Press "Enter" to skip to content

Trabalho remoto: 6 dicas para engajar colaboradores

Samuel Perpétuo 0

Com a pandemia da COVID-19, o trabalho remoto veio para ficar. Algo que aconteceria mais cedo ou mais tarde, mas que chegou antes do esperado, pegando muitos gestores despreparados para essa nova realidade. Trabalhar em casa pode ser conveniente para os funcionários e reduzir os custos para as empresas. No entanto, há alguns desafios envolvidos no gerenciamento de funcionários remotos.

Por isso, no artigo de hoje trouxemos 6 dicas infalíveis para manter o seu time engajado mesmo todos trabalhando remotamente. 

O que é engajamento de equipe?

Engajamento de equipe é a medida do comprometimento, entusiasmo e dedicação de um colaborador em relação ao seu trabalho e à organização. É importante para as empresas cultivarem um ambiente de engajamento de equipe, pois isso pode levar a melhorias significativas na produtividade, qualidade nas entregas  e satisfação no ambiente de trabalho, seja ele presencial ou virtual.

Existem várias maneiras de medir o engajamento de equipe, mas algumas das mais comuns são pesquisas de satisfação do funcionário, entrevistas individuais e grupais, e análises de dados sobre a rotatividade da equipe.

A seguir, separamos 6 dicas para você fazer uma gestão eficiente do seu time remoto. 

1- Use ferramentas de comunicação adequadas.

As ferramentas de comunicação adequadas são importantes para manter o engajamento dos funcionários remotos. É essencial ter um meio de comunicação confiável que permita que os funcionários se comuniquem rapidamente e facilmente. As ferramentas de comunicação podem incluir telefones, e-mail, mensagens instantâneas, videoconferência e chats de voz.

2- Crie uma cultura de trabalho remoto colaborativa.

A cultura de trabalho remoto colaborativa ajuda a manter o engajamento dos funcionários remotos. Os funcionários remotos devem sentir que estão participando da mesma cultura de trabalho que os funcionários na sede. Isso pode ser alcançado através da utilização de ferramentas de comunicação adequadas e da criação de um ambiente de trabalho colaborativo virtual.

3- Promova a interação entre os funcionários.

A interação entre os funcionários é importante para manter o engajamento das equipes remotas. Os funcionários remotos devem ter a oportunidade de se comunicar com os funcionários na sede. Isso pode ser alcançado através da interação em reuniões online, da utilização de ferramentas de comunicação adequadas e da promoção de atividades de equipe.

4- Estabeleça metas e objetivos claros.

Os funcionários remotos devem saber quais são as metas e os objetivos da empresa. Isso pode ser alcançado através da criação de um documento de diretrizes para trabalho remoto e da definição de metas e objetivos.

5- Forneça treinamento adequado.

O treinamento adequado é importante para manter o engajamento dos colaboradores remotos. Os funcionários  em home-office devem saber como utilizar as ferramentas de comunicação adequadas e como se comunicar com o resto do time da empresa. O treinamento adequado pode ser fornecido através da utilização de vídeos, e-mails, webinars e tutoriais.

6- Dê aos funcionários remotos a oportunidade de se conectar.

Os funcionários remotos devem ter a oportunidade de se conectar com os outros colaboradores da instituição, isso pode ser alcançado através da participação em reuniões online, da utilização de ferramentas de comunicação adequadas e da promoção de atividades de equipe.

trabalho remoto

Quais os benefícios do trabalho remoto?

Apesar de muitas empresas ainda não estarem acostumados com a ideia do trabalho remoto, ele traz inúmeros benefícios, tanto para as organizações quanto para os funcionários. Alguns desses benefícios são: 

Maior produtividade: muitas pessoas conseguem trabalhar de forma mais produtiva em ambientes que lhes permitam controlar melhor suas distrações e interrupções. Isso é especialmente verdade para aqueles que têm filhos pequenos ou animais de estimação em casa. 

Menos estresse: o trabalho remoto permite que as pessoas trabalhem em um ritmo que seja confortável para elas, o que significa menos estresse e mais produtividade. 

Horários flexíveis: uma das principais vantagens do trabalho remoto é a flexibilidade de horários. Isso significa que as pessoas podem planejar seus dias de acordo com suas necessidades pessoais e profissionais, sem se preocupar com o horário fixo imposto pelas empresas. 

Menos despesas: outra grande vantagem do trabalho remoto é a redução de custos com transporte e alimentação fora de casa. Além disso, as pessoas também podem economizar com roupas formalmente, já que não precisam se preocupar com o dress code da empresa. 

Maior qualidade de vida: por fim, o trabalho remoto oferece uma maior qualidade de vida às pessoas, já que elas podem passar mais tempo com sua família e amigos, além de ter mais tempo livre para realizar atividades que gostam fora do ambiente de trabalho.

E aí,  deu pra entender que é possível manter um time engajado mesmo estando remoto? Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar com outros colegas de profissão e visitar o nosso blog para mais aprendizado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *