Press "Enter" to skip to content

Business Partner: Você deve saber mais sobre essa profissão.

Paulo Rogério Lázari 0

O Business Partner é o consultor que chega para fazer um nexo entre o RH e o negócio empresarial. Um profissional que precisa ter um amplo conhecimento em ambos setores para realizar o seu trabalho com sucesso.

No post de hoje, você vai descobrir tudo sobre essa nova profissão e ainda entenderá o que é preciso para se tornar um deles. Me acompanhe!

O que é Business Partner?

O que é Business Partner?

O Business Partner RH, também conhecido como parceiro de negócios, é um profissional diferenciado de gestão de recursos humanos.

Esse consultor interno trabalha de forma dinâmica, conciliando os interesses dos colaboradores com os da empresa que contrata os seus serviços, tudo, em prol do desenvolvimento da companhia.

o que é business partner

O novo parceiro estratégico gerencia, alinha e concretiza diferentes alternativas para colaborar com o RH, mantendo o foco no negócio. 

Para consegui-lo, o Business Partner deve ter um profundo conhecimento nos processos de gestão de pessoas e na administração empresarial. Uma vez que, é encarregado de aproximar todas as áreas do negócio da gestão de pessoas.

Business Partner Salário

Segundo artigo do portal Salário, um Business Partner ganha em média R$4.431,50 por mês por uma carga horária semanal de 42 horas.

Ao mesmo tempo, o teto salarial do Business Partner gira em torno de R$10.000,00, sendo levados em conta apenas os profissionais com registro em CTPS/CLT.

Business Partner

Segundo dados do Novo CAGED, do eSocial e do Empregador Web, mecanismos do governo federal que permitem a centralização e a digitalização de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas em todo o país, no período de julho de 2020 a junho de 2021, 46.932 profissionais de Business Partner foram admitidos ou desligados das empresas brasileiras.

Business Partner Tradução

Business Partner significado.

O termo business partner significa, literalmente, parceiro de negócios. O termo surgiu com David Ulrich (conheça um pouco da biografia do autor) nos anos 80, que tinha o intuito de demonstrar a necessidade de integrar o RH ao restante das áreas da empresa, já que na época essa área era vista como algo praticamente à parte, com funções isoladas e bem específicas.

A partir dos estudos de Ulrich, o RH passou a ser visto como uma área que deve conversar com o restante da empresa, sendo literalmente uma área parceira em relação ao crescimento do negócio.

Conceito de Business Partner

Conforme você viu no tópico anterior, o Business Partner surgiu com a ideia de o RH atuar como um parceiro do negócio.

Já o profissional de Business Partner se desvincula inclusive do RH (fisicamente falando) e, ao invés de ficar trancado no escritório, que muitas vezes nem fica no mesmo prédio das unidades operacionais da empresa, ele vai para dentro do negócio, literal e metaforicamente.

O que faz um business partner

O Business Partner acaba sendo um ponto de apoio, uma espécie de consultor interno do negócio. Por isso mesmo, é comum que profissionais da área sejam especialistas das diversas áreas que foram promovidos, seja através de uma oportunidade direta, seja através de um processo seletivo.

O que faz um Business Partner?

Sobre o que faz um business partner, ele deve entender profundamente o negócio da empresa, além de conhecer muito bem o funcionamento do RH. Entre as suas atribuições do podemos mencionar:

Mediação de conflitos

O Business Partner recebe tanto as demandas do RH quanto da gestão da empresa, exigências que podem ser conflitantes em alguns casos. Nessas situações, o papel desse profissional é negociar com os interessados, buscando o equilíbrio para encontrar soluções satisfatórias para ambas as partes. 

Capacitação dos colaboradores

Durante os processos, o Business Partner acompanha o desenvolvimento de cada um dos setores, desse modo, pode perceber falhas internas. Quando isso acontece, sinaliza o gestor e jutos elaboram os treinamentos ou cursos de capacitação necessários para solucionar esses problemas.

Business Partner RH

Previsão de riscos

Por ser um parceiro estratégico o Business Partner consegue prever acontecimentos que podem causar algum prejuízo para a organização. Para desenvolver essa capacidade, o profissional deve entender profundamente o funcionamento da empresa e aprimorar esses conhecimentos no seu dia a dia. 

Definição de estratégias

Um dos principais objetivos desse profissional é alinhar as necessidades do RH com o foco do negócio. Para isso, deve elaborar as estratégias necessárias para alcançar esse fim, planejando acertadamente e executando os planos de forma eficiente.

Além de tudo isso é fundamental que o Business Partner mantenha um bom relacionamento com todos os setores da organização.

O papel do Business Partner

Agora que você já entendeu o que é a função do business partner, podemos falar sobre o papel do Business Partner dentro da organização.

O papel do business partner é o de ser um ponto de apoio das áreas operacionais dentro do RH. O BP, como portador de um vasto conhecimento técnico e com um perfil comportamental alinhado, saberá lidar com os diversos contratempos que envolvem as atividades do cotidiano empresarial, sobretudo aquelas que têm ligação direta com as pessoas do time.

Em suma, o papel do business partner está relacionado diretamente à melhoria do desempenho da equipe.

Qual é a importância do Business Partner?

Ao entender as responsabilidades do Business Partner fica mais fácil compreender a importância desse profissional.

Graças às suas caraterísticas e habilidades, esse consultor interno consegue integrar os colaboradores com os objetivos do negócio, promovendo o bom clima organizacional e beneficiando tanto os funcionários, quanto os resultados da empresa. Ter um parceiro que além de conhecer as prioridades de um negócio, entenda sobre a gestão de pessoas é a solução que muitas empresas precisam para alcançar as metas que buscam.

Business Partner significado

O Business Partner trará uma visão diferente para qualquer negócio, dado que ao entender sobre assuntos transversais ao RH, poderá encontrar a resposta para muitas questões que ainda não tem solução na organização.

Esse profissional é uma figura essencial para que uma empresa tenha um ótimo relacionamento com os seus colaboradores. Sendo assim, fomenta a produtividade, uma caraterística muito valiosa para qualquer empreendimento.

Como se tornar um Business Partner?

Os profissionais que optam por se tornar um Business Partner realizando esse tipo de consultoria interna, não tem uma única área de conhecimento. Geralmente tem formação acadêmica em psicologia, administração, recursos humanos, entre outros. Entretanto, é imprescindível que conte com experiência em atividades relacionadas com a gestão de pessoas e recursos humanos.

Hoje em dia existem diversos cursos de especialização que podem lhe proporcionar a parte teórica necessária para o exercício da atividade.

Para você começar a se preparar para exercer a função seguem algumas recomendações.

Business Partner

Amplie os seus conhecimentos

O primeiro passo para se tornar um consultor de Business Partner é ampliar os seus conhecimentos. Se você já trabalha em RH provavelmente você esteja focado em uma das subáreas do setor. No entanto, se o seu objetivo é se tornar um Business Partner, você precisa enxergar o RH na totalidade. 

Seja curioso e aprenda o funcionamento de todos os segmentos do RH. Nesse momento é importante deixar de ser especialista em um só assunto e abarcar muito mais.

Os assuntos transversais à área também são essenciais. Você deve entender o funcionamento do negócio de forma geral e ter entendimento dos mais diversos setores como tecnologia, vendas, marketing, finanças, etc. e compreender a importância de cada um deles no desenvolvimento do empreendimento.

Futuramente, você pode se focar em um tipo de negócio específico, mas no momento deve adquirir conhecimentos gerais.

Saiba interpretar e organizar as métricas

Saber lidar com as métricas e os indicadores é fundamental para um parceiro de negócios. Portanto, durante a sua preparação deve incluir essa habilidade. A análise das métricas fará possível a obtenção de informações úteis para a tomada de decisões, sendo assim, se dedique a elas.

Separamos um artigo que fala sobre Indicadores de Desempenho que pode te ajudar a entender mais sobre o assunto, é só clicar aqui.

Aprenda do seu local de trabalho

Aproveite que você trabalha em uma organização e tente descobrir mais sobre o seu funcionamento no seu dia a dia. Dessa forma, aprender sobre novas áreas será muito mais fácil, já que uma parte da rotina da empresa você já conhece.

Tenha um olhar mais afinado para descobrir como o trabalho de um Business Partner poderia ajudar na organização onde você está. 

Proponha o modelo onde você trabalha

Ao cumprir com as etapas anteriores, você deve estar pronto para pôr em prática tudo o que aprendeu até agora. Se descobriu como uma consultoria pode colaborar com a otimização da companhia onde trabalha, então faça a sua proposta. 

Proponha uma transição para o modelo apresentando os seus objetivos estratégicos e mostrando como a sua atuação como Business Partner pode potenciar os resultados da organização.

O Business Partner é o profissional que chega para satisfazer uma demanda dos dias atuais e promete cumprir com as expectativas que a função exige.

Você conhece alguém que faria um bom papel como Business Partner? Então, compartilhe este conteúdo com ele, com certeza vai lhe interessar!

Curso de Business Partner

Qual a importância de um profissional fazer um curso de business partner?

Com o aumento da relevância dos profissionais de Business Partner, vêm surgindo diversos cursos e certificações para quem deseja se preparar e ser um BP especialista.

Vamos abordar três tipos de cursos voltados para esta área:

  • Cursos presenciais Business Partner
  • Cursos Business Partner EaD
  • Cursos gratuitos de Business Partner

Vamos lá?

Cursos presenciais Business Partner

O Grupo Trhoca, escola especializada em cursos para profissionais de RH, oferece um curso presencial com carga horária total de 14 horas.

Outra instituição que oferece uma Formação Executiva em Business Partner, com carga horária de 64 horas/aula é a FGV de São Paulo.

O que é business partner

Vantagens de um curso presencial: ter o professor contigo na mesma sala é uma vantagem caso você prefira esse contato mais “tete a tete” na hora do aprendizado. Outra vantagem é o fato de a sala de aula ser um local formatado para o conhecimento.

Desvantagens de um curso presencial: a principal desvantagem é a barreira geográfica. Um curso na área de BP não está disponível em todas as cidades, e até mesmo os grandes centros têm uma oferta bastante limitada a oferecer. Outra desvantagem está mais ligada às característica do aluno, ou seja, caso ele prefira aprender sozinho (no sentido de não ter outros estudantes fazendo-lhe companhia), talvez a melhor opção seja mesmo um curso EaD.

Cursos Business Partner EaD

A RH Lovers, escola comandada pela Mentora de BP’s Daniele Matos, oferece mentorias voltadas exclusivamente para esses profissionais. Um diferencial da RH Lovers é a existência de um clube de alunos, que conta com eventos, reuniões virtuais e acesso a parcerias negociadas especialmente para eles.

Outra instituição que oferece uma Formação em Business Partner é a PUC Minas Virtual. O curso é uma pós-graduação e conta com caga horária de 360 horas.

Business Partner

Vantagens de um curso à distância: a principal vantagem está na comodidade de não precisar sair de casa e poder estudar com professores que estejam em qualquer lugar do mundo. Outra vantagem é a flexibilidade de horários, podendo haver uma adequação à agenda do aluno, e não o contrário, como aconteceria em um curso presencial.

Desvantagens de um curso à distância: se o aluno tem dificuldades com autoaprendizagem, autonomia e disciplina nos estudos, talvez seja um pouco mais difícil (mas não impossível) haver uma adaptação ao EaD. Outra desvantagem é a falta de contato humano direto, o que pode atrapalhar algumas pessoas mais ligadas às relações interpessoais.

Cursos gratuitos de Business Partner

A To Bee tem um curso gratuito de RH com um total de 25 aulas, e a aula 17 é especificamente sobre Business Partner. Confira abaixo:

Outro curso gratuito é o Introdução à Consultoria de RH e Business Partner, oferecido pelo Iped. O curso conta com carga horária de 10 horas.

Apesar de terem uma carga horária mais baixa e contarem geralmente com um conteúdo mais introdutório, os cursos gratuitos de Business Partner são uma boa oportunidade para quem está iniciando ou pretende iniciar uma carreira em BP.

Onde encontrar vagas de Business Partner

Como já foi citado anteriormente, as empresas vêm cada vez mais dando importância para o profissional Business Partner RH. Confira uma lista com 5 oportunidades ativas no momento:

Por último, separamos um Webinar incrível da FacUnicamps para você sair daqui sem nenhuma dúvida!

Paulo Rogério Lázari – CEO & Co-founder

Davi Valukas – Analista de Canais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *