Press "Enter" to skip to content

Dificuldades de profissionais de Rh ao contratar pessoas em transição de carreira

Samuel Perpétuo 0

O ser humano em sua essência teme por mudanças. Tudo que é novo e nos tira da zona de conforto, traz consigo medos e inseguranças. Isso acontece em todos os aspectos da vida e na profissional não é diferente. 

Porém, nossa jornada é feita de mudanças e quando uma pessoa não está feliz em sua ocupação, ela deve, sim, pensar em uma transição de carreira. 

Atualmente, os profissionais estão se tornando cada vez mais livres para escolher com o que e como vão garantir o seu sustento. Ficar em um emprego que não traz paz e realização ao final do dia, só lhe trará prejuízos ao longo prazo. Assim, mudar a rota, replanejar a jornada, escolher outro caminho, devem ser atitudes naturalizadas durante a trajetória profissional. 

Entretanto, sabemos que na realidade as coisas são um pouco mais difíceis. Quando falamos em transição de carreira, pensamos em um primeiro momento no aspecto profissional. 

Mas e aqueles que contratam? Como os profissionais de RH lidam com essa situação?

Se você trabalha com recrutamento e seleção, provavelmente já chegou em suas mãos um currículo um tanto “curioso”, daqueles profissionais que tiveram uma ruptura com sua formação inicial e decidiram mudar seus caminhos. Não é mesmo? 

Bom, se você já teve que lidar com essa situação e não soube como agir ou se você ainda não se deparou, mas quer estar preparado para quando acontecer… deixa eu te contar? Você está no lugar certo. No artigo de hoje vamos falar sobre as dificuldades dos profissionais de RH para contratarem pessoas em transição de carreiras. 

E não há como aprender de melhor maneira do que com uma história real. Estou certo?  Então bora lá!

Como o RH se relaciona com a transição de carreira?

O profissional de RH é preparado para lidar com pessoas, identificar problemas e buscar sempre a melhor solução para o bem-estar de todos e da organização. Neste sentido, em algum momento da sua vida profissional, ele vai  se deparar com  um colaborador querendo fazer transição de carreira. Por isso, ele deve se preparar para dar esse suporte. 

Com o avanço tecnológico o mercado ficou cada vez mais  especializado. Diversas funções que existem hoje, não existiam há cinco anos. Ou seja, muitas profissões estão surgindo e muitas pessoas estão migrando para elas. Por isso, se você é recrutador, você precisa estar preparado para lidar com profissionais em transição de carreira, pois a tendência é que essa prática se torne cada vez mais comum. 

Mas, na prática, sabemos que as coisas não são tão simples. Muitos recrutadores ainda são resistentes e ao se depararem com um currículo que não segue um padrão tradicional, com uma história linear, já o desconsideram como uma possível contratação. 

Muitas empresas ainda contratam analisando apenas os anos de experiência, sem considerar a qualidade do trabalho, nem tão pouco os resultados que o profissional entregou durante os anos trabalhados. Por essa razão, muitas pessoas em transição de carreira encontram  barreiras ao procurarem por um novo trabalho. 

Como é o caso da Priscila H. Manso de 37 anos.  Atualmente é Analista de Marketing Estratégico da Recrutei e tem um currículo super interessante e curioso. Vamos conhecer?

contratar pessoas em transição de carreira
Priscila H. Manso – Analista de Marketing Estratégico.

Conheça a trajetória da Priscila

A Priscila é graduada em Medicina Veterinária. Aos 21 anos ela se formou e abriu a sua própria clínica. Até aí tudo bem, tudo lindo. Porém, aos 23, ela percebeu que aquilo não era exatamente o que ela queria fazer para o resto da vida. Logo quando completou seus 26 anos, a veterinária decidiu mudar sua trajetória profissional e deu o primeiro passo em sua transição de carreira e na busca daquilo que a faria feliz. 

“Apesar de estar ganhando bastante dinheiro com meu próprio negócio, que era uma clínica veterinária com Centro de Estética Animal, eu estava muito infeliz. Eu adorava a parte administrativa, de marketing, compras, mas ter que continuar atuando como veterinária estava me levando ao limite. Tanto que fui parar no hospital devido a uma crise se estresse”, nos relatou a Priscila.  

Após esse episódio, ela vendeu a clínica e foi em busca da sua satisfação pessoal aliada à profissional, ou seja, fazer aquilo que o coração dela estava indicando.  Vocês podem perceber que, embora fosse veterinária, como empreendedora, ela tinha que lidar com questões administrativas, comerciais e  de marketing. Foi aí que ela descobriu que ela tinha mais paixão pela área comercial e marketing do que a função de cuidar dos animais.

Aqui, nós devemos frisar aquele ponto importante. Por vezes, o RH observa o profissional em transição de carreira e não confia no trabalho por falta de experiência registrada na área. O que não quer dizer que ele não traga consigo experiências adquiridas e que são importantes para exercer a nova função pretendida. 

Voltando a história da Priscila, ela afirma que tomar essa decisão não foi nada fácil. “Foi muito difícil, eu já tinha meu negócio consolidado no bairro e estava indo muito bem. Iria ter que começar tudo de novo, mas eu acredito que a principal preocupação era não saber o que fazer depois”, disse a Analista de Marketing Estratégico. 

Como os departamentos de RH das empresas viam essa transição? 

Ao romper totalmente com sua formação inicial, a então veterinária foi se aventurar naquilo que amava. Como primeiro passo, ela cursou um MBA em Negócios e Varejo para adquirir um título na área. E ao tentar ingressar no mercado, ela se deparou com muitos profissionais de RH que não entendiam sua trajetória e, até mesmo, duvidavam de sua capacidade. 

Após terminar o MBA, a Analista conta que chegou a ser chamada para entrevistas apenas por “curiosidade” do recrutador, que deixou isso claro  nos 5 primeiros minutos de conversa. Mas com os anos de experiência fora da veterinária, ela foi  enriquecendo o seu currículo com cursos extracurriculares, o que fez com que ela fosse conquistando o seu lugar no mercado. 

Como o profissional de RH deve lidar com a transição de carreira?

Quem já está na área há algum tempo sabe que um profissional de RH ético e respeitável, deve saber lidar com as adversidades do ser humano. Todo recrutador  precisa ter preparo para compreender uma diversidade imensa de pessoas, sabendo identificar suas potencialidades para uma contratação assertiva.

Para Priscila, uma das maiores dificuldades enfrentadas foi conseguir mostrar  que sua capacidade ia muito além de uma formação acadêmica.  “O que faltou muito na minha experiência foram profissionais humanos o suficiente para entender que uma pessoa em transição de carreira consegue trabalhar tão bem, ou melhor, do que uma pessoa que possui formação na área, principalmente porque a faculdade nos dá base, mas o aprendizado real de todo trabalho, a gente adquire na prática”, afirma

Por isso, os profissionais de RH devem olhar para além de um currículo esteticamente bonito e com total coerência das funções exercidas.  É preciso se aprimorar sempre, buscar formação e deixar aquele recrutamento engessado para trás. Afinal, é uma profissão que lida com pessoas o tempo todo e pessoas mudam, lembra?

Além disso, como dissemos, hoje o mercado está cheio de novas funções profissionais, e muitos recrutadores ainda não estão preparados, e assim, acabam perdendo grandes talentos para a sua empresa.

Quais as principais dificuldades?

Uma das principais dificuldades de profissionais de RH ao contratar pessoas em transição de carreira, é compreender a dinâmica do mercado de trabalho. Se a maneira como trabalhamos mudou, a maneira de contratar também deve seguir o mesmo curso. Não adianta mais fazer a mesma forma de recrutamento e seleção que você fazia em 2012. 

Portanto, é preciso superar essas e outras dificuldades como, por exemplo:

  • Recrutamento engessado;
  • Esperar mais experiência do que resultados;
  • Subestimar a capacidade do candidato;
  • Falta de capacitação sobre as novas tecnologias.
  • Falta de empatia e sensibilidade para enxergar potenciais subjetivos.
transição de carreira

Como o Rh pode auxiliar na transição de carreira?

O RH pode e deve auxiliar seus colaboradores na transição de carreira.  Esse é um período difícil e contar com a ajuda de um profissional que entende sobre carreiras pode trazer benefícios incontáveis para quem está vivendo esse momento. 

Se você quer entender melhor como isso funciona na prática, temos outro artigo aqui no blog onde detalhamos o papel do RH na transição de carreira dos colaboradores em sua empresa. Não deixe de conferir. 

Bom, se você chegou até aqui, espero que você tenha compreendido o seu papel como recrutador. Lembre-se, o seu trabalho deve ser  focado em Pessoas para Pessoas.

Se você deseja se aprofundar mais nesse assunto, não perca a live que iremos promover em nosso canal do Youtube no dia 22 de março às 19:30. O tema da live será: “Transição de Carreira”, com a participação da consultora de carreira, Priscilla Couto. 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube e ative o sininho para receber as nossas notificações.

Para mais conteúdos como esse, visite o nosso blog e aprofunde os seus conhecimentos. 

Vamos juntos transformar o recrutamento e seleção do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *