Press "Enter" to skip to content

Como construir uma marca empregadora forte para sua empresa

Priscila Manso 0

Employer branding é o processo de criar e promover a imagem da empresa como um empregador atraente e desejável para os candidatos a emprego. Isso envolve a criação de uma marca empregadora forte que reflete a cultura e os valores da empresa, bem como a experiência que ela oferece aos seus funcionários.

É importante para as empresas investir em employer branding porque isso pode ter um impacto significativo na capacidade da empresa de atrair e reter talentos de qualidade.

Uma marca empregadora forte pode tornar a empresa mais atraente para os candidatos a emprego, ajudando a atrair um pool maior e mais qualificado de candidatos.

Além disso, um forte employer branding pode aumentar a satisfação e o engajamento dos funcionários, o que pode levar a uma maior produtividade e redução da rotatividade de funcionários.

Neste artigo, vamos falar sobre como criar uma marca empregadora forte, dando dicas e exemplos de empresas brasileiras.

O que é a marca empregadora.

Uma marca empregadora (também conhecida como employer branding) é a imagem e reputação que uma empresa ou organização projeta para atrair, reter e engajar talentos.

É a forma como a empresa é percebida pelos seus funcionários atuais e potenciais, bem como pelo público em geral.

Uma marca empregadora forte pode ajudar uma empresa a atrair os melhores candidatos para suas vagas de emprego, manter seus funcionários atuais motivados e engajados, e aumentar sua visibilidade e reputação no mercado.

Benefícios de se ter uma marca empregadora forte

Ao criar uma marca empregadora forte, as empresas podem destacar o que as torna únicas em relação aos seus concorrentes, o que pode ajudá-las a se destacar em um mercado competitivo de talentos.

Isso pode ser particularmente importante em setores em que a escassez de talentos é um problema, como tecnologia e saúde.

marca empregadora

Dicas de como criar uma marca empregadora forte

Uma marca empregadora forte pode ser construída através de uma série de estratégias, como a criação de uma cultura corporativa positiva, o fornecimento de benefícios e oportunidades de desenvolvimento de carreira atraentes.

Além disso, a comunicação clara dos valores e missão da empresa, e o uso efetivo de plataformas de mídia social e outras ferramentas de comunicação pode ser usado para promover a empresa como um excelente lugar para trabalhar.

Aqui vão algumas dicas rápidas para fortalecer marca empregadora da sua empresa:

Tenha uma cultura organizacional clara e transparente: para atrair e reter os melhores funcionários, é importante que a empresa tenha uma cultura clara e coerente, que reflita os valores e a missão da empresa.

Ofereça benefícios atraentes: os funcionários valorizam empresas que oferecem benefícios atraentes, como seguro de saúde, planos de previdência e licenças remuneradas.

Fomente o desenvolvimento profissional: os funcionários valorizam empresas que investem em seu desenvolvimento profissional, oferecendo treinamentos e oportunidades de crescimento.

Crie uma comunicação eficaz: é importante que a empresa crie canais de comunicação eficazes para promover a transparência e o diálogo entre os funcionários.

Tenha uma presença ativa nas redes sociais: as redes sociais são uma ótima maneira de promover a marca empregadora da empresa e atrair os melhores funcionários.

Faça um processo de seleção rigoroso: é importante que a empresa tenha um processo de seleção rigoroso para garantir que os funcionários selecionados sejam os mais qualificados e alinhados com a cultura da empresa.

Tenha uma política de feedback: é importante que a empresa tenha uma política de feedback para os funcionários poderem obter feedback regular sobre seu desempenho e ter oportunidades de crescimento.

Precisando de ajuda para começar?

A Recrutei pode te ajudar nesta jornada. Temos especialistas capacitados para fortificar a sua marca através de uma consultoria completa e personalizada.

  • Agendamos entrevistas com colaboradores e gestores de RH;
  • Criamos textos sobre a cultura da empresa;
  • Desenvolvemos vídeos institucionais e entrevistas;
  • Montamos páginas de carreira personalizadas.

Entre em contato e tenha ajuda de profissionais para melhorar seu employer branding. Saiba mais clique aqui.

Veja alguns livros que podem te ajudar a saber mais

  1. “Employer Branding: A estratégia de atração e retenção de talentos”, de Raul Candeloro
  2. “Employer Branding: Como construir uma marca forte e atrair os melhores profissionais”, de João Dias
  3. “O poder da marca empregadora: Como atrair e reter talentos”, de Fernanda Calazans
  4. “Employer Branding: Como construir uma marca atrativa para os funcionários”, de Marcelo Saladini
  5. “Employer Branding: Como construir uma marca de emprego atraente”, de Ana Paula Silveira e Gabriel Azeve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *