborar com a otimização da companhia onde trabalha, então faça a sua proposta. 

Proponha uma transição para o modelo apresentando os seus objetivos estratégicos e mostrando como a sua atuação como Business Partner pode potenciar os resultados da organização.

O Business Partner é o profissional que chega para satisfazer uma demanda dos dias atuais e promete cumprir com as expectativas que a função exige.

Você conhece alguém que faria um bom papel como Business Partner? Então, compartilhe este conteúdo com ele, com certeza vai lhe interessar!

E por último, separamos um Webinar incrível da FacUnicamps para você sair daqui sem nenhuma dúvida!

Paulo Rogério Lázari

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *